A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 24 de agosto de 2014

LIÇÕES BÍBLICAS / A ABOMINAÇÃO DA DESOLAÇÃO - Lição 8


LIÇÕES BÍBLICAS

Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”
Data: 24 – 08 – 2014.

Lição 8.               Título da Lição 

A ABOMINAÇÃO DA DESOLAÇÃO 
Texto Áureo 
“E, SAINDO ele do templo, disse-lhe um de seus discípulos: Mestre olha que pedras, e que edifícios! E respondendo Jesus disse-lhe: Vês estes grandes edifícios? Não ficará pedra sobre pedra que não seja derribada.” (Mc. 13: 1 2). 

    HINOS SUGERIDOS:
 461 - 416

Leitura Bíblica em Classe. (2 Cron. 2: 1 a 5) 

1 – E DETERMINOU Salomão edificar uma casa ao nome do Senhor, como também uma casa para o seu reino.

2 – E contou Salomão setenta mil homens de carga, e oitenta mil, que cortassem na montanha: três mil seiscentos inspetores sobre eles.

3 – E Salomão enviou a Hirão, rei de Tiro, dizendo: Como usaste com Davi meu pai, e lhe mandaste cedros, para edificar uma casa em que morasse, assim também usa comigo.

4 – Eis que estou para edificar uma casa ao nome do Senhor meu Deus, para lhe consagrar, para queimar perante ele incenso aromático, e para o pão contínuo da proposição, e para os holocaustos da manhã e da tarde, nos sábados, e nas luas novas, e nas festividades do Senhor nosso Deus: o que é perpetuamente a obrigação de Israel.

5 – E a casa que estou para edificar há de ser grande; porque o nosso Deus é maior do que todos os deuses.
INTRODUÇÃO
I – CUIDADO COM O QUE O SENHOR ABOMINA 

Definição – Abominar: Sentir horror, detestar.
      A história que precede a construção do Templo em Jerusalém nos diz que Davi muito desejava construir um Templo para o Senhor, e um dia em sua casa conversando com o profeta Natã dizia... (1º- Cron. 17: 1, 2). Mas naquela mesma noite estando Natã já em sua casa veio a Palavra do Senhor e lhe disse: (versos 3 ao 12).
     Passaram-se os anos, finalmente chega o tempo da edificação (2º - Cron. 2: 1 a 5) (ver leitura B. em classe).  Para principio de conversa, esse homem chamado Hirão era maçom, bem como o homem que a pedido de Salomão foi enviado por meio de Hirão. Sem se falar do peso em ouro que dali pra frente era enviado a cada ano para Salomão (1º - Rs. 10: 14). Esse peso de ouro equivalia a 10 toneladas de ouro. Porém trazia em si o número da besta. (666).

Salomão e Sua Idolatria (1º - Rs. 11. 1 a 6).

     A origem de seu fracasso foi a sua atração por mulheres estrangeiras e pagãs. (Deut. 7: 1 a 4).
    Tão grande foi a devassa que o Senhor permitiu que esse templo fosse destruído pelos babilônios cerca de 420 anos mais tarde. Nabucodonozor estava a frente desta destruição. Mas o Senhor escondeu a Arca da Aliança.
     Cerca de 90 anos após, o templo foi substituído por uma versão mais simples, construída por Zorobabel, Governador de Judá. (Ageu. 2: 1 a 9). Nisto vemos com clareza o cuidado do Senhor em preservar a ARCA que representava a Sua Presença.
      Até aqui podemos falar com firmeza o que temos observado nesses acontecimentos. Então vejamos: o Grande Templo construído por Salomão foi contaminado desde a sua construção. Foram materiais ilícitos, peças de ouro representando a besta do Apocalipse, e consequentemente a devassa de Salomão.
Mas o Quase Pior Ainda Estava Por Vir
Pois no século II aC. O Templo com uma versão simples reconstruído por Zorobabel príncipe dos judeus, foi profanado por Antíoco IV Epifânio, pois mandou sacrificar uma porca sobre o Altar.
     Mas quem foi esse homem e em que parte de nossa Bíblia se faz menção dele? Em Daniel cap. 8: 8 a 11.
     Esse homem foi um rei da Síria no século II a C. este incidente deu origem à revolta dos Macabeus. A insatisfação do Senhor está escrita em Malaquias cap. 1: 14. Nesse caso fica claro que o Senhor Jeová não se fazia presente naquela casa. Ele chamou aquele holocausto (a porca) de cousa vil. 

Mas Agora Sim, Vem o Pior
     Agora vem Herodes e ordena que uma remodelação seja feita ao templo, considerada por alguns judeus como uma profanação, pois entendiam que na verdade o propósito de Herodes era agradar a César. E diz a história que milhares de homens estiveram envolvidos na construção. Todo coberto de laminas de ouro, em fim, uma obra esmerada, mas o Senhor não estava lá, apesar da Arca da Aliança estar, mas apenas guardada pelo Senhor.
     Esta situação ficou muito delicada, só mesmo o Senhor Deus Pai para saber resolver. E sua resolução vem através da esperança em Seu Filho Jesus. Deus sabe aguardar. Era necessário que Jesus cumprisse toda a Escritura acerca de sua paixão e morte. Para que assim fosse resgatada para sempre a Arca da Aliança que na terra representava a presença de Deus. No momento exato em que Jesus expirou na cruz, o Véu do templo foi rasgado literalmente de alto a baixo e a Arca subiu! (Mat. 27: 50, 51).
     Neste exato momento quando o véu do templo é rasgado, a Arca sobe com Jesus aos Céus. Entre os anos  93 a 96 dC. Na Ilha de Ptmos João viu (Ap. 11: 19). E é por isto que o Senhor Jesus disse: (Mc. 13: 1. 2). Essa palavra afirmativa de Jesus cumpriu-se no ano 70 de nossa era cristã (Mat. 24: 15 a 18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário