A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 31 de agosto de 2014

LIÇÕES BÍBLICAS / O VOTO DE JEFTÉ - Lição 9

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 31 – 08 – 2014.
Lição - 9
Título da Lição

O VOTO DE JEFTÉ
Texto Áureo

“O sacrifício dos ímpios é abominável ao Senhor, mas a oração dos retos é o seu contentamento.” (Prov. 15: 8).

HINOS SUGERIDOS
103 – 306
Leitura Bíblica em Classe.  (Ecl. 5: 1 a 6)
1 – GUARDA o teu pé, quando entrares na casa de Deus; e inclina-te mais a ouvir do que a oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.

2 – Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; pelo que sejam poucas as tuas palavras.

3 – porque, da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo da multidão das palavras.

4 – Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos: o que votares, paga-o.

5 – Melhor é que não votes do que votes e não pagues.

6 – Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas diante do anjo que foi erro: por que razão se iraria Deus contra a tua voz, de sorte que destruísse a obra das tuas mãos? 

INTRODUÇÃO:
I – CUIDADO COM OS VOTOS EM NOME DO SENHOR!

Definição – Fazer um voto ao Senhor é fazer-lhe uma promessa, e isto é muito sério.
     Vamos raciocinar; para que tenhamos condição de fazer uma promessa ou voto ao Senhor, é preciso estar muito bem adestrado na Palavra Divina para não cairmos no fracasso em que caiu um homem chamado Jéfter.
     Conta a história que esse homem não era hebreu, isso para principio de conversa, ele pertencia a Gileade, ou seja, era gileadita, filho de uma prostituta, Gileade era seu pai. Jefté era meio cananeu. (Jz. 11: 1)
Servidão Sob os Filisteus E os Amonitas. (Jz 10. 6 a 18).
     Esse belíssimo texto nos deixa clara a situação em que se encontrava o povo de Israel. No momento em que seriamente se arrependem e dão sinais de conversão ao verdadeiro Deus, vemos que o Senhor se compadece desse povo (Verso16). Daqui começamos a ver uma pequena história a qual devemos prestar muita atenção: (Jz 11: 1 a 3), Jefté não tem bons antecedentes pelo que se vê. Foi expulso da casa do pai por ser bastardo, filho de prostituta, indo para rua da amargura homens levianos (bandoleiros) se juntaram com ele e ele consentiu. Mas passados algum tempo (verso 4), a partir do verso 5 houve uma proposta da parte dos anciões de Gileade, foram a Jefté fazer uma proposta (versos 5 a 10). A partir do verso (11 a 29), perante o Senhor em Mispa (Torre de Vigia), o Espírito do Senhor vem sobre Jefter!
     Paremos aqui e meditemos: Aqui vemos com alegria o quanto o Nosso Senhor está atento a tudo, Ele prestando muita atenção naquela mensagem enviada por Jefté ao rei dos filhos de Amom (versos 12 a 15...), vemos até aqui o grau de conhecimento histórico desse moço chamado Jefté, ele até poderia não ser filho de Israel, nem obediente aos Mandamentos divinos, mas mostrava-se justo quanto à verdade dos fatos. Por isso moveu-se o Espírito do Senhor (verso 29). E o Espírito do Senhor o impulsiona a chegar.
    Diante dos filhos de Amom (verso 29). Não haveria nenhuma necessidade de se fazer voto ao Senhor, pois, a guerra já estava ganha. O Senhor era com ele. Jefté não sentiu dessa maneira porque não era na verdade um homem ligado ao Senhor, temente a Ele. Ele apenas conhecia a história de Israel, como muitos eruditos hoje com grande conhecimento, porém conhecer a Deus e amá-lo em espírito e em Verdade é outra coisa.
      No verso 30 ele faz um voto de tolo, pois nenhum Temor santo havia nele, ele não tinha base espiritual para fazer principalmente esse tipo de voto. Só os Sacerdotes poderiam oferecer holocausto de sangue ao Senhor, porém nunca de seres humanos. Quem poderia sair de dentro de sua casa senão um ser humano?
      Voltando um pouco ao verso 29, para que fique bem claro o reconhecimento do Senhor às palavras de Jefté ali diante do rei dos amonitas. O Senhor decidiu usar a Jefté naquela missão pela veracidade de suas palavras em prol da defesa de Israel, e ele está contado na galeria dos heróis da fé (Hb. 11: 32). Isso é para que nós entendamos que o Senhor leva em conta qualquer gesto nosso por menos que seja fica registrado no Livro das memórias no Céu. (Mat. 10:42.). Há também a questão da salvação (Mat. 8: 11, 12).

Mas Afinal Jefté Sacrificou a Filha em Holocausto ou Não?
     Há muitas falácias acerca desta situação por conta dos bonzinhos. O certo é que após a grande batalha Jefté foi vencedor, não pelo voto, mas pelo que o Senhor já havia decretado no verso 29 de Juízes cap. 11. O ato de Jefté, ou seja, o voto é comparado aos atos dos crentes sem fé, aliás, basta ser crente para não ter nenhuma fé. E agora? Que fazer ante essa situação arrasadora, vendo ali sua linda filha, tão feliz, dançando, tão cheia de vida, querendo se casar agora condenada pelo próprio pai a morrer. Jefté se angustiou muito (34, 35), como falamos acima ele era conhecedor de toda a história, sabia que após um voto ao Senhor não poderia revogar, mas o pior é que ele não tinha o conhecimento espiritual, ele não conhecia os rituais Santos, ou seja, o que servia para o Senhor e o que não servia. O certo é que: no verso 36 com tristeza a filha se submete ao holocausto e ele é cumprido no verso 39. É preciso que fique claro que o Senhor não recebeu esse holocausto. Cuidado, Pense Bem Antes de Fazer Votos ao Senhor!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário