A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 2 de novembro de 2014

LIÇÕES BÍBLICAS / DESPERTA TU QUE DORMES - Lição: 05


LIÇÕES BÍBLICAS 
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 02 – 11 – 2014.
Lição: 05.      
Título da Lição
DESPERTA TU QUE DORMES

Texto Áureo:

“Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.” (Ef. 5: 14)

HINOS SUGERIDOS:
186 – 372 - HC 

Leitura Bíblica em Classe. (Sal. 37: 1 a 10)

1 - NÃO te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que obram a iniquidade.

2 – Porque cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura.

3 – Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.

4 – Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração.

5 – Entrega teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.

6 – E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia.

7 – Descansa no Senhor, e espera nele, não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.

8 – Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes para fazer o mal.

9 – Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra.
10 – Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá.


INTRODUÇÃO

I – DESPERTA TU QUE DORMES
Definição: despertar do sono da indolência. O que seria uma indolência? Indolência vem da índole, na verdade indolência significa: Insensibilidade, apatia, negligência, desânimo.
      Tudo que o Senhor não quer ver no meio da Igreja, são os ímpios que atrapalham o bom andamento dos que realmente querem ser filhos de Deus. Certa vez o Apóstolo Paulo admoestou o povo, e isto ficou escrito para que chegasse até nós hoje, a situação alarmante em que estamos vivendo: “E digo, conhecendo o tempo, que é já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé”. (Rom. 13: 11)
     Todo este texto é importante, mas bem no final o Apóstolo menciona uma coisa que realmente tem sido uma pedra no sapato de muitos, a FÉ! Oh! Coisa complicada! Mas acontece que o final do versículo diz que, o que aceitamos quando nos convertemos ao Senhor é a Fé, Jesus é a própria FÈ.
    O Hino que acabamos de cantar diz: “Pela Fé que uma vez foi me dada, pra seguir o Cordeiro de Deus...” Entende-se que, essa FÉ foi dada apenas uma vez. Deu, está dada. Agora vamos raciocinar sobre a parte b da estrofe do hino: “... Pra seguir o Cordeiro de Deus”. Então podemos entender que: Esta FÉ torna-se uma arma poderosa para que o indivíduo possa atravessar todos os obstáculos, toda a intempérie da vida, vencer todas as tentações, etc. (I João. 5: 4). Ora, se a pessoa recebeu Jesus como Salvador consequentemente é nascido de Deus!
Cuidado Com as Falsas Poesias.
     É preciso ter cuidado e não sair por aí cantarolando coisas que não diz respeito à Palavra de Deus. Por exemplo: Pegadas na areia, muito bonitinha, muito emocionante e etc. e tal. Só que não tem nada a ver com a vida daquele que um dia recebeu Jesus gostoso, como Zaqueu. Desde que Jesus iniciou na terra o seu Ministério e foi comissionando àqueles que seriam seus discípulos, Ele, Jesus normalmente foi passando e chamando; vem e segue-me (Mat. 4: 18 a 22). Após estas primeiras chamadas, Jesus vendo a grande multidão, sobe o monte e vai ensinar TUDO que aquela gente precisava saber.
      Em nenhum momento lemos que Jesus prometeu carregar alguém no colo. Todos os ensinamentos do Sermão do Monte trazem incentivos à FÉ. Seguindo toda essa receita não há quem vá cair no buraco.
      Desde o Antigo Testamento são as Palavras do Senhor sempre de muito incentivo à FÉ, haja vista a nossa leitura Bíblica em classe. E quem quiser conferir todo o Salmo verá que são promessas do principio ao fim. São 40 versículos no Salmo 37, porém o último fecha realmente com chave de ouro, pois diz: “E o Senhor os ajudará e os livrará; ele os livrará dos ímpios e os salvará, porquanto confiam nele.”
    Prestem bem atenção: aos que confiar Nele de verdade! Não basta dizer: “eu confio no Senhor”, mas na hora do perigo se acovarda e pede oração.
     Vamos deixar bem claro mais uma vez: O ato de pedir oração quando se está em algum perigo, ou seja, lá por que for, é altamente ofensivo a: Deus Pai, Deus Filho, e Deus Espírito Santo. Por quê? Porque com essa atitude, o individuo está dizendo com todas as letras, que nunca recebeu Jesus como Único e Suficiente Salvador, pois quem é salvo de verdade não pede oração, mas ora constantemente agradecendo ao Senhor por tudo, pois aprendeu que esta é a vontade de Deus (I Tes. 5: 16 a 18).
      A vontade de Deus deve ser levada em grande consideração, ou seja, deve ser levada muito a sério, por parte dos que professam a Fé, pois fazendo assim, receberão a santificação que é um premio aos que tomam POSSE de todas as Promessas contidas na Bíblia.
    Desde o principio vemos através das Sagradas Letras a aversão que o Senhor tem aos covardes e medrosos, Ele manda voltar do caminho (Jz. 7: 3). É preciso entender de uma vez por todas que no Céu não pode entrar esse tipo de gente, desde a saída do Egito ante os primeiros obstáculos ali a margem do Mar Vermelho, o Senhor disse a Moisés: “Porque clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.” (Êx. 14: 15).
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário