A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 4 de janeiro de 2015

LIÇÕES BÍBLICAS / O ENCONTRO COM A PEDRA PRINCIPAL DA ESQUINA - Lição: 01

LIÇÕES BÍBLICAS

Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 04 – 01 – 2015.
Lição: 01.      
Título da Lição
 O ENCONTRO COM A PEDRA PRINCIPAL DA ESQUINA.

Texto Áureo: “Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Tirai os deuses estranhos, que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai os vossos vestidos”. (Gên. 35: 2)

HINOS SUGERIDOS:
176 – 310 - HC

Leitura Bíblica em Classe. (I Ped. 2: 1 a 8)
1 – DEIXANDO, pois toda a malicia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações,
2 – Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo:
3 – Se é que já provaste que o Senhor é benigno:
4 – E, chegando-vos para ele – pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa.
5 – Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.
6 – Pelo que também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido.
7 – E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram essa foi a principal da esquina.

8 – E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.

INTRODUÇÃO

I – O ENCONTRO COM A PEDRA PRINCIPAL DA ESQUINA.
(Definição:) Desde o principio, é o Senhor Jeová quem escolhe o lugar do encontro das trevas com a Luz. Há muitos e muitos séculos atrás, havia uma família vivendo em trevas, era a família de Jacó. Certo dia o Senhor desperta Jacó e manda que se levante e suba com toda a sua casa a um lugar chamado Betel, (Cidade Luz) e deu ordem para que ali fosse levantado um Altar (Gên. 35: 1).
     Jacó se despertou e entendeu direitinho o que o Senhor estava requerendo dele como pai de família, e os demais que habitavam com ele, (versos 2 a 5). Vamos aqui nos atentar para o Mistério do verso 5, o texto fala da Guarda do Senhor ao redor de todos os que estavam com Jacó, entendemos a providencia do Senhor em leva-los à Cidade que tinha por nome Luz (verso 6), tirando-os do meio daquela gente pecaminosa, e principalmente mudar radicalmente a vida de Jacó, inclusive o seu nome (9 a13). Dali Jacó imediatamente pôs uma Coluna de pedra no lugar onde Deus lhe falara  (Verso 14), e derramou sobre ela uma libação (Nu. 15: 7). Porque o Senhor nessas alturas da vida de Jacó muda o seu nome? Porque na verdade o nome Jacó tem o significado de enganador, e era chegado o tempo de mudanças, tempo de preparar-se para a vinda do Messias.
     O nome de Jacó foi mudado para Israel, que abrange e faz jus a toda uma Nação. Diz a Bíblia que nesse tempo presente, todo aquele que vencer receberá uma pedra branca, e nela um novo nome (AP. 2: 17). Vencer o que? As condições se encontram na Leitura Bíblica em Classe: O pedido do Senhor é que cresçamos na Graça e fé, a Graça que é Jesus é forte e nos fortalece, pois é Pedra, é Rocha Preciosa! Onde se faz o encontro da pedra de escândalo com a Pedra Preciosa? Certamente é em Sião, e onde está Sião? Aqui, Ela se encontra na Rua da Associação Nº 21.
     Quando o encontro verdadeiramente acontece, as pedras de escândalo que são os pecadores, elas se transformam em Pedras Vivas! A principal característica de quem é Pedra.
Viva, é quando há total libertação de tudo. (João 8: 32) A libertação é maravilhosa porque trás a liberação, o que isto quer dizer? Quer dizer que o liberto não mente, muito menos dá desculpas, tentando justificar uma situação em que a pessoa se vê constrangida a fazer, ou ir aonde não quer. É preciso ser transparente em tudo. Jesus quando por aqui andou deixou esse exemplo. Ele tinha sempre uma boa resposta para tudo, nunca se preocupou se alguém ia gostar ou não. Portanto o que ainda está faltando em muitos de nós é essa transparência, muitos dizem que tudo está bem quando não está. Ainda estamos muito divididos, e ao mesmo tempo envolvidos com coisas que não mais nos diz respeito. Se não houver mudança fatalmente ficaremos por aqui, não chegaremos lá.
Pedra de Tropeço, Ou Geração Eleita?
       É bom começar a pensar nessa situação desde hoje, sendo o primeiro Domingo do mês e do ano. Pedra de tropeço como diz o verso 8 da leitura Bíblica em classe, são os que tropeçam na Palavra de Deus. Tropeçar todos já sabem que é desobedecer. Mas precisamos pensar muito no verso 9 e 10. É coisa séria, por quê? Vejamos alguns textos que vai falar por si só: Já paramos para pensar na responsabilidade de ser geração eleita e sacerdócio real? É ter virtude para anunciar as Virtudes daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Isto enquanto estamos aqui na terra, e depois, quando chegar aos Céus? (Mat. 19: 28, 29; Mat. 12: 41, 42; II Ped. 2: 4; Jd. 14, 15). Nestes textos ficamos bastante esclarecidos quanto à razão porque o Senhor deseja fazer-nos sacerdócio real já aqui nessa terra, é na verdade como um estágio, precisamos ser aprovados, mostrar nossa força e coragem. Vejamos o que diz o profeta Joel 3: 9 a 11. Eis aí o estágio em forma de guerra, combate, e quase sempre esse combate começa dentro de nós, pois na verdade não é fácil VENCER certas convicções, certas tradições, certas maneiras de viver, e etc. Mas é preciso vencer. Em todas as Cartas endereçadas às Sete Igrejas que estavam na Ásia, o Senhor sempre termina a mensagem fazendo as Maravilhosas promessas, mas antes dizendo: Ao que Vencer... São Sete Promessas, isto é muito significativo, pois nos lembra de que, o Senhor Deus é Perfeito, só os Perfeitos poderão julgar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário