A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

LI ÇÕES BÍBLICAS / A DESTRUIÇÃO É ANUNCIADA! - Lição: 06

 

                     LI ÇÕES BÍBLICAS

 

Classe: Ovelhas do Bom Pastor.

Data: 11 – 10 – 2020

Título da Lição:    A DESTRUIÇÃO É ANUNCIADA!

Lição: 06

Texto Áureo: “E se não fizeres o bem, o pecado jaz à porta”.  (Gn. 4: 7).

                                                      432  – 103 - HC

Leitura Bíblica em Classe:                                                (Gn. 18: 17 a 30).

17 -  E disse o Senhor: Ocultarei eu a Abraão o que faço,

18 – Visto que Abraão certamente virá a ser  uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra?

19 – Porque eu o tenho conhecido, que ele há de ordenar a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para obrarem com justiça e juízo; para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado.

20 – Disse mais o Senhor: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito.

21 – Descerei agora, e verei se com efeito têm praticado segundo este clamor, que é vindo até mim; e se não, sabê-lo-ei.

22 -  Então viraram aqueles varões o rosto dali, e foram-se para Sodoma; mas Abraão ficou ainda de pé diante da face do Senhor.

23 – E chegou-se Abraão dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio?

24 – Se porventura houver cinquenta justos na cidade, destrui-los-ás  também, e não pouparás o lugar por causa dos cinquenta justos que está dentro dela?

25 – Longe de ti que faça tal cousa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti seja. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?

26 – Então disse o Senhor: Se eu em Sodoma achar cinquenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles.

27 – E respondeu Abraão, dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor; ainda que sou pó e cinza:

28 – Se porventura faltarem de cinquenta justos cinco, destruirás por aquele cinco toda a cidade? E disse: Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco.

29 – E continuou ainda a falar-lhe, e disse: Se porventura acharem ali quarenta? E disse: Não o farei por amor aos quarenta.

30 – Disse mais: Ora não se ire o Senhor; se eu ainda falar: Se porventura se acharem ali trinta? E disse: Não o farei se achar ali trinta.

 


Título da Lição:  A DESTRUIÇÃO É ANUNCIADA!

 

Definição: Bom seria se pudéssemos falar diferente, ou ao contrário, mas infelizmente só há lamentos nesta terra da parte de alguns poucos que ainda se alegram com Jesus. Como bem disse o profeta Habacuque: “Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, o os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas: Todavia eu me alegrarei no Senhor: no Deus da minha salvação”.  (Hc. 3: 17). Isto é Fé! Isto é Amor ao Sagrado! Se nós aqui; nesta Casa Santa estivermos de maneira contraria ao pensamento do profeta Habacuque, estaremos fora dos parâmetros de Jesus. Pois Ele nos prova todos os dias. Mas voltando a situação de nossa terra, não somente nossa Pátria chamada Brasil, mas em todo o mundo a destruição está sendo anunciada. Por consequência do grandíssimo pecado na terra, toda esta geração, 99% da humanidade está na naquela mesma situação dos moradores de Sodoma e Gomorra. Abraão apelou muito para que o Senhor Deus Todo Poderoso não exterminasse  aquelas duas cidades, porém foi em vão, pois só ficaram livres da destruição com fogo e enxofre três pessoas: Lò e suas duas filhas, vejamos: “E aconteceu que, destruindo Deus as cidades da campina, Deus se lembrou de Abraão, e tirou a Ló do meio da destruição, derribando aquelas cidades em que Ló habitara. E subiu Ló de Zoar; E habitou numa caverna, ele e as suas duas filhas.”  (Gn. 19: 30). E para nós hoje também já está sendo anunciada uma destruição, pois, igualzinho os tempos passados, o pecado tem atingido os Céus, o Senhor não suporta mais o mau cheiro do pecado em suas narinas, o fogo já está se alastrando por toda a parte, é noticia, e junto a estes noticiários, vão se confirmando todas as verdades contidas num Livro que é sobre todos os livros; a BÍBLIA SAGRADA, que os ignorantes pensam e se referem a ela como a Bíblia dos crentes. Muito se engana os que assim pensam, pois, os Escritos Sagrados são para toda a HUMANIDADE. No momento exato da vinda de Jesus nas nuvens dos Céus somente uma minoria subirá ao encontro de Jesus. Estes exemplos nós já meditamos pelos Escritos Bíblicos, vimos que duas cidades povoadíssimas; Sodoma e Gomorra, foram exterminadas pelo fogo e enxofre, quantos sobreviveram? Apenas três viventes: Ló e suas duas filhas, como vimos acima. Habitaram numa caverna. É por esta razão que muitas vezes encontramos o próprio Senhor Jesus falando em sua Palavra: “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí, estou eu no meio deles” Mt. 18: 20). Isto nos mostra com toda clareza que; o Senhor não se preocupa com quantidades, mas sim com qualidade, e para a Trindade Santa bastam dois ou três fazendo a sua vontade, ou seja, se santificando cada dia, trabalhando na seara, levando a Boa Semente que é a Palavra de Deus Pai aos que aflitos que correndo passam. Assim o profeta Habacuque deixou escrito para nós hoje que, de igual modo, muitas vezes contemplamos exatamente como ele contemplou o estado espiritual pecaminoso das almas que passavam por ele naquela ocasião. Então orando ao Senhor em prol daquela gente, o Senhor lhe fez parar para que pudesse ouvir a sua resposta.  Habacuque precisava ouvir: então o profeta orou falando à sua consciência, vejamos: “SOBRE a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que fala comigo, e o que eu responderei, quando eu for arguido. Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão, e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler o que correndo passa.”  (Hc.2: 1, 2). Nesse momento o profeta Habacuque compreendeu a sua real chamada. Ao invés de se lamuriar a terrível situação da humanidade sem Jesus, arregaçasse as mangas e fosse trabalhar, evangelizar o povo que correndo passa pelas ruas da cidade, pelas praças, nas conduções, Jesus diz em sua Palavra: O que crer será salvo do pecado. Conta a história da Igreja que haviam dois homens presos numa cadeia, além de presos estes homens estavam na cela acorrentados presos pelas ilhargas, ou seja:  pelas virilhas, mas mesmo assim perto da meia noite cantavam hinos e davam glorias a Jesus. Estes homens eram Paulo e Silas. Eles não se queixaram em nenhum momento por estarem presos por amor a Palavra de Deus, e diz a história que perto da meia-noite houve um terremoto, e os demais presos se alvoroçaram, as portas da cadeia se abriram, porém, nenhum preso fugiu, pois a Luz de Jesus estava ali através destes missionários que embora aprisionados de cabeça para baixo  acalmavam  os demais presos, e ali houve salvação vejamos: “E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido. Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos. E, pedindo luz, saltou dentro, e, todo tremulo, se prostrou ante Paulo e Silas. E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar: E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo tu e a tua casa.” (At. 16: 27 a 31). Portanto, é certo que o fim vem, porém, ainda é tempo de dizer: Senhor eis-me aqui envia-me a mim! E que possamos nós não olhar para dificuldades, mas sim, olhar os campos que já estão brancos para a ceifa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário