A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 14 de dezembro de 2014

LIÇÕES BÍBLICAS / AS DUAS ÁRVORES - Lição: 11

LIÇÕES BÍBLICAS

Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 14 – 12 – 2014.
Lição: 11.      
Título da Lição
AS DUAS ÁRVORES
Texto Áureo:
“Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.” (Ap. 22: 14).
HINOS SUGERIDOS:

142 – 509 - HC

Leitura Bíblica em Classe. (Prov. 4: 10 a 18)

10 – Ouve filho meu, e aceita as minhas palavras, e se multiplicarão os anos de vida.
11 – No caminho da sabedoria te ensinei, e pelas carreiras direitas te fiz andar.
12 – Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e se correres, não tropeçarás.
13 – Pega-te à correção e não a largues: guarda-a, porque ela é a tua vida.
14 – Não entres na vereda dos ímpios, nem Andes pelo caminho dos maus.
15 – Evita-o; não passes por ele: desvia-te dele e passa de largo.
16 – Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono se não fizerem tropeçar alguém.
17 – Porque comem o pão da impiedade, e bebem o vinho das violências,

18 – Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.

INTRODUÇÃO

I – AS DUAS ÁRVORES
Definição: Estamos nos referindo às duas Árvores no meio do Jardim no Éden. Lemos em Gênesis 2 que o Senhor plantou duas árvores: uma chamada Árvore da Vida e a outra, Árvore do conhecimento do Bem e do Mal. Mas voltando a um passado um tanto distante, quando o Senhor havia criado o Céu, e lá criou todos os seus anjos, e destacou um, Lúcifer. A este o Senhor dotou de todos os predicados, e o fez querubim ungido que servia diante do Trono de Deus (Is. 14 e Ez. 28). Ele pecou, exaltando-se, permitindo que sua mente fosse tomada pelo orgulho, e fez de tudo para destronar o Senhor Deus (Is. 14: 13 a 15).
Deus é Tremendo em Suas Obras
     Após ter passado por todo aquele levante de Lúcifer no Céu, ou seja, a rebelião de Satanás, o Senhor contrariou a sua própria natureza criando o mal, embora Nele nunca existisse o mal, mas as circunstâncias o levou a isto (Is. 45: 7). É bom termos cuidado aqui neste texto: O Senhor indiretamente permitindo que Satanás criasse o mal, e usa as influencias malignas de Satanás para ensinar a humanidade a RESISTIR ao mal e desenvolver um caráter reto. Nisto entendemos que: Satanás não pode fazer o que quer, ele é, e será sempre subalterno a Deus, ou seja, o Senhor está no comando sempre!
Não Despreze a Essência do Senhor!
     Lúcifer ao ser criado recebeu a Essência do Senhor, ou seja, todos os atributos, as qualidades éticas e morais do Senhor e, no entanto pecou grandissimamente contra o Seu Criador. Da mesma forma o homem ao ser feito pelas Mãos da Trindade, recebeu todas as virtudes, e ainda mais, o direito de viver eternamente sem passar pela morte. (Gen. 1: 26). Mas voltando as Duas Árvores: O Senhor ao idealizar a criação da terra, incluído em seu plano estava a plantação de duas árvores especiais, uma simbolizando o Caminho de Deus (Árvore da vida), e a outra, o caminho de Satanás a árvore do conhecimento do bem e do mal (livre arbítrio). Passemos agora a entender os frutos de cada uma das árvores no meio do Jardim:
Cada Árvore Tem Seus Frutos
    Cada árvore do Jardim no Éden tem seus frutos. Os frutos da Árvore da Vida são os que refletem o caráter de Deus. Exalam a Essência do Senhor, sem se falar do grande Amor altruísta. Esse amor reflete nos Dez Mandamentos. Os primeiros quatro Mandamentos o Senhor requer de nós todo o amor, ou seja, que nós o amemos de todo nosso ser, e quanto aos Mandamentos restantes, somos admoestados a amar ao próximo. A Árvore da vida contém também o Fruto do Espírito do Senhor (Gl. 5; 22, 23).
Os Frutos do Conhecimento do Bem e do Mal
     Foi sobre a árvore do conhecimento do bem e do mal, que Satanás pregou seu primeiro “sermão” para Eva, Deus permitiu que Satanás entrasse no Jardim para tentar o casal crente, habitante. Obs. Não foi por acaso que o Senhor fez o homem do pó da terra através de suas mãos, diferente da criação de Lúcifer que foi criado no Céu, e recebeu toda a liberdade para agir, fazer, desfazer, reger, comandar, aprendeu com o Senhor até como criar anjos, e Deus permitiu que ele criasse anjos para ele também. E foi junto a esses anjos criados por ele que foi formada a rebelião no Céu. (Ez. 28: 14 a 17). Desta vez o Senhor simplesmente pediu ao casal que não tocasse naquela árvore para que não morressem, pois os frutos daquela árvore não eram bons. A árvore do bem e do mal simboliza  o sistema pecaminoso deste mundo, é uma mistura do bem e do mal. Vejamos o exemplo do jovem Daniel e seus companheiros, o que eles enfrentaram na Babilônia. Nem tudo que havia na Babilônia era ruim. Ele e seus companheiros foram instruídos em todo conhecimento (Dan. 1: 3 a 6). Contudo, não deixaram a Lei do Senhor, não provaram do fruto da árvore má (Dan. 1: 5 e 8). O Senhor permitiu a entrada de Satanás no jardim para provar aquele casal, e eles não passaram na prova. Da mesma forma o Senhor provou a Daniel e seus amigos e eles passaram com louvor! Portanto estejamos atentos, a Árvore da Vida é o Caminho, e o Caminho é Jesus (Jo. 14: 6) – A árvore do conhecimento do bem e do mal é a morte (Gl. 5: 16 a 21).    

Nenhum comentário:

Postar um comentário