A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Lições Bíblicas / OLHAR SÓ PARA JESUS! - Lição: 12

                                       Lições Bíblicas

Classe:  Ovelhas do Bom Pastor

Data:  17 – 10 – 2021

Título da Lição: OLHAR SÓ PARA JESUS!

 Lição: 12

 Texto Áureo: “Ensina-me, ó Senhor, o caminho dos teus estatutos,”

 Leitura Bíblica em Classe:    33 – 511 -  HC.       (Habacuque. 3: 1 a 13)

1 – ORAÇÃO  do profeta Habacuque sobre Sigionote.

2 – Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi: aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica: na ira lembra-te da misericórdia.

3 – Deus veio de Temã, e o santo do monte de Parã. (Selá.) A sua gloria cobriu os céus, e a terra encheu-se do seu louvor.

4 – E o seu resplendor era como a luz, raios brilhantes saiam da sua mão, e ali estava   esconderijo da sua força.

5 – Adiante dele ia a peste, e raios de fogo sob os seus pés.

6 – Parou, e mediu a terra: olhou, e separou as nações: e os montes perpétuos foram esmiuçados, os outeiros eternos se encurvaram: o andar eterno é seu.

7 – Vi as tendas de Cusã  em  aflição; as cortinas da terra de Midiã  tremiam.

8 – Acaso é contra os rios, Senhor, que estás irado? contra os ribeiros foi a tua ira  ou  contra o mar foi o teu furor, para que andasses montado sobre os teus cavalos?

9 – Descoberto se fez o teu arco: os jumentos feitos às tribos foram uma palavra segura. (Selá.) Tu fendeste a terra com rios.

10 – Os montes te viram, e tremeram: a inundação das águas passou; deu o abismo a sua voz, levantou as suas mãos ao alto.

11 – O sol e a lua pararam nas suas moradas; andaram à luz das tuas flechas, ao resplendor do relâmpago da tua lança.

12 – Com indignação marchaste pela terra, com ira trilhaste as nações.

13 – Tu saíste para salvamento do teu povo, para salvamento do teu ungido.

Título da Lição:   OLHAR SÓ PARA JESUS

 Definição: Mais uma vez estamos dando início a uma meditação para a apresentarmos à melhor Escola do mundo, ou seja, a Escola Dominical.  É através dos Escritos do profeta Habacuque, que vamos extraindo mensagens espirituais que verdadeiramente edificam nossa alma, corpo e espirito. Lá bem no início da vida espiritual do profeta Habacuque, ele sentia o peso do pecado daquele povo de Judá, na verdade ele clamava, intercedia pelo povo, orava mas, a sua voz parecia não ter eco, na verdade o Senhor se calava, e isto o punha em desespero. Quantas vezes isto também vem acontecendo conosco, quantas vezes nos sentimos fracos, deprimidos buscando respostas às nossas orações, e há um silencio da parte do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Isto muitas vezes acontece porque ainda não aprendemos a pedir, é preciso saber pedir mas, para saber é preciso estar com o livro chamado Bíblia Sagrada sempre aberto em nossas mãos, não só para o ler, mas, para meditar em cada versículo, pausadamente, com muita atenção para bem assimilar o que o Santo Espírito quer nos falar. Orar é falar, conversar com o Senhor, para que haja entendimento perfeito. Já temos aprendido que, certa vez o profeta Habacuque estava muito confuso em relação aos pecados no meio do povo de Deus, então disse ao Senhor o seguinte: “SOBRE a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que fala comigo, e o que eu responderei, quando for arguido. Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão, e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler o que correndo passa.” (Habacuque: 2: 1, 2). Que maravilha! Esta foi a maneira que o profeta Habacuque encontrou para evangelizar o povo. É como muitas vezes tem ocorrido conosco, os mensageiros do Senhor. Quando saímos para evangelizar, vamos levando nossos folhetos para entrega-los ao que correndo passa. Vemos aqui neste texto, o próprio Senhor Deus, orientando ao profeta como trabalhar na evangelização no meio do povo.  Tudo isto só pôde acontecer na vida do profeta  Habacuque  por amor as almas perdidas, isto é verdadeiramente dar de graça o que de graça temos  recebido ou seja:  a  salvação de nossa alma;  salvação que traz paz, alegria, vida  e vida nova em Cristo Jesus.  Na verdade tudo se faz novo e assim, desta maneira vão sendo  acrescentadas  na vida  do salvo em Jesus Cristo, uma nova maneira de viver, ou seja; com muita paz e alegrias, uma nova vida em Cristo Jesus. É exatamente como está escrito: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (II coríntios: 5: 17).  E assim foi na vida do profeta Habacuque, ele entendeu a orientação do Senhor que falava com ele. No capítulo 2 do seu livro ele diz: “Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão, e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ver o que correndo passa.  Porque a visão é ainda para o tempo determinado, e até ao fim falará, e não mentirá: se tardar espera-o, porque certamente virá, não tardará.” (Habacuque: 2: 2, 3). Da mesma maneira temos nos dias atuais a responsabilidade de sair em campo levando a mensagem de salvação a todos os que correndo passam por nós, esta é a grande obra que os anjos muito desejaram realizar, porém, como temos aprendido através das Escrituras santas que o menor anjo tem três metros de altura, não seria possível realizarem este trabalho.  Então vamos nós dar continuidade a este trabalho de evangelização olhando para Jesus autor e consumador da nossa fé. Olhar para Jesus crendo, confiando no seu grande amor para conosco pois, estamos vivendo nesta terra tempos trabalhosos, a apostasia tem tomado conta dos seres humanos, até mesmo aqueles que fizeram votos de seguir o Mestre Jesus, tem se apostatado da Fé, a palavra apostasia significa:  afastamento da fé, e isto vem por falta do cumprimento das Sagradas Escrituras, quando procuramos cumprir os Escritos Sagrados passamos a perceber mudanças de comportamentos em nós mesmos, principalmente a paz que provém de Jesus Cristo o Príncipe da Paz. Estamos vivendo neste mundo exatamente como está escrito nas Sagradas Escrituras; tempos trabalhosos, pois por se multiplicar o pecado na terra, o amor de muitos tem se esfriado, e estes pecados que vem se multiplicando no meio do chamado povo de Deus, tem começado dentro dos templos, nós que estamos vindo de longe temos percebido que já não suportam a Sã Doutrina da Palavra de Deus, onde se prega os santos Mandamentos do Senhor os bancos estão vazios, mas isto não deixa de ser um bom sinal, pois Jesus está às portas e, tudo isto já foi previsto pelos profetas que foram antes de nós. Vejamos: “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.” (Mateus: 24: 12). E assim permaneçamos olhando somente para Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário