A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

LI ÇÕES BÍBLICAS / NÃO DEIXE TUA LÂMPADA SE APAGAR! - Lição: 05


                      LI ÇÕES BÍBLICAS

 

Classe: Ovelhas do Bom Pastor.

Data: 04 – 10 – 2020

Título da Lição:    NÃO DEIXE TUA LÂMPADA SE APAGAR!

Lição: 05

Texto Áureo: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”.  (Sl. 119: 105).

                                                      273  – 103 - HC

Leitura Bíblica em Classe:                                                (Sl. 27: 1 a 12).

1 – O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?

2 – Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, investiram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram.

3 – Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria: ainda que a guerra se levantasse contra mim, nele confiaria.

4 – Uma cousa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e aprender no seu templo.

5 – Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão: no oculto do seu tabernáculo me esconderá: pôr-me-á sobre uma rocha,

6 – Também a minha cabeça será exaltada sobre os meus inimigos que estão ao redor de mim: pelo que oferecerei sacrifício de jubilo no seu tabernáculo; cantarei, sim, cantarei louvores ao Senhor.

7 – Ouve, Senhor, a minha voz quando clamo; tem também piedade de mim, e responde-me.

8 – Quando tu disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração te disse a ti: O teu rosto, Senhor buscarei.

9 – Não escondas de mim a tua face, não rejeites ao teu servo como ira: tu foste a minha ajuda, não me deixes nem me desampares, ó Deus da minha salvação.

10 – Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me recolherá.

11 – Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e guia-me pela vereda direita, por causa dos que me andam expiando.

12 – Não me entregues a vontade dos meus adversários; pois se levantaram falsas testemunhas contra mim, e os que respiram crueldade.

.

 


Título da Lição:  NÃO DEIXE TUA LÂMPADA SE APAGAR!

 

Definição: Neste dia falaremos sobre algo essencial na vida dos que fazem profissão de Fé, ou seja, recebem em seu coração a Pessoa de Jesus Cristo, ou seja, passa a seguir os passos de Jesus, e a cada dia, a cada prova que se apresenta pergunta a si mesmo; “Em meus passos que faria Jesus?  Este é o título de um livro escrito por volta da década de 60, mas o importante é que a resposta sempre vamos encontrar num Livro que é sobre todos os livros; a Bíblia Sagrada, ela sim tem as respostas que necessitamos em toda nossa caminhada neste mundo, nunca deixando a Luz que habita dentro de nós se apagar, pois, esta Luz é Jesus Cristo! Nunca esquecendo a grande responsabilidade de bem testemunhar ante o mundo, o nosso modo de vida. Foi o próprio Jesus quem disse quando por aqui andou; vejamos: “Vós sois  o sal da terra; e se o sal for insipido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo: não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende uma candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”.  (Mateus capitulo 5: versos de 13 a 16). Portanto, vemos nestes versos que a responsabilidade é toda nossa, ou seja; cuidar de nossa própria alma pois, como disse o salmista Num,  no Salmos 119:  versículo 109: “A minha alma está de continuo nas minhas mãos; todavia não me esqueço da tua lei.” Espetacular o proposito deste salmista, pois, assumiu toda responsabilidade com sua própria alma, e é justamente assim que todos devem agir, e não lançar sobre os outros o seu próprio fracasso de vida. O primeiro homem chamado Adão ao ser arguido pelo Criador não perdeu tempo lançou toda a sua culpa na mulher, e com arrogância ante a face do Senhor dizendo: “A mulher que tu me deste.” Dali aquela família perdeu o Paraiso e todos os privilégios. Mas bem mais tarde veio Jesus e preparou um Novo Céu e uma nova terra para que pudéssemos ter novas esperanças de uma vida eterna naquele mesmo paraíso que foi recolhido nos Céus. É maravilhoso saber que o Deus Criador guarda toda sua criação, nada fica perdido por aí, Ele recolhe para si. O homem carnal pensa que pode destruir o que o Senhor criou, mas muito se engana. A única coisa que o homem pode destruir é a sua própria condição de vida plena, muitos neste mundo tem tido oportunidade de ter uma vida de paz, de alegrias, com todas as benesses possíveis no Caminho que é Jesus, sim somente neste caminho podemos ser totalmente felizes sob a direção direta dos Céus, do contrário, sem a Divina direção é queda total. Mas que daremos nós por tantos benefícios alcançados desde que adentramos as portas de Sião? Bom é estarmos aqui e florescer onde Deus nos plantou, aliás, estas, também são Palavras do Senhor; vejamos: "O justo florescerá como a palmeira; crescerá como e cedro no Líbano. Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos: serão viçosos e florescentes; para anunciarem que o Senhor é reto: ele é a minha rocha, e nele não há injustiça”.  (Salmos. 92: Versículos 12 a 15). Esta palavra se cumpre, pois, o nosso Deus não é mentiroso e sim Fiel e Poderoso. Certa vez Jó em meio a provação porém com Fé; disse com toda propriedade: “Ele é sábio de coração, poderoso em forças; quem se endureceu contra ele e teve paz?”  (Jó. Capitulo 9: versículo 4). Se Ele; Jesus é o Príncipe da Paz para onde iremos nós? Ficar neste mundão em  que não há nem sombra de paz? E quanto mais o cerco se fecha por conta da multiplicação do pecado na terra, mais os moradores da terra se fecham para os Escritos Sagrados. E assim vão-se cada dia  multiplicando pessoas infelizes. Esta situação horrenda  se multiplica  por conta da apostasia do povo de Deus, você caro leitor sabe qual o significado da palavra apostasia? Afastamento da Fé. E sem fé é impossível agradar a Deus. Está escrito no Evangelho segundo Mateus capitulo 24 versículos 10 a 13: “Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos se esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.”  Eis aí o aviso deixado por Jesus:  perseverança através da Fé. Jesus também falou sobre os sinais que surgiriam no tempo do fim, “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos” (Mateus; 24: versículo 24). Tudo isto está se cumprindo, o povo correndo de um lado para o outro buscando fogo estranho, e a Doutrina Bíblica deixada de lado, pois dizem por aí que Deus só quer o   coração. Mas é justamente do coração que procedem todas as más intenções no ser humano. Mais uma vez devemos atentar para o que Jesus fala: “Mas o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, e blasfêmias. São estas as coisas     

que verdadeiramente contamina a humanidade. E na frente segue a peste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário