A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

LIÇÕES BÍBLICAS / A PALAVRA DO SENHOR É PARA SEMPRE! - Lição: 7

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
Data: - 18 – 11 – 2018.     
Titulo da Lição:  A PALAVRA DO SENHOR É PARA SEMPRE!
Lição: 7
Texto Áureo: “Torre forte é o nome do Senhor; para ela corre o justo, e estará em alto retiro.” (Pv. 18: 10).
                                        
Leitura Bíblica em Classe:       225  – 298 -HC               (Gn. 9: 1 a 15).

1 – E ABENÇOOU Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutifica e multiplicai-vos, e enchei a terra.
2 – E será o vosso temor e o vosso pavor sobre todo o animal da terra, e sobre toda a ave dos céus; tudo o que se move sobre a terra, e todos os peixes do mar; na vossa mão são entregues.
3 – Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde.
4 – A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.
5 – E certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem.
6 – Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.
7 – Mas vós frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra, e multiplicai-vos nela.
8 – E falou Deus a Noé, e a seus filhos com ele dizendo:
9 – E eu, eis que estabeleço o meu concerto convosco e com a vossa semente depois de vós.
10 – E com toda a alma vivente, que convosco está, de aves, de reses, e de todo o animal da terra convosco; desde todos que saíram da arca, até todo o animal da terra.
11 – E eu convosco estabeleço o meu concerto, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio; e que não haverá mais dilúvio para destruir a terra.
12 – E disse Deus: Este é o sinal do concerto que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas.
13 – O meu arco tenho posto na nuvem, este será por sinal do concerto entre mim e a terra.
14 – E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens.
15 – Então me lembrarei do meu concerto, que está entre mim e vós, e ainda toda alma vivente de toda carne; e as águas não tornarão mais em dilúvio, para destruir toda a carne.

Título da Lição: A PALAVRA DO SENHOR É PARA SEMPRE!

Definição.  Estamos dando inicio a uma reminiscência das Sagradas Escrituras, começando pelo primeiro Livro de nossa Bíblia Sagrada; Gênesis, ou seja o principio de tudo. A partir do capitulo 9 vamos renovando nossos conhecimentos sobre o pacto que o Senhor Criador fez com Noé. No cap. 6 de Gênesis, conta-nos que ao se multiplicar o gênero humano sobre a terra veio imediatamente a corrupção total, por esta razão começou haver a mistura. Tantas vezes temos aprendido que onde há mistura há corrupção. Vejamos: “Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.”(Gn. 6: 2). Dali o Senhor Deus começa a tomar certas medidas, como por exemplo: a primeira medida foi diminuir os anos de vida da humanidade, limitou a cento e vinte anos, isto vem confirmar o que muitas vezes já temos aprendido que, viver muito é Bênção Divina! Mas além do Senhor reduzir os anos de vida, Ele também considerou os filhos destas uniões ilícitas, nasceram gigantes e se tornaram os valentes da antiguidade. Vamos aprender que quando o Senhor se refere a esses tipos de homens como sendo valentes, na verdade o Senhor os está chamando de homens perversos, bandidos. Ser valente no SENHOR é ser; obediente as Sagradas Escrituras. Mas dando continuidade a esta Lição, vamos tomando conhecimento que tudo quanto estamos presenciando nos dias atuais vem de longe, ao ponto do Senhor arrepender-se de ter feito o homem: “Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração. E disse o Senhor: Destruirei, de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem até ao animal.” (Gn. 6; 7). Mas um homem lhe chamou atenção e caiu em suas Graças, Noé. Depois desta iniciação, vamos avançando, pois depois do dilúvio houve da parte do Senhor um Renovo, uma Esperança, sim, pois o Senhor Deus Pai é uma Pessoa, aliás, a Primeira Pessoa da Santíssima Trindade, e tem os mesmos sonhos no bom sentido como nós, por isto Ele nos fala através daquele sinal Maravilhoso, ou seja, o Arco: “O meu arco tenho posto na nuvem, esse será por sinal do concerto entre mim e a terra.”(Gn. 9; 13). E até nos dias atuais após uma chuva forte aparece aquele Arco com Sete cores. Sete, a Perfeição Divina. Mas vamos fazer mais um retrocesso na história para certificarmos mais uma vez que; assim como nos dias de Adão lá no Jardim toda a desavença, contra os Princípios Divinos começa lá em casa, vejamos: Logo após o dilúvio, quando aquela bela família desceu da arca e pisaram terra firme, Noé plantou uma vinha, com o bom resultado, ou seja, os frutos colhidos e feito o bom vinho Noé se excedeu no beber, então caiu-lhe um sono pesado, e durante a noite se descobriu, e um de seus filhos não respeitou o pai: “E viu Cam, o pai de Canaã, a nudez de seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos fora. Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez de seu pai, e os seus rostos eram virados de maneira que não viram a nudez de seu pai.”  (Gn. 9: 22, 23). Aí se vê mais uma vez que todo tipo de desgraça, desrespeito, começa em casa. Sabemos muito bem o que aconteceu com este filho desrespeitoso, pois no dia seguinte Noé tendo conhecimento do desrespeito de Cam para com ele, o amaldiçou. Mas, vamos continuando a lição: vamos aprender ou recordar sobre um personagem chamado Ninrode filho de Cuxe que é descendência daquele filho que não respeitou a nudez de seu pai Noé. Não poderia ser outro. Ninrode bisneto de Noé,  tornou-se um dos mais ambiciosos da terra, valente (bandido). O ambicioso Ninrode fundou as Cidades da Mesopotâmia, que mais tarde se tornaram impérios da Suméria. Por tudo que já sabemos deste personagem podemos dizer sem medo, que ele é  um tipo do anti Cristo. O seu nome tem o significado de: filho da rebelião. Extremamente ganancioso, diz o verso 9 do cap. 10 de Gn. que Ninrode foi um poderoso caçador, interessante que no verso 9 do cap. 10, podemos sentir uma certa interrogação: “...Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor.” Que espécie de caça? É bom saber que Ninrode foi segundo a tradução do Targum, este é o nome dado às traduções e comentários em aramaico da Bíblia hebraica que, após a torre de Babel, esse tal Ninrode foi-se embrenhando, até chegar a África, chegando a ser pai dos da linhagem dos Faraós. Mas voltando aos Ideais de Nosso Senhor, Ele sempre desejou o melhor para seus filhos aqui na terra, sempre simplificando tudo, e o homem complicando, sempre foi assim desde o principio. Vejamos a partir do capitulo 11 de Gênesis: “E ERA toda a terra duma mesma língua, e duma mesma fala. E aconteceu que, partindo eles do Oriente, acharam um vale na terra de Sinar, e habitaram ali. E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos, e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal.” (Gn. 11: 1 a 3). Paremos um pouco aqui para começarmos a discernir os Divinos planos para com o homem na face da terra: Primeiro; o Senhor é Conservador, e sempre desejou que a sua criação permanecesse na ligação direta com Ele. As vezes pode nos parecer complicado entender o nosso Amado Criador, mas tudo se resume numa só Palavra: ZELO! O Senhor sempre teve Zelo, pois afinal somos todos Feitura de Suas Mãos. Quando estudamos sobre a torre de Babel na Bíblia, é impossível não falar acerca da confusão das línguas, pois foi ali que o Senhor confundiu a língua deles, e consequentemente de toda a face da terra. Há uma expressão por exemplo: “falar em línguas” significa; falar em diversos idiomas. Ali na ocasião da construção desta torre, todo ser humano falava um só idioma ou seja, o Hebraico, foi a língua em que Deus criou os Céus e a terra, Adão e Eva falavam o hebraico, inclusive, a literatura Rabínica continua seguindo a tradição antiga, e chama o Hebraico de: A Língua dos Anjos, e de Língua Santa. Agora podemos interrogar a nós mesmos, será que o tal Ninrode não tinha conhecimento destes pormenores? Claro que sim, acontece que ele, possuído do espírito do anti Cristo  não poderia agir de outra maneira. E ali o Senhor disse: “Eia, desçamos, e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.” (Gn.11: 7). Dali, aquele lugar passa a ser Babel, ou Babilônia = Confusão. Cont. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário