A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 28 de fevereiro de 2016

LIÇÕES BÍBLICAS / IGREJA, NOIVA DE JESUS! - Lição: 09

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
Data: - 28 – 02 – 2016.   
Titulo da Lição:            IGREJA, NOIVA DE JESUS!
Lição: 09                                                                
Texto Áureo: “Quem é esta que sobe do deserto, como colunas de fumo, perfumada de mirra, de incenso, e de toda sorte de pós aromáticos?” (Ct. 3: 6)
                                                – –     
Leitura Bíblica em Classe          240 -  157 – HC -                       (Jo. 15: 1 a 16)

1 – EU SOU a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
2 – Toda vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
3 – Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
4 – Estai em mim, e eu em vós: como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
5 – Eu sou a videira, vós as varas: quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer,
6 – Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
7 – Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
8 – Nisto é glorificado meu Pai, que deis  muito fruto; e assim sereis meus discípulos.
9 – Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.
10 – Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis  no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
11 – Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.
12 – O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
13 – Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
14 – Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
15 – Já não vos chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.
16 – Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

INTRODUÇÃO:
I – IGREJA, NOIVA DE JESUS!

Definição: Como bem expressa Salomão na Sabedoria que recebeu do Alto, ele através do lindo poema; Cântico dos cânticos, contempla, por revelação Divina, a Noiva Ataviada em direção à Pátria Celestial, sendo recebida pelo Noivo Jesus nos ares como está escrito: “E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia: pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina. Regozijemo-nos, e alegremo-nos e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa  se aprontou.” Ouvimos então nessa fala, algo que nos chama a atenção, é sobre o tempo de espera, ou seja, a longaminidade, o tempo em que o Senhor tem dado para que a noiva se apronte. Mas até quando? Certa vez Jesus disse aos seus discípulos que; quando em todo o mundo fosse pregado o Evangelho, então viria o fim, acontece que da maneira em que atualmente está-se divulgando a Palavra do Senhor em todo o mundo, sem nenhum respaldo, não condizendo com as Sagradas Escrituras, na verdade nenhum pregador da atualidade sequer, menciona a Noiva do Cordeiro, só se ouve por toda parte um evangelho de prosperidade. Mas quanto ao aprontar da Noiva de Cristo, isto provém de um ornamento puro, santo, não somente por fora, mas sim de um bom alicerce interior através dos ensinamentos e das práticas dos Santos Mandamentos da Lei de Deus. Muito já temos “aprendido” sobre a Casa do Senhor. Nesta manhã precisamos aprender mais um pouco sobre os habitantes desta Casa Bendita. Os habitantes de uma casa logicamente são pessoas, mas em se tratando de uma Casa tão Especial como é a denominação dada pelo próprio Senhor Jesus, ao chegar a determinado lugar, e ali encontrar uma verdadeira devassa, então se expressou dizendo: “Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração.” (Mt. 21: 14) Só uma observação; essa palavra oração, não quer dizer que, na Casa do Senhor só se ora o tempo todo, oração também se refere a todo sentido da palavra, ou seja verbo, portanto devem haver sim, as orações (intercessões) e principalmente tem que haver uso da Palavra de Deus lida e explanada, para que possa haver entendimento, através do entendimento vem a possibilidade de se aprender, aprendendo vem a prática, e é com a prática que a Noiva de Cristo terá os devidos; adornos, as vestes santas, os pós aromáticos, e assim estar pronta quando a trombeta soar. Mas voltando aos habitantes da Casa de Deus; quem são esses habitantes? Ekklesia = ajuntamento de pessoas. No Antigo Testamento todos os hebreus eram chamados de povo escolhido por Deus, para ser seu povo especial, aliás, já temos aprendido que as promessas mencionadas pelo Apóstolo Pedro numa de suas Epístolas quando diz: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. (Pd. 2: 9), comparar com Êxodo: 19: 5, 6. Portanto, as suas promessas Divinas para a Igreja Construída, fundada por Jesus foram as  mesmas feitas  para aquele povo medonho tirado da escravidão do Egito. “agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu concerto, então, sereis minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha”. (Êx. 19: 5). Portanto essas Promessas e tantas outras feitas pelo Senhor ao tirá-los do opróbrio, apenas foram renovadas no Novo Testamento. Mas como sempre estamos aprendendo; o Senhor tinha, e ainda tem tantos planos da maior importância para o povo. Por falar em planos; Ele, o Pai, planejou uma Igreja Linda para Seu Amado Filho! Ele idealizou uma Noiva Adornada por dentro e por fora. Logo após a Ressurreição, e antes de ser recebido no Céu, Jesus reuniu seus discípulos e; Vejamos o que o próprio Filho transmitiu aos seus discípulos e a nós também, no final dos 40 dias que esteve Ressuscitado no meio  deles: “E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo; não muito depois destes dias.” (At. 1: 4, 5). Este foi o começo dos planos Maravilhosos do Pai, formar uma Igreja digna, (Noiva) para seu Amado Filho. Naturalmente o Senhor Pai pensou; com o Derramamento de Poder, que alias, já previamente havia sido profetizado por Joel, não vai ter erro, Meu Filho poderá governar com muita facilidade, pois Eu o Pai não negarei bem algum à Noiva do meu Filho, todos os Dons lhes será dado, não haverá segredo entre Nós a Trindade. Isto pode até parecer que estamos falando absurdos, mas não, sabemos que o Senhor conhece a cada um, mas acontece que, por Ele ser SANTO, Ele espera sim, coisa boa do povo. “Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos.” (Hb. 6: 9). Assim, com o Derramamento do Santo Espírito, dá-se inicio a Igreja de Jesus em Grande estilo de alegria. Á Igreja também foi dada a missão de levar a benção da salvação aos povos através das Escrituras Santas, e o Senhor Jesus cooperando todo o tempo. Não podemos esquecer que até estágio foi realizado por Jesus aos seus discípulos, no Evangelho de Mateus cap. 10, temos ali uma verdadeira escola de missionários, Jesus não perdeu tempo nessa terra, pois o maior objetivo dessa Igreja tão almejada pelo Pai desde aquela terrível rebelião lá no Jardim do Éden era de anunciar, Mas voltando ao Revestimento de Poder Pentecostal, grande parte do anseio do Senhor durante séculos e séculos, finalmente estava bem iniciado, pois houve a Fundação da Igreja de Jesus em Atos cap. 2! Outro fato importante é que o Pai outorgou a Seu Filho o direito de Batizar a Igreja com o Seu Santo Espírito. Lá no batismo de João o Pai Batizou a Jesus: “E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vinde sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” (Mt. 3: 16, 17). Nesta fala o Senhor declara previamente todo o Poder concedido ao Filho, pois Jesus cumpriu por inteiro a missão de dar a sua Vida por amor de toda a humanidade. Muito mais temos a aprender sobre a missão da Igreja (Noiva) de Jesus na face desta terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário