A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Lições Bíblicas / A SALVAÇÃO É PROCLAMADA! - Lição: 10

Classe: Ovelhas do Bom Pastor.

Lições Bíblicas

Classe: Ovelhas do Bom Pastor

Data: 05 – 09 – 2021

Título da Lição:  A SALVAÇÃO É PROCLAMADA!

Lição:  10

Texto Áureo:  “Cantai ao Senhor um cântico novo”        (Isaias: 42: 10).

Leitura Bíblica em Classe:        HC - 377 – 244 -      (Isaias: 61: 1 a 10)

1 – O ESPIRITO  do Senhor Jeová está sobre mim;  porque o Senhor me ungiu para pregar boas novas aos mansos: enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;

2 – A apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;

3 – A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê ornamento por cinza, óleo de gozo por tristeza, vestido de louvor por espírito angustiado; a fim de que  se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado.

4 – E edificarão os lugares antigamente assolados e restaurarão os de antes destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração.

5 – E haverá estrangeiros, que a apascentarão os vossos rebanhos: e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinheiros.

6 – Mas vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus: comereis a abundancia das nações, e na sua gloria vos gloriareis.

7 – Por vossa dupla vergonha, e afronta, exultarão pela sua parte; pelo que na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria.

8 – Porque, eu, o Senhor, amo o juízo, aborreço a iniquidade; eu lhes darei a sua recompensa em verdade, e farei um concerto eterno com eles.

9 – E a sua posteridade será conhecida entre as nações, e os seus descendentes no meio dos povos; todos quantos os virem os conhecerão como semente bendita do Senhor.

10 – Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegra no meu Deus: porque me vestiu de vestidos de salvação, me cobriu com o manto de justiça.


Título da Lição

A SALVAÇÃO É PROCLAMADA! 

Definição: Nestes atuais dias em que o mundo inteiro passa por uma situação calamitosa pois, há uma peste assolando toda face da terra, e nós que fazemos menção do Nome do Senhor, vamos aprendendo nas Sagradas Escrituras tudo quanto está escrito acerca dos sinais da vinda do Filho do Homem. É como está escrito: “Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando ás fábulas.” (II Timóteo: 4: 3, 4). É exatamente o que já há muito vem acontecendo, mas a advertência do Apóstolo Paulo para com aquela gente que o acompanhava foi de grande sabedoria vejamos: “Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra dum evangelista, cumpre o teu ministério.” É por aí! É assim que se deve fazer em qualquer situação, estar sempre pronto para o trabalho que Jesus deixou para que fizéssemos, ou seja; Ir por todo o mundo pregar o Evangelho do Reino, quem crer será salvo, quem não crer já está condenado. Esta é a chamada linda que Jesus deixou para nós quando por aqui andou. Os sinais estão aí! Estejamos prontos como aconteceu lá no passado, no Egito, o mar estava encapelado ou seja; agitadas estavam as suas ondas, mas na força do Senhor o povo atravessou. Vemos que nestes dias atuais nunca houve tanta necessidade de estar bem juntos ao Senhor, meditando em suas Leis de dia e de noite, para não pecar contra o Senhor. É tempo de sair em campo, levando as Boas Novas de salvação ao que correndo passa.  “SOBRE a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que fala comigo, e o que eu responderei, quando for arguido. Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão, e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ver o que correndo passa.” (Habacuque: 2: 1, 2). Esta é a maravilhosa missão deixada para nós enquanto estivermos neta terra, é sair em campo, batendo de porta em porta e anunciando que Jesus salva, cura batiza com seu Santo Espírito e nos leva para os Céus! Depois retornamos para nossos lares felizes por ter este tão grande privilégio; Anunciar as Boas Novas de salvação ao triste pecador. Os anjos muito desejaram realizar este trabalho de campo mas, o Senhor deu a nós esta missão gloriosa, estejamos com isto felizes, transbordantes de alegria. Mas para isto devemos ter muito cuidado com nossa alma, pois como temos aprendido na Casa do Senhor; a primeira pessoa a ser transformada pelo Poder Divino é nossa própria alma, como bem disse o salmista Asafe: “No dia da minha angústia busquei ao Senhor: a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha   alma recusava ser consolada.” (Salmos 77: 2). Verdadeiramente a alma do salmista estava triste, mas o bom é que ele reconheceu  a  sua própria intolerância, e diz o versículo 6 que: de noite chamou à sua lembrança as coisas boas que haviam acontecido em sua vida. É assim que todos devem proceder, nunca cultivar amarguras, tristezas, pois temos Jesus sempre bem junto a nós, Ele mesmo diz: “Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. Isto é maravilhoso pois, é preciso estar bem; no corpo, na alma e no espirito, pois de que maneira poderemos levar ao pecador mensagens de salvação se não estivermos em nós mesmos sentindo alegrias? Pois, tão maravilhosa salvação provém diretamente do Espírito Santo. É necessário que proclamemos esta salvação a nós mesmos cada manhã, assim estaremos cada dia renovando nossos votos ao grande Salvador Jesus Cristo. Muito se tem para falar acerca da salvação proclamada pois, o Senhor olhando para nós e sendo nós feitura de suas mãos somente Ele sabe como trabalhar em nós a chamada para a divulgação do Santo Evangelho, podemos bem recordar de que maneira o Senhor usou o profeta Eliseu  na terra de Sunèm, está escrito que aquele profeta passava por aquela terra calado, vejamos o que o Senhor preparou para aquele moço: “Sucedeu também um dia que, indo Eliseu a Suném, havia ali uma mulher grave, a qual o reteve a comer pão: e sucedeu que todas as vezes que passava ali, se dirigia a comer pão. E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado, que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus.” (II Reis:  capitulo: 4: 8, 9). Ali naquela casa a salvação foi proclamada através de Eliseu, o texto diz que ele foi observado por aquela mulher pecadora. Este texto precisa ser observado também por nós que fazemos menção do Santo Nome de Jesus, o cuidado que devemos ter em toda maneira de viver, grande é a responsabilidade com a missão destinada a nós no que diz respeito a salvação do pecador, muitas vezes temos aprendido que os anjos desejaram fazer a obra que o Senhor determinou a nós, ou seja, sair pregando, anunciando o Santo Evangelho a toda criatura. Mas isto nunca seria possível pois,  aprendemos que o menor anjo tem três metros de altura  portanto esta linda missão de transmitir a alegria que sentimos por termos o nome escrito nos Céus. E é por esta razão que com muita alegria não podemos deixar de a cada dia anunciar que Jesus é Bom e eterna é a sua misericórdia, atendendo a ordem imperativa de Jesus quando por aqui andou: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios ; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes farão dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos e os curarão. (Lc. 16: 15 a18) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário