A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 11 de janeiro de 2015

LIÇÕES BÍBLICAS / O BEZERRO DE OURO - Lição: 02

LIÇÕES BÍBLICAS

Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 11 – 01 – 2015.
Lição: 02.      
Título da Lição
 O BEZERRO DE OURO

Texto Áureo: “Então disse o Senhor a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido,” (Êxodo. 32: 7).
      
HINOS SUGERIDOS:
443 – 334 - HC

Leitura Bíblica em Classe. (Êxodo. 31: 1 a 10)
1 – DEPOIS falou o Senhor a Moisés, dizendo:
2 – Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, o filho de Uri, filho de Ur, da tribo de Judá,
3 – E o enchi do espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o artifício,
4 – Para inventar invenções, e trabalhar em ouro, em prata, e em cobre,
5 – E em lavramento de pedras para engastar, e em artifício de madeira, para obrar em todo o lavor.
6 – E eis que eu tenho posto com ele a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todo aquele que é sábio de coração, para que façam tudo o que te tenho ordenado;
7 – A saber, a tenda da congregação, e a arca do testemunho, e o propiciatório que estará sobre ela, e todos os vasos da tenda;
8 – E a mesa com os seus vasos, e o castiçal puro com todos os seus vasos e o altar do incenso.
9 – E o altar do holocausto com todos os seus vasos, e a pia com sua a base;
10 – E os vestidos do ministério, e os vestidos santos de Arão o sacerdote, e os vestidos de seus filhos, para administrarem o sacerdócio.

INTRODUÇÃO:

I – O BEZERRO DE OURO
(Definição:) O bezerro de ouro = Idolatria a deuses pagãos. Assim era o povo que veio do Egito, assim somos nós quando não aguentamos mais, e aí nos lembramos de que existe um Deus que os crentes dizem ser bom. Na verdade o Senhor Deus a tudo contempla, portanto de tudo é sabedor e tinha ciência de tudo quanto aquele povo obstinado estava passando ali no Egito. Mas um dia... Ele ouviu o clamor (Êxodo. 3: 7 a 9). O verso 9 diz que: - Agora o clamor chegou a mim... Isto nos deixa muito claro que, enquanto dá para aguentar, vão aguentando. Interessante é que o Senhor com certeza via aquela situação com muita tristeza, pois afinal Ele não fez com as suas próprias Mãos o ser humano para sofrer, nem para serem escravos uns dos outros, mas o pecado original rebaixou a criatura de Deus, dessa forma o Senhor não intervém, Ele espera que venham a Ele, afinal a Promessa do Salvador está, e estará sempre de pé.
Mas Onde Estava Moisés Quando foi Erguido o Bezerro de Ouro? Sendo Moisés escolhido para ser um Tipo de Cristo, foi enviado pelo Senhor Jeová ao monte. (Êxodo. 24: 12 a 14). Tudo certo, tudo no esquema do Senhor, Josué sobe com Moisés, porém os demais ficam. Moisés ali ordenou a Arão e Hur que ficassem no comando, na mesma sintonia de Moisés e Josué, e não compactuar com a loucura do povo, vemos que no verso 14 que, tanto Arão quanto Hur, e também o povo foram até ao pé do monte, e ouviram muito bem as instruções de Moisés. Essas coisas acontecem até aos dias de hoje, quantos Ministérios existem em que nem todos estão na mesma sintonia, em concordância com a diretriz da Casa do Senhor, é por isso que muitas Congregações já caíram. Muitas rebeliões já aconteceram, se fazem amigos entre si, e não amigos do Senhor Jesus (João 15: 14). Vemos ai com clareza, que na verdade o que aquele povo queria lá no Egito era sair daquela escravidão de trabalhos, mas para seguir o Senhor Deus de Israel? Nunca! Eis ai uma das muitas provas que eles deram ao Senhor: Mas antes vamos voltar a Êxodo 31: 1 a 11. Aqui estamos resumindo falando somente do Tabernáculo, do Altar, e etc. É bom lembrar que Moises ficou no monte quarenta dias. Agora vamos ver no cap. 32 aquele em que Moisés confiou uma grande tarefa, sendo seu próprio
irmão, Arão não pensou duas vezes em satisfazer a vontade daquele povo idólatra, transgressor, (Êxodo. 32: 1 a 7). Assim procedem muitos de nós quando recebe todas as orientações na Casa do Senhor e não praticam, vão praticar outras coisas, ou continuar nas mesmas práticas do Egito. Fico imaginando nos dias atuais, o mesmo Senhor virando-se para o Filho Jesus e dizendo: Olha lá como está o teu povo! E como Moisés, o Senhor Jesus vai intercedendo, clamando ao Pai mais um pouco de paciência, afinal neste presente tempo, Ele está como Intercessor, mas até quando? Moisés dali mesmo intercedeu pelo povo (versos 10 a 14).
Será que As Tábuas de Pedra Deram Trabalho para Fazer? Não temos em parte alguma nas Escrituras o tamanho, ou seja, a metragem das Tábuas da Lei, mas podemos calcular pela metragem da Arca do Concerto que elas não deveriam ser muito grandes, mas não há como calcular o trabalho e o desgaste de quem a escreveu. Na verdade diz o texto que os escritos foram esculpidos pelo Dedo de Deus (Êxodo. 32: 16), você sabe o que é esculpir na madeira com o dedo? Ninguém pode imaginar, pois só o Senhor se dedicaria tanto por um povinho tão cruel. É realmente uma crueldade para com Deus, transgredir as Suas Palavras, pois é Fruto de Sacrifício, e esse Sacrifício teve inicio lá atrás, no dia exato em que o homem pecou. O Senhor ali já pode sentir o que seria dali para frente. Satanás conseguiu injetar até a alma humana sua essência em forma de fruto (Gl. 5: 16 a 21). Eis a razão de o Senhor haver proibido tocar naquele fruto. A Bíblia nos fala sobre caminhos tortuosos: Esse povo que estava ali no Egito sofrendo simplesmente as suas próprias consequências, de geração a geração, por quê? Por que um dia lá no passado essa geração vendeu seu irmão como escravo. Bem, já sabemos bem essa história. Mas o Senhor se compadeceu e os livrou só que, não houve nenhum reconhecimento, ou arrependimento da parte desse povo, é como se diz: Eles saíram do Egito, mas o Egito não saiu deles. Com muitos de nós acontece o mesmo, dizem ter recebido a Jesus, passam pelas águas batismais, e até recebem o batismo com o Espírito Santo, porém continuam com as mesmas práticas pagãs, colocando Jesus no meio de suas misturas. Mas Jesus está muito tranquilo: (Mat. 5: 48)    

Nenhum comentário:

Postar um comentário