A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Lições Bíblicas / AS PALAVRAS SELADAS! - Lição: 11

Lições Bíblicas

Classe: Ovelhas do Bom Pastor.

Data: 12 – 09 – 2021

Título da Lição:          AS PALAVRAS SELADAS!

Lição:  11

Texto Áureo: “Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão” 

Leitura Bíblica em Classe:  HC - 277 – 379  -  (Daniel: 12: 1 a 10) 

1 – E NAQUELE tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que se achar escrito no livro.

2 – E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão uns para a vida eterna, e outros para vergonha  e  desprezo eterno.

3 – Os entendidos pois resplandecerão, como o resplendor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas sempre e eternamente.

4 – E tu, Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo: muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.

5 – E eu, Daniel, olhei, e eis que estavam outros dois, um desta banda do rio, e o outro da outra bando, à beira do rio.

6 – E ele disse ao homem vestido de linho que estava sobre as águas do rio: Que tempo haverá até ao fim das maravilhas?

7 – E ouvi o homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio, quando levantou a sua mão direita, e a sua mão esquerda ao céu, e jurou por aquele que vive eternamente que depois de um tempo, de tempos e metade de um tempo, e quando tiverem acabado de destruir o poder do povo santo, todas essas coisas serão cumpridas.

8 – Eu pois ouvi, mas não entendi; por isso eu disse: Senhor meu, qual será o fim destas cousas?

9 – E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão.

Título da Lição:  AS PALAVRAS SELADAS! 

Definição: De que maneira poderemos nós discernir as Palavras que foram seladas para o tempo do fim? Observando – as através de uma ligação perfeita e, santificada  com  as Sagradas Escrituras, pois, é como está escrito;  “BEM-AVENTURADO o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.” (Salmos: 1: verso: 1). Não são assim os ímpios, é preciso deixar bem claro para os prezados leitores que; ímpios são os que estão dentro da Casa do Senhor cometendo impiedade contra sua própria alma, tornando-a insensível, amargurada, sem afeto para com os irmãos na Fé e etc. Mas, voltando aos cuidados que devemos ter com nossa própria alma pois, como bem disse o salmista Asafe; “A minha alma está de continuo nas minhas mãos; todavia não me esqueço da tua lei” (Salmos:  119: 109). Verdadeiramente o salmista sentia a grande responsabilidade com sua própria alma pois, na verdade somos nós os únicos responsáveis por ela. O Criador na sua infinita perfeição, nos deu inteligência, tudo em nós é perfeito pois somos feitura de suas mãos. É na continuidade da meditação diária das Sagradas Escrituras; que vamos adquirindo santificação para o corpo, alma e espírito ou seja; tornando-nos nova criatura em Cristo Jesus. As coisas velhas são passadas, tudo se faz novo, é verdadeiramente como está Escrito: “Assim que se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (II Coríntios: 5: 17). É só alegria! Palavras seladas, isto significa Eternidade com Cristo nos altos Céus, é promessa, pois quando Jesus por aqui andou disse: “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo  teria dito: vou preparar-vos lugar. E se eu for, e vos preparar lugar; virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” (João: 14: 1, 2). Palavras seladas! Voltando mais um pouco no tempo em que aquele anjo anunciou a Daniel as coisas que em breve iriam acontecer, podemos trazer para nossos dias a situação espiritual da humanidade na face de toda a terra, vejamos: “E NAQUELE tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angustia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que se achar escrito no livro.” (Daniel: 12: 1). Eis aí o perigo, de que maneira se pode ter plena certeza que o nome está escrito lá? É preciso que se tenha plena santificação no corpo, alma e espírito, é preciso que haja um afastamento total do pecado que tão de perto nos rodeia. Mas, para se chegar a esta condição espiritual, se faz necessário uma perfeita conversão ao Santo Evangelho pois, somente através do meditar nos Escritos Sagrados e coloca-los em prática no dia a dia de nossa existência poderemos alcançar a plena salvação no corpo, na alma e no espirito, pois, somos também uma trindade que precisa ser santa, como Santo é o Senhor. “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto escrito está: sede santos, porque eu sou santo.” (I Pedro: 1: 15, 16). Que Mandamento lindo! Palavra selada para o fim, que para os salvos será o começo de uma nova vida com Cristo lá nas mansões celestiais, para que tudo isto aconteça em nossa vida futura com Cristo se faz necessário passar pelas provas aqui e agora, é nesta vida  em sã consciência vivendo nesta terra, que vamos aprendemos em nossas meditações diárias o quanto o Senhor é bom, enviando o Senhor Jesus para estar conosco todos os dias até a consumação dos séculos. Foi a promessa feita por Ele quando por aqui andou: “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, , e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre. O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece: mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.” (João: 14: 15 a 18). Que daremos nós ao Senhor por tantos benefícios? Que promessa gloriosa! Pois são Palavras que estão seladas para o tempo do fim, e pelos acontecimentos terríveis em todo o mundo, sendo o principal é a apostasia no meio dos que se dizem povo de Deus. Tem sido grande o afastamento do chamado povo de Deus a Sã Doutrina, é exatamente como está escrito: “Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviando os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra dum evangelista, cumpre o teu ministério.” (II Timóteo: 4: 3, 4). Eis aí a situação atual, bem igual aos acontecimentos já no tempo do Apóstolo Paulo, nada é novo, mas, vamos nós enquanto há tempo fazer cada dia um exame de consciência, olhando para dento de nós mesmos, conversando com a própria alma como aquele salmista que bem conhecemos.  Vejamos: “CLAMEI ao Senhor com a minha voz: a Deus levantei a minha voz, e ele inclinou para mim os ouvidos. No dia da minha angustia busquei ao Senhor: a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada.” As palavras estão seladas! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário