A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Lições Bíblicas / O PROGRESSO E A GLORIA DA IGREJA! - Lição: 11

 

Lições Bíblicas

Classe: Ovelhas do Bom Pastor.

Data: 19 – 09 – 2021

Título da Lição:  O PROGRESSO E A GLORIA DA IGREJA!

Lição: 11

Texto Áureo:  Porque em tudo fostes enriquecidos nele,” (I Cor. 1: 5).

Leitura Bíblica em Classe:  HC - 215 – 23 -  (Isaias: 54: 1 a 11)

1 – CANTA alegremente, ó estéril, que não deste a luz: exulta de prazer com alegre canto, e exclama tu que não tiveste dores de parto; porque mais são os filhos da solitária, do que os filhos da casada, diz o Senhor.

2 – Amplia o lugar da tua tenda, e as cortinas das tuas habitações se estendam; não o impeças; alonga as tuas cordas, e firma bem as tuas estacas.

3 – Porque transbordarás à mão direita e à esquerda; e a tua posteridade possuirá as nações e fará que sejam habitadas as cidades assoladas.

4 – Não temas, porque não serás envergonhada; e não te envergonhes, porque não serás confundida: antes te esquecerás da vergonha da tua mocidade e não te lembrarás mais do opróbrio da tua viuvez.

5 – Porque o teu Criador é o teu marido; o Senhor dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor: ele será chamado o Deus de toda a terra.

6 – Porque o Senhor te chamou como a mulher desamparada e triste de espírito; como a mulher da mocidade, que é desprezada, diz o teu Deus.

7 – Por um pequeno momento te deixei, mas com grandes misericórdias te recolherei.

8 – Em grande ira escondi a minha face de ti por um momento; mas com benignidade eterna me compadecerei de ti, diz o Senhor, o teu Redentor.

9 – Porque isto será para mim como as águas de Noé; pois jurei que as águas de Noé não inundariam mais a terra: assim jurei que não irarei mais contra ti, nem te repreenderei.

10 – Porque as montanhas se desviarão e os outeiros tremerão; mas a minha benignidade não se desviará de ti, e o concerto da minha paz não mudará, diz o Senhor, que se compadecerá de ti.

11 – Ó oprimida, arrojada com a tormenta e desconsolada! Eis que eu porei as tuas pedras com todo o ornamento, e te fundarei sobre safiras.

  


Título da Lição  

O PROGRESSO E A GLORIA DA IGREJA

Definição: Muitas vezes temos aprendido que nós após abrir o coração verdadeiramente para Jesus, passamos de simples criatura ou feitura de suas mãos a sermos filhos de Deus, com direito de um dia morar nas mansões celestiais. Mas para que isto aconteça é necessário uma verdadeira conversão ou seja, uma entrega total, através do arrependimento de todos os pecados cometidos, reconhecer que é um pecador e necessita de um Salvador. É como está escrito: “E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa.” (Atos: 16: 30, 31). É por aí, todo aquele que além de crer obedece aos Santos Mandamentos da Lei de Deus que aliás não se limitam, mas como bem disse o profeta: “A quem pois se ensinaria a ciência? e a quem se daria a entender o que se ouviu? ao desmamado, e ao arrancado dos seios? Porque é mandamento, sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra: um pouco aqui, um pouco ali. Pelo que por lábios estranhos e por outra língua, falará a este povo.” Neste momento o Senhor Jesus está se referindo a um fato que, ainda muitos anos depois iria acontecer, ou seja; o Derramamento do Espírito Santo, o dia de Pentecostes.  Esta Promessa se cumpriu pois, palavra de Rei não volta atrás. Vejamos a descida do Espírito Santo: “E CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; E de repente vem do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas  repartidas  como que de fogo, as quais pousaram sobre  cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” É muito sério e de grande responsabilidade seguir a Jesus, dizer que o recebeu como suficiente Salvador e continuar na devassa. O título de nossa lição deste dia se refere a cada um de nós seres humanos, outrora sem nenhuma condição moral  e,  muito  menos espiritual,  para que se pudesse alcançar promessas tão poderosas, mas; através do grande Amor Divino, fomos nós os gentios alcançados pela Promessa feita aos judeus. Tudo isto teve um preço muito alto pois, foi preço de sangue ou seja, o Sangue precioso de Jesus que se submeteu ao Pai Eterno e cumpriu a Promessa, e vai mais além do poder Pentecostal, a certeza de vida eterna nas mansões celestiais. Tudo isto procede da Fé pois, sem fé é impossível agradar a Deus, não é assim que está escrito? E o que é a fé?  “ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” E verdadeiramente é preciso ter fé para crer naquilo que se não vê. Mas, voltando ao objetivo que deve a cada dia ser cultivado por todos quantos se decidem seguir o Mestre, seguir é estar no mesmo propósito, sendo responsável pela própria alma, sabendo para onde a está levando; se para os Céus ou para o lugar de tormento? Muitas heresias se praticam por aí desde os primórdios tempos, ou seja; nos conta a história da Igreja que, muitos iam chorar nos túmulos de Pedro, de João e de outros que haviam morrido de morte cruel pelo soldados romanos, pedindo milagres, e apregoavam que os lenços de Paulo curavam, a sombra de Pedro curava, e assim foram surgindo muitas crendices no meio daquele povo. Mas o importante é que temos um Deus Zeloso, que sempre cuidou e continuará cuidando de todo aquele que a Ele se chegar e receber a Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, a este sim devemos entregar por inteiro a nossa vida, ou seja: Corpo alma e espirito. O nosso espírito é a nossa sã consciência, saber o que está fazendo e nunca retroceder deste Caminho Maravilhoso que é Jesus Cristo! O centro da Santíssima Trindade. É exatamente como está escrito: “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mateus: 28: 18 a 20). Eis aí a grande promessa que vem até nós por amor. Vejamos: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”  (Jo: 3: 16). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário