A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

terça-feira, 27 de agosto de 2019

LIÇÕES BÍBLICAS / TUDO NOS MOSTRA QUE CRISTO JÁ VOLTA! - Lição: 8

LIÇÕES BÍBLICAS

Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”
Data: 1 – 09 – 2019.
Titulo da Lição: TUDO NOS MOSTRA QUE CRISTO JÁ VOLTA!
Lição: 8
Texto Áureo: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profeta ” (Mt. 7: 15).
Leitura Bíblica em classe:              85 – 176 -  HC                    (Sl. 139: 1 a 19)

1 – SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.
2 – Tu conheces o meu assentar e o meu levantar: de longe entendes o meu pensamento.
3 – Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
4 – Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, o Senhor, tudo conheces.
5 – Tu me cercaste em volta; e puseste sobre mim a tua mão.
6 – Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não posso atingir.
7 – Para onde irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face?
8 – Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no seol a minha cama, eis que tu ali estás também.
9 – Se tomar as asas da alva, se habitar as extremidades do mar.
10 – Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
11 – Se Disser: De certo que as trevas me encobrirão; então a noite será luz á roda de mim.
12 – Nem ainda as trevas me escondem de ti: a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma cousa.
13 – Pois possuíste os meus rins; entreteceste-me no ventre de minha mãe.
14 – Eu te louvarei, porque de um modo terrível, e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
15 – Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado, e entretecido como nas profundezas da terra.
16 – Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas cousas foram escritas; as quais iam sendo dia-a-dia formadas, quando nem ainda uma delas havia.
17 – E quão preciosos são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!
18 – Se as contasse, seriam em maior número do que a areia: quando acordo ainda estou contigo.
19 – Ó Deus! tu matarás de certo o ímpio: apartai-vos portanto de mim, homens de sangue. 



Titulo da Lição: TUDO NOS MOSTRA QUE CRISTO JÁ VOLTA!

Definição:  Após o estudo sobre as 7 Igrejas da Ásia e, dando prosseguimento ao estudo sobre o Livro do Apocalipse, ou seja, o Livro da Revelação, sendo assim, o Senhor desejou revelar ao Apóstolo João todas as coisas que em breve hão de acontecer. Afinal; João foi aquele que ficou ao pé da cruz de Cristo até o fim. Mas vamos prosseguir no capitulo 5 onde João viu na mão do que estava assentado sobre o trono um livro, vejamos: “E VI na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos. E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos? E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele.” (Ap. 5: 1 a 4). Naquele momento houve um desafio no céu, na terra e no inferno, pois ninguém era achado digno de abrir o livro, o verso 6 diz que João olhou e viu que estava no meio do trono, dos quatro animais viventes, e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados a toda a terra. Então vejamos que Maravilha foi esta ocorrência no céu, e João viu! Vejamos também: “E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono. E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nações; E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.” (Ap. 5: 7 a 10). Sabemos que este Cordeiro é o Nosso Salvador Jesus Cristo! E ali vemos que Ele, Jesus no final do verso 9 faz menção dos que o tem nesta terra Recebido como Salvador e vivendo na obediência de sua Palavra, e o Apóstolo João vai relatando a Maravilha do verso 10: “E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.” Quando passamos a tomar conhecimento de todas estas Maravilhosas Promessas, podemos interrogar a nós mesmos; qual o tipo de oração devemos fazer? Deprecatória? Ou somente de agradecimentos? Pois na verdade nada temos a pedir ao Senhor, e sim somente agradecer e se alegrar pelo dia da salvação. E ali João arrebatado em espírito continuou vendo e ouvindo as Maravilhas, diz o verso 11 do cap. 5 que; eram muitos os anjos ali ao redor do trono que com grande voz diziam: “Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e gloria, e ações de graças.” (Ap. 5: 12). E ali João pode tomar conhecimento de todas estas ocorrências no interior dos Céus. Interessante que pelos Escritos, lá no céu tudo tem voz, vejamos: “E ouvi a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que nele há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra,  e gloria, e poder para todo o sempre. E os quatro animais diziam: Amem. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre. (Ap. 5: 13, 14). E assim foi aberto o livro selado com os sete selos. No capitulo 6 vamos através do relato do Apóstolo João tomando conhecimento da abertura dos primeiros seis selos, João diz que ouviu após o Cordeiro abrir um dos selos um dos quatro animais com voz de trovão se dirigiu a ele e dizendo; Vem, e vê: “E olhei, e eis um cavalo branco: e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer.” (Ap. 6: 2). Estejamos através deste Maravilhoso estudo em alerta, pois a partir da abertura destes seis primeiros selos que começa a serem desvendados os mistérios do julgamento do Senhor contra o mundo, são os julgamentos Divinos, pois ali estava sendo entregue ao Senhor Jesus, o Filho Amado, todo o Poder nos Céus e na terra. E veremos por todo o Livro de Apocalipse o Julgamento sob a forma de pragas, isto representa a ira de Deus Pai! Quando paramos um pouco para meditar no grande sofrimento de nosso Senhor Jesus Cristo, a começar por ouvir todo o povo ali diante do Sinédrio gritando: Soltem Barrabás e Crucifiquem a Jesus, podemos imaginar a dor que o Pai lá dos altos Céus sentiu. Mas vamos prosseguindo em nossa lição, pois não podemos deixar de citar o Apóstolo João, ele  conseguiu vencer até ao pé da cruz, por isto recebeu o grande privilégio de adentrar aos Céus ainda em vida, arrebatado em espírito, e escrever toda a Profecia das coisas que ainda irão acontecer, e vai mesmo, pois os sinais já estão aí. Voltando ao livro de Apocalipse, é nele que vamos tomando conhecimento das coisas, que em breve hão de acontecer. Antes de Jesus aparecer naquela mesma nuvem que o ocultou ante os olhos dos seus discípulos, para buscar um povo que tenha verdadeiramente o recebido como Único e Suficiente Salvador. Ainda serão abertos outros selos. No segundo selo, João ouviu o segundo animal dizendo: “Vem, e vê. E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz na terra, e que se matassem uns aos outros, e foi-lhe dada uma grande espada.” (Ap. 6: 3, 4). Aí está, porventura não está sendo assim os últimos acontecimentos? E a cada dia vai piorando, pois a vinda de Jesus é certa! Continuaremos nestas meditações para nosso despertamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário