A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 21 de fevereiro de 2016

LIÇÕES BÍBLICAS / O SENHOR É A MINHA LUZ - Lição: 08

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
Data: - 21 – 02 – 2016.   
Titulo da Lição:            O SENHOR É A MINHA LUZ
Lição: 08                                                                
Texto Áureo: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor! (Sl. 122: 1).
                                              374  – 121 – HC -    
Leitura Bíblica em Classe:                                        (Sl. 84: 1 a 12; Sl. 27: 4 a 7).
                                          
1 – Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos!
2 – A minha alma está anelante e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo.
3 – Até o pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si e para a sua prole, junto dos teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu.
4 – Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente. (SELÀ)
5 – Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados,
6 – o qual, passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques.
7 – Vão indo de força em força; cada um deles em Sião aparece perante Deus.
8 – Senhor, Deus dos Exércitos, escuta a minha oração; inclina os ouvidos, ó Deus de Jacó! (Selá)
9 – Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido.
10 – Porque vale mais um dia nos teus átrios do que, em outra parte, mil. Preferiria estar à porta da Casa do Senhor, a habitar nas tendas da impiedade.
11 – Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo; o SENHOR dará graça e gloria; não negará bem algum aos que andam na retidão.
12 – Senhor dos Exércitos, bem-aaventurado o homem que em ti põe a sua confiança.
4 – Uma coisa pedi ao SENHOR e a buscarei: que possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR e aprender no seu templo.
5 – Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha.
6 – Também a minha cabeça será exaltada sobre os meus inimigos que estão ao redor de mim; pelo que oferecerei sacrifício de júbilo no seu tabernáculo; cantarei, sim, cantarei louvores ao SENHOR.
7 – Ouve, SENHOR, a minha voz quando clamo; tem também piedae de mim e responde-me.

INTRODUÇÃO: 
I – O SENHOR É A MINHA LUZ
Definição: Em Apocalipse está escrito que, cada Casa (Templo) que abriga a Igreja de Jesus é representada, por um Castiçal (Ap. 2: 1). Portanto na Casa do Senhor tem Luz e é claro que essa Luz é JESUS! O homem segundo o coração de Deus, fez um pedido muito sábio e importante; um propósito duplo, ele pediu que pudesse morar na Casa do Senhor por toda a vida, para contemplar a sua Formosura e aprender no seu Templo. Morar na Casa do Senhor não é levar sua cama para lá, mas sim conduzir-se todo o tempo de acordo com o que se tem ouvido do Senhor durante os anos de Culto que tem frequentado. Quando Davi se refere à formosura do Senhor, ele está diretamente se referindo ao Fruto do Espírito Santo existente no Senhor,  e que é passado para nós constantemente, são nove quesitos que vão, dia a dia nos moldando numa vida de santificação. Muita coisa precisa mudar, ou seja, o comportamento que alguns tem tido dentro da Casa de Deus, sabendo que o lugar é Santo, muitas vezes não estamos nos comportando como tal. É bom que, ainda neste começo de ano, possam os crentes melhorarem de certa maneira suas condutas no Recinto Santo. 1º - A Casa do Senhor é Lugar de Adoração: “Vinde cantemos ao SENHOR! Cantemos com jubilo a rocha da nossa salvação! Apresentemo-nos ante a sua face com louvores e celebremo-lo com salmos”. (Sl. 95: 1, 2) – Como nos diz também o Salmo 100; “Entrai pelas portas dele com louvor e em seus átrios, com hinos; louvai e bendizei o seu nome.” (Sl. 100: 4). Com certeza essa alegria já vem de casa, nossa habitação, que deve ser a continuação da Casa do Senhor.  - 2º - A Casa do Senhor é o lugar da Gloria de Deus: “E acabando Salomão de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a gloria do SENHOR encheu a casa.” (II Cro. 7: 1) – Esta manifestação da Gloria de Deus aconteceu na inauguração do Templo construído por Salomão, nem os sacerdotes podiam entrar, pois a Casa do Senhor estava cheia de sua Gloria. 3º - A Casa do Senhor é lugar onde se aprende sobre as Leis Divinas, desde o Antigo Testamento, e foram confirmadas por Jesus Cristo no Sermão da Montanha: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.” (Mt. 5: 17, 18) – Portanto, é bom obedecer, pois o Senhor Jesus Prometido como Salvador, e como tal Ele requer de cada ser humano que obedeça aos Mandamentos que são Doutrinas preciosas “Goteje a minha doutrina como a chuva, destile o meu dito como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva.” (Dt. 32: 2) – 4º - A Casa do Senhor é um lugar de Zelo: “Pois o zelo da tua casa me devorou, e as afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim”. (Sl. 69: 9). Este é um dos muitos salmos de Davi, mas prefiguram os sofrimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois na verdade todo o sofrimento de Cristo tem inicio ao chegar a Jerusalém, aclamado pelo povo como Rei dos judeus, mas ao adentrar o Templo, se depara com aquele tremendo comércio, ali Ele vai logo expulsando os que vendiam, os que compravam, e foi dizendo: “Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração. Mas vós  a tendes convertido em covil de ladrões”. (Mt. 21: 14). Dali os escribas e os príncipes dos sacerdotes começaram a buscar ocasião para o matar. (Mc. 11: 17, 18). 5º - A Casa de Deus é um lugar muito Especial: “Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios: nós seremos satisfeitos da bondade da tua casa e do teu santo templo”. (Sl. 65: 4). Nos tempos antigos lá em Israel, ia-se ao Templo anualmente, subiam para Jerusalém para as festas dos Tabernáculos, Pentecostes e principalmente a Páscoa. Se preparavam ano todo naquela expectativa de ver novamente a Casa do Senhor. 6º- A Casa do Senhor é lugar de Santidade: “Mui fieis são os teus testemunhos: a santidade convém à tua casa, Senhor, pra sempre.” Os novos convertidos vão chegando, e é preciso que observem nos antigos, um bom testemunho, bom comportamento, educação, e o principal, que estejam bem doutrinados na Palavra do Senhor, só assim se perpetuará a Santidade dentro da Casa do Senhor. 7º - A Casa do Senhor é lugar de Alegria: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR! Os nossos pés estão dentro das tuas portas ó Jerusalém. “ (Sl. 122: 1, 2). O povo de Israel subia para o templo cantando os hinos de romagem conhecidos como “cânticos dos degraus”. A cada etapa da subida para Jerusalém paravam e cantavam. Era uma forma de expressar sua alegria em visitar a Casa de Deus. Muito teríamos ainda para falar sobre o Lugar consagrado por Deus para ser adorado pelo seu povo, mas como está escrito no Evangelho segundo João; vai chegar o momento em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade (Jo. 4: 23, 24). Um fato também muito interessante é que, o Senhor diz que somos um templo que vai ao Templo, portanto este corpo físico que caminha é templo do Espírito Santo, se assim é, tem que ser santo por dentro e por fora, certo? (I Cor. 3: 16, 17). Pedro também deixou escrito: “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo.” (I Pd. 2: 5). Realmente estas mensagens Divinas traduzem com veracidade a Unificação do salvo em Jesus Cristo com o Pai Amoroso, respondendo àquela Oração que Jesus fez quando sentia que era chegada a sua hora; Vejamos as Palavras de Jesus: “Eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que, pela sua palavra, hão de crer em mim; para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu, em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.” (Jo. 17: 20, 21). Aqui podemos ver mais uma intenção Magnífica de Jesus, ou seja, Ele quer ter o prazer de Testemunhar de nós e Dele mesmo. E é para compreender essas Magnitudes do Senhor Jesus, que somos trazidos pelo Espírito Santo a estar na Casa do Senhor, tendo em nossas mãos a Bíblia Sagrada com 66 Livros contendo todos os ensinamentos necessários para se chegar à Terra Prometida ao que vencer. (Apoc. 2: 11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário