A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 9 de novembro de 2014

LIÇÕES BÍBLICAS / É CHEGADO O TEMPO DO FIM - Lição: 06.

LIÇÕES BÍBLICAS

Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 09 – 11 – 2014.
Lição: 06.      
Título da Lição
É CHEGADO O TEMPO DO FIM
Texto Áureo:
“Ah”! se o meu povo me tivesse ouvido! Se Israel andasse nos meus caminhos! (Sal. 81. 13).
HINOS SUGERIDOS:
334 – 371 - HC

Leitura Bíblica em Classe. (Sal. 81. 7 a 15)

7 – Clamaste na angustia, e te livrei; respondi-te do lugar oculto dos trovões: provei-te nas águas de Meribá.
8 – Ouve-me povo meu, e eu te admoestarei: ah! Israel, se me ouvisses!
9 – Não haverá entre ti deus alheio, nem te prostrarás ante um deus estranho.
10 – Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, abre bem a tua boca, e tá encherei.
11 – Mas p meu povo não quis ouvir a minha voz, e Israel não me quis.
12 – Pelo que eu os entreguei aos desejos de seus corações, e andaram segundo os seus próprios conselhos.
13 – Ah! Se o meu povo me tivesse ouvido! Se Israel andasse nos meus caminhos!
14 – Em breve eu abateria os seus inimigos, e voltaria a minha mão contra os seus adversários.
15 – Os que aborrecem ao Senhor terse-lhe-iam sujeitado, e o tempo dele seria eterno.


16 – E eu o sustentaria com o trigo mais fino e o saciaria com o mel saído da rocha.
INTRODUÇÃO

I – É CHEGADO O TEMPO DO FIM
Definição: Hoje falaremos de um período muito triste, quando o Senhor decidiu que não falaria mais ao seu povo. e calou-se. O último livro profético do Antigo Testamento foi Malaquias. Esse profeta descreveu toda a situação espiritual em que se encontrava o chamado “povo de Deus”. A situação era calamitosa em termos de perversão na Adoração ao Senhor. Havia uma profanação total.
A Ingratidão do Povo
     Vemos logo no primeiro capitulo de Ml verso 6 o desgosto do Pai nosso por conta do desprezo do povo que ele tanto amou. “O filho honrará o pai, e o servo a seu senhor, e, se eu sou Pai, onde está a minha honra? E, se eu sou Senhor, onde está o meu temor? Diz o Senhor dos exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome e dissestes: Em que desprezamos nós o teu nome?”
      Vejamos agora a queixa do Senhor no verso 7, 8, e o verso13, chega ser sinistro o proceder daquele povo, vejam que eles chegaram ao ponto de trazer fruto de roubo, ou seja, animais roubados para oferecerem no Altar da Casa do Senhor. Ainda o verso 14. O Senhor chama de maldito todo aquele que mente, tenta enganá-lo, como se isso fosse possível. No capitulo dois, Ele se vira aos sacerdotes e vai decretando toda a sentença... (Ml. 2: 1 a 8). Podemos ver nesse pequeno texto a mesma situação que ocorre nos dias atuais, em toda a face da terra no meio dos crentes, e nós aqui também devemos estar em vigilância, ou seja, na meditação constante da Palavra para cumpri-la, perto está a volta do Senhor.
Os Casamentos Com Mulheres Estranhas e o Divorcio São Ilícitos
      Dando prosseguimento, o Senhor vai discorrendo os seus Mandamentos, agora Ele se refere a algo realmente muito sério que é a questão casamento com estranhos, o divorcio tudo isto realizado pelos sacerdotes. E hoje? É o mesmo que os falsos pastores estão fazendo. Permitem que os membros de sua congregação se divorciem e se case de novo (Ml. 2: 13 a 16).
Quando o Senhor chamou Abraão de uma terra distante, Ele tinha uma meta. Era criar e abençoar uma instituição chamada família.
     E Abraão seria o pai de todas as famílias da terra, para que houvesse filhos, crianças, adolescentes e jovens felizes. Cristo é a Felicidade, para isso é preciso que haja casamentos abençoados, respeitados, venerados! (Hb. 13: 4). Hoje não vemos mais nenhuma criança feliz, pois praticamente não existem mais famílias no modelo instituído por Deus. A mistura é muito grande, e vemos que nessas alturas não há mais volta.

     Mas voltando ao livro de Malaquias, vemos no capítulo 3, o anuncio da primeira vinda do Senhor precedida pelo seu anjo. A quem, o Senhor Deus Pai está se referindo? Certamente a João Batista, e essa primeira vinda do Senhor se refere ao Nascimento do Menino Jesus (Ml. 3: 1 a 3).
    Essa promessa antecede o período de silencio. O Senhor fez a promessa e calou-se por 400 anos.
    Diz a história do judaísmo que nesse período de silencio, os judeus se aliaram a povos de toda sorte de  heresias, aliás, eles já estavam perdidos.
    Exceto a família de  Zacarias e Isabel, pais de João Batista,  Joaquim e Ana pais de Maria. Essas famílias conservaram a Fé e a Doutrina da Palavra (Ml. 4: 2 a 6). Podemos aqui nesses últimos versículos do livro sentir mesmo que o Senhor estava se despedindo por um tempo de seus queridos. E  fazendo a eles um lembrete no verso 4.
 “Lembrai-vos da Lei de Moisés, meu servo, a qual lhe mandei em Horebe para todo o Israel, e que são os estatutos e juízos.”
    Muito Linda esta despedida do Senhor por um período de 400 anos.
     Então veio João como o último profeta, na sua pregação severa e maravilhosa. Batizando nas águas, em fim realizando um trabalho difícil, como ele mesmo disse: “E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário