A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

LIÇÕES BÍBLICAS / DAVI, REINO CONFIRMADO! - Lição: 6

LIÇÕES BÍBLICAS
 Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
  Data: - 11 – 11 – 2018.     
Titulo da Lição:  DAVI,  REINO CONFIRMADO!
Lição: 6
Texto Áureo: “OUVE ó Deus, a minha voz na minha oração: livra a minha vida do horror do inimigo.” (Sl. 64: 1).
                                        
Leitura Bíblica em Classe:       176  – 177 -HC               (Sl. 56: 1 a  13).

1 – TEM misericórdia de mim, ó Deus, porque o homem procura devorar-me todo o dia.
2 – Os que me andam espiando procuram devorar-me todo o dia; pois são muitos os que pelejam contra mim, ó Altíssimo.
3 – No dia em que eu temer, hei de confiar em ti.
4 – Em Deus louvarei a sua palavra; em Deus pus a minha confiança e não temerei; que me pode fazer a carne?
5 – Todos os dias torcem as minhas palavras; todos os seus pensamentos são contra mim para o mal.
6 – Ajuntam-se, escondem-se, espiam os meus passos, como aguardando a minha morte.
7 – Porventura escaparão eles por meio da sua iniquidade? Ó Deus, derriba os povos na tua ira.
8 – Tu contaste as minhas vagueações: Poe as minhas lágrimas no teu odre: não estão elas no teu livro?
9 – Quando eu a ti clamar, então retrocederão os meus inimigos: isto sei eu, porque Deus está comigo.
10 – Em Deus louvarei a sua palavra: no Senhor louvarei a sua palavra.
11 -  Em Deus tenho posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem.
12 -  Os teus votos estão sobre mim, ó Deus: eu te renderei ações de graças;
13 – Pois tu livraste a minha alma da morte, como também os meus pés de tropeçarem, para andar diante de Deus na luz dos viventes.


Título da Lição: DAVI, REINO CONFIRMADO!

Definição: Iniciamos a lição de hoje com o Salmo 56, Salmo de Davi que relata o período em que esteve aprisionado em Gate, pois já não suportava mais a perseguição de Saul; vejamos: “DISSE porém Davi no seu coração: Ora ainda algum dia perecerei pela mão de Saul; não há cousa melhor para mim do que escapar apressadamente para a terra dos filisteus, para que Saul perca a esperança de mim, e cesse de me buscar por todos os termos de Israel; e assim escaparei de sua mão.” (I Sam. 27; 1). E assim foi Davi falar com Aquis rei de Gate, e ali o rei lhe deu a cidade de Ziclague, esta é uma Cidade que pertence aos reis de Judá, e diz a história, que até ao dia de hoje. E foi pouco o tempo em que Davi permaneceu nesta Cidade, diz o verso 7 do cap. 27 de I Sam. Que foi apenas um ano e quatro meses. Vamos aqui parar um pouco para meditar nesta questão que tem trazido muitas controvérsias na cabeça de alguns crentes que não são estudantes da Bíblia, e por isto correm o grande risco de blasfemar contra as Sagradas Escrituras quando fazem leituras isoladas, isto é perigoso. Já ouvimos barbaridades acerca desta questão, mas, os que são espirituais entendem que, lá no meio daquela terra, o Senhor deu um Sinal Maravilhoso! Vejamos: O sinal é que; embora Davi estivesse como fugitivo do mau Saul, ele, Davi já havia sido ungido rei de Israel, para o Senhor Deus Saul já havia perdido toda a Unção, o Senhor já o havia riscado do Livro da Vida, e neste Sinal dado a Davi em Gate, ou seja, ele morar numa Cidade pertencente a linhagem de Judá, Davi era descendente desta tribo, e o mais importante não é Davi, mas Jesus Cristo Rei dos reis descendente da tribo de JUDÁ! Portanto devemos cada dia mergulhar nestas Maravilhas contidas nas Sagradas Escrituras. Mas vamos dando continuidade e finalizando este estudo que tem nos proporcionado grandes renovos espirituais. Prosseguindo em meio a todos estes acontecimentos, ou seja, as guerras nefandas de Saul contra Davi. No capítulo 28 vemos o que sucedeu naqueles dias, mais uma vez os filisteus se juntam para fazer guerra contra Israel, e já Samuel havia morrido e todo o Israel o tinha chorado e o tinha sepultado. Mas voltemos a situação de Saul que cada vez mais se aprofundava no pecado de morte, e para completar vendo o arraial dos filisteus temeu e estremeceu o seu coração, e diz que Saul consultou ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, procurou profetas, nenhum profeta lhe respondeu nada, nem por sonhos, em fim; Deus havia se calado para Saul, por conta de suas grandes maldades cometidas. Vejamos então que caminhos Saul vai seguindo:“Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela e a consulte. E os seus criados lhe disseram: Eis que em Em-Dor há uma mulher que tem espírito de adivinhar. E Saul se disfarçou e vestiu outros vestidos, e foi ele, e com ele dois homens, e de noite vieram à mulher; e disse: Peço-te que me adivinhes pelo espírito de feiticeira, e me faças subir a quem eu te disser.” (I Sam. 28: 7, 8). Este foi o ponto final da vida materialde Saul, pois o seu temor ao Senhor já há muito não existia em sua vida. Saul estava diante da mulher disfarçado, e realmente ela nem imaginava que estava ali falando com o próprio, mas como boa feiticeira lhe perguntou: “A mulher lhe disse: A quem te farei subir? E disse ele: Faze-me subir a Samuel.” (I Sam. 28: 11). Nesse momento a mulher se assustou e viu que era Saul que ali estava, e realmente começou a subir da terra o que nós já sabemos, um espírito ao qual pela informação da mulher, Saul entendeu que era Samuel, será que era mesmo Samuel? Vejamos rapidamente o que nos diz a Escritura quanto a isto:“Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram entre dentes; - não recorrerá um povo ao seu Deus? a favor dos vivos interrogar-se-ão os mortos? Á lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva.” ( IS. 8: 19, 20). Aí está com toda clareza o repúdio do Senhor a essas práticas, pois são praticas satânicas. Mas voltando ao dialogo de Saul com a pitonisa, claro que o que subiu da terra foi demônio na aparência de Samuel, no verso 14 a mulher descreve a figura. Mas, o mais importante e que vem confirmar ser um demônio foram as palavras daquele espírito imundo a Saul, vejamos: “Samuel disse a Saul: Porque me desinquetaste, fazendo-me subir? Ali Saul fala àquele espírito o seu desgosto e o silencio do Senhor para com ele, então o demônio  continua a falar com Saul: “Então disse Samuel: Por que pois a mim me perguntas, visto que o Senhor te tem desamparado, e se tem feito teu inimigo? Porque o Senhor tem feito contigo como pela minha boca te disse, e tem rasgado o reino da tua mão, e o tem dado ao teu companheiro Davi. Como tu não deste ouvidos à voz do Senhor, e não executastes o fervor da sua ira contra Amaleque, por isso o Senhor te fez hoje isto. E o Senhor entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus, e amanhã tu e teus filhos estareis comigo; e o arraial de Israel o Senhor entregará na mão dos filisteus.” (I Sam. 28: 16 a 19). Dali Saul desfalece, caiu estendido por terra. A mulher pitoniza  vendo aquela perturbação em Saul, lhe ajuda lhe oferecendo pão, ele recusou, estava completamente perturbado com o que ouviu acerca de sua derrota, mesmo assim a mulher feiticeira mandou degolar a bezerra cevada e preparou uma boa refeição para Saul e seus criados e eles comeram e depois se foram naquela mesma noite. Não levou muitos dias e se cumpriu o que o demônio disse a Saul. Enquanto isto Davi permanece em Ziclague combatendo contra os amalequitas. No cap. 31 de I Sam. Chega o momento final de Saul e seus filhos. “E os filisteus apertaram com Saul e seus filhos: e os filisteus mataram a Jônatas, e a Abinadabe e a Malquisua, filhos de Saul.” Neste momento Saul pede ao pagem de armas que o mate, porém este se recusou, então Saul tomou a espada e se lançou sobre ela, cometendo assim suicídio. Seu pagem fez o mesmo se lançando sobre a espada. “Assim faleceu Saul, e seus três filhos e o seu pagem de armas,” I Sam. 31: 6). Seguiu-se as guerras até que Davi tomou os ossos de Saul e de Jonatas da terra de Jabes-Gileade e enterraram na terra de Benjamim. Só assim Deus se aplacou para com a terra. Os ossos de Saul e de Jonatas não foram queimados, mas sepultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário