A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

LIÇÕES BÍBLICAS / ABRÃO, CHAMADO POR DEUS! - Lição: 8

LIÇÕES BÍBLICAS
 Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
 Data: - 25 – 11 – 2018.     
Titulo da Lição:      ABRÃO, CHAMADO POR DEUS!
Lição: 8
Texto Áureo: “Sai-te da tua terra e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.” (Gn. 12: 1).
                                         
Leitura Bíblica em Classe:       406  – 377 - HC               (Sl. 139: 1 a 19).

1 – SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.
2 – Tu conheces o meu assentar e o meu levantar: de longe entendes o meu pensamento.
3 – Cercas o meu andar; e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
4 – Sem que haja uma palavra em minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces.
5 – Tu me cercaste em volta; e puseste sobre mim a tua mão.
6 – Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.
7 – Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face?
8 – Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também.
9 – Se tomar as asas da alva, se habitar as extremidades do mar.
10 – Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
11 – Se disser: De certo que as trevas me encobrirão; então a noite será luz á roda de mim.
12 – Nem ainda as trevas me escondem de ti: mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma cousa.
13 – Pois possuíste os meus rins; entreteceste-me no ventre de minha mãe.
14 – Eu te louvarei, porque de um modo terrível, e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
15 – Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado, e entretecido como as profundezas da terra.
16 – Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas as estas cousas foram escritas; as quais iam sendo dia-a-dia formadas, quando nem ainda uma delas havia.
17 – E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles.
18 – Se as contasse, seriam em maior número do que a areia: quando acordo ainda estou contigo.
19 – Ó Deus! tu matarás de certo o ímpio: apartai-vos portanto de mim, homens de sangue.

Título da Lição: ABRÃO, CHAMADO POR DEUS

Definição.  Lindíssima Foi, a chamada de Abraão! O Senhor traçou um plano para a vida daquele homem de fé, morando numa terra distante e contaminada; Ur dos Caldeus. Antes de darmos prosseguimento a lição, vamos tomar um pouco de conhecimento de detalhes que parecem pequenos, mas de suma importância para os estudantes da Bíblia Sagrada. Então houve uma ordem da parte do Senhor incluída nesta chamada: “ORA, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E farte-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome e tu serás uma benção.” (Gn. 12: 1, 2). Onde morava este homem que o Senhor avistou de longe? Numa terra chamada; Ur dos Caldeus, esta cidade era próspera, povo imponente, mas o que significa a palavra Ur? Ur foi o pai de Elifal, este homem foi poderoso na terra, construtor, e esta cidade onde habitava Abrão com toda sua parentela ficava nas redondezas de Babel, mais tarde Babilônia. Em I Crônicas. 11: 35 vemos a citação: “Aião, filho de Sacar, o hararita, Elifal, filho de Ur,”. Veja a importância de estudarmos a Genealogia contida na Bíblia Sagrada, vemos aqui a relação dos valentes que Davi teve, vejamos o verso 10 do cap. 11 de I Cron: “E estes foram os chefes dos heróis que Davi tinha, e que o apoiaram fortemente no seu reino, com todo o Israel, para o fazerem rei, conforme a palavra do Senhor, no tocante a Israel.” Portanto, Elifal descendente de Ur. Nunca esquecer que só vai entrar nos Céus, com Jesus um povo sábio e entendido nas Sagradas Letras. “Os entendidos  pois resplandecerão, como resplendor no firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas sempre e eternamente.”(Dn. 12: 3). Ás vezes nos parece fácil seguir os Escritos Sagrados, mas não é assim tão fácil, somente através de uma verdadeira conversão total, pois muitas vezes o que o Senhor nos propõe ou nos ordena, não acompanha a lógica humana, mas O Amor Divino tudo pode, não há impossível para Deus, como se explica a ordem ou proposta do Senhor a Abrão quando disse que faria nele uma grande nação? Sendo ele avançado em idade e sua mulher estéril? Como poderia gerar uma grande nação? Acontece que o Senhor deu a ordem, Abrão obedeceu em parte, falhou quando levou aquele sobrinho, o pai e etc. Haviam da parte do Senhor: Ordens e Promessas: Ordem Divina contendo três elementos: a) – Sai-te da tua terra, b) - e da tua parentela c) - e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Promessa, com Sete Elementos: a) – De ti farei uma grande nação; b) – Abençoar-te-ei; c) – Engrandecerei o teu nome; d) – Tu serás uma benção; e) – Abençoarei os que te abençoarem; f) – Amaldiçoarei os que te amaldiçoares; g) – Em ti serão benditas todas as famílias da terra. Então vimos aqui, que a Promessa ampliou em grande proporção em comparação á ordem. Neste particular podemos ver que, ser estudante da Bíblia é perscrutar todos esses pormenores que muitas vezes passam batido pelos olhos de quem simplesmente lê a Bíblia. Mas, porquê? Foi a Promessa mais ampla do que a Ordem? Simplesmente por que; o que o Senhor quer fazer na vida do salvo, é infinitamente maior do que aquilo que Ele nos pede através de seus Mandamentos. Infelizmente Abrão obedeceu em parte a ordem, mas negligenciou levando seu sobrinho Ló com sua família junto com ele, também levou Terá seu pai, não havia nenhuma necessidade, pois eram ricos, Terá já estava adoentado desde que perdera seu filho Harã, mas ele tinha ali quem cuidasse dele, mas acontece que, Terá como patriarca da família não havia perdido sua autoridade sobre Abrão e sua casa apesar de Abrão já ser um homem casado, Terá tinha as rédeas na mão, isto vemos pelo que está escrito, vejamos: “E tomou Terá  a Abrão seu filho e a Ló filho de Harã, filho de seu filho e Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir á terra de Canaã; e vieram até Harã, e habitaram ali.” (Gn. 11: 31). Isto confirma o que dissemos acima, qual foi a razão desta parada nesta terra chamada Harã? É o seguinte: Quando Terá avistou a terra, e viu que seu nome era o mesmo nome de seu filho falecido, ou seja, o pai de Ló, ele sentiu de ficar habitando ali, mas acontece que; 1º - A chamada do Senhor não era dele, ou seja de Terá mas  sim de Abrão. O pior é que Abrão só pode sair daquela cidade após o falecimento de seu pai Terá, por conta do saudosismo de seu filho que tinha coincidentemente o mesmo nome daquela terra. Daqui podemos entender com toda clareza que, realmente Terá tinha as rédeas na mão sobre o filho Abrão e toda a família, acontece que a chamada do Senhor foi para Abrão, para que ele seguisse somente com sua mulher Sarai, e fossem direto a terra que o Senhor lhe mostrasse, e nós sabemos que esta terra seria Canaã. Que esta lição nos sirva de despertamento quanto a nossa chamada, e aprendamos que as chamadas Divina é Especial em cada um que faz menção de seguir ao Senhor. Diz que a entrada ao Céu será um de cada vez, segundo os seus atos. Mas voltando ao nosso estudo, após o falecimento de seu pai, Abrão segue viagem para onde o Senhor lhe havia determinado, levando seu sobrinho Ló e sua família; mulher e duas filhas, bagagem indevida, pois houve efeitos trágicos pois, em Ló não havia nenhum Temor ao Deus Jeová, muito menos em sua mulher e filhas, eram totalmente desprovidas de Fé, Temor e mais tarde vamos ver o quanto eram desprovidas da moral e dos bons costumes. Vamos por consequências: A primeira consequência terrível foi o atraso na caminhada por conta do velho Terá. Depois tendo chegado à terra determinada não levou muitos dias e houve a contenda entre os pastores de Abraão e Ló, por conta dessa contenda tiveram que separar-se, vejamos: “E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão, e os pastores do gado de Ló; e os cananeus e os fereseus habitavam então na terra.” (Gn. 13: 7). Nesse caso Abrão deixou que Ló livremente escolhesse dizendo: “Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda.” (Gn. 13: 9). Neste exato momento Ló ambicioso levantou seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o Jardim do Senhor. Então Ló escolheu para si a campina...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário