A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

quinta-feira, 9 de abril de 2020

LIÇÕES BÍBLICA / A APOSTASIA DO POVO! - Lição: 13

LIÇÕES BÍBLICA

Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”
Data: 12 –.04 – 2020.
Titulo da Lição:            A APOSTASIA DO POVO!
Lição: 13
Texto Áureo: “Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos. 
                                                                                                                       (Jr. 8. 20).
Leitura Bíblica em classe:     291  –    292 -  HC                           (Jr. 8: 4 a 16)

4 – Dize- lhes mais: Assim diz o Senhor: Cairão os homens, e não se tornarão a levantar? desviar-se-ão, e não voltarão?
5 – Por que pois se desvia este povo de Jerusalém com uma apostasia continua? retém o engano, não quer voltar.
6 – Eu escutei e ouvi: não falam o que é reto, ninguém há que se arrependa da sua maldade, dizendo: Que fiz eu? Cada um se desvia na sua carreira, como um cavalo que arremete com ímpeto na batalha.
7 – Até a cegonha no céu conhece os seus tempos determinados; e a rola, e o grou e a andorinha observam o tempo da sua arribação: mas o meu povo não conhece o juízo do Senhor.
8 – Como pois dizeis: Nós somos sábios, e a lei do Senhor está conosco? Eis que em vão tem trabalhado a falsa pena dos escribas.
9 – Os sábios foram envergonhados, foram espantados e presos: eis que rejeitaram a palavra do Senhor; que sabedoria pois teriam?
10 – Portanto darei suas mulheres a outros, e as suas herdades aquém as possua; porque desde o menor ao maior cada um deles se dá a avareza: desde o profeta até ao sacerdote, cada um deles usa de falsidade.
11 – E curam a ferida da filha de meu povo levianamente, dizendo: Paz, paz; quando não há paz.
12 – Porventura envergonham-se de cometer abominação? Pelo contrário, de maneira nenhuma se envergonham, nem sabem que cousa é envergonhar-se; portanto cairão   entre os que caem e tropeçarão no tempo em que eu os visitar, diz o Senhor.
13 – Certamente os apanharei, diz o Senhor: já não há uvas na vide, nem figos na figueira, e a folha caiu; e até aquilo mesmo que lhes dei se irá deles.
14 – Por que nos assentamos ainda? Juntai-vos e entremos nas cidades fortes, e ali estejamos calados; pois já o Senhor nosso Deus fez calar e nos deu a beber água de fel; porquanto pecamos contra o Senhor.
15 – Espera-se a paz, e não há bem: o tempo da cura, e eis o terror.
16 – Já desde de Dã se ouve o resfolegar dos seus cavalos: toda a terra treme á voz dos rinchos dos seus fortes; e vêm, e devoram a terra e a sua abundância, a cidade e os que habitam nela. 

Titulo da Lição:  A APOSTASIA DO POVO!

Definição: Nunca em tempo algum houve uma apostasia deste porte no meio do povo. Principalmente no meio dos que dizem ser povo de Deus. Mas o que é apostasia ou apóstata? Afastar-se da Fé, certa vez o Senhor Jesus fez uma pergunta aos que o seguiam pelas ruas, quando Ele por aqui andou através de uma parábola, vejamos: “E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz. E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porem vier o Filho do homem porventura achará fé na terra? (Lc. 18: 7, 8). Mas afinal; o que é apostasia? Afastamento da Fé! As pessoas ainda vão à Casa do Senhor só por interesses mesquinhos, correm atrás de oração, revelação, enfim, querem teatro. Mas, Escrito está com toda clareza quais as duas principais razões para se chegar ao Templo do Senhor; vejamos: “Uma cousa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e aprender no seu templo.”  (Sl. 27: 4). Aí está, sem estes dois objetivos vã será a caminhada, pois é no Templo que a Igreja de Jesus se reúne para juntos aprender a fugir da ira futura, que aliás, esta ira já se encontra ao redor de muitos que um dia chegaram a ser Igreja e hoje retrocederam dando lugar ao Diabo. Vejam que coisa interessante o Senhor de toda a terra deixou escrito para nós: “ Humilhai-vos pois debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte. Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Ao qual resisti firmes na fé: sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.”  (I Pd. 5: 6 a 9). Isto se chama receber a Jesus como Único e Suficiente Salvador! Do contrário é só enganação, comércio, escarneo ao Nome do Senhor. No tempo em que Jesus por aqui andou ficou determinado por Ele que, se abrissem nos lares pontos de pregação do Evangelho. Estamos rememorando a Festa da Pascoa, ou seja, a Festa do Pentecostes e ali foi inaugurado o primeiro Templo na casa de Maria mãe de Marcos, um dos discípulos de Jesus. E assim a Igreja de Jesus que somos nós os humanos, fomos aprendendo através das Sagradas Escrituras o Temor e Tremor  em relação as cousas do Senhor. Outra observação que devemos fazer é a questão templo de Salomão; três anos após Jesus ter sido recebido nos Céus, aquele templo que era o orgulho dos judeus foi derrubado, cumprindo-se assim o que Jesus disse antes de padecer a morte de cruz. Vejamos: “E QUANDO Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. Jesus porem lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada.”  (Mt. 24: 1, 2). Mas porque será que o Senhor não se agradava do grande templo de Salomão? Pois, aquele templo era o orgulho dos judeus, porém não cogitavam saber a procedência de todo o material usado naquela construção, mas nas Sagradas Escrituras podemos encontrar o fornecedor do material para a construção, principalmente no que diz respeito a madeira. Sabemos que as mais antigas citações sobre o Templo de Salomão aparecem sempre em documentários maçônicos, e trataram de passar a referir-se ao templo de Salomão como se fosse uma simples lenda, acontece que nada fica oculto aos olhos do Senhor, e a maçonaria não é uma lenda, mas sim coisa abominável ao Senhor. Diz os Escritos Sagrados que o rei Salomão fez aliança com Hirão, rei de Tiro, e de Sidon, e dele recebeu toda a madeira necessária para a construção do templo, então vemos aqui o desgosto do Senhor Jesus quando por aqui andou, em relação àquela construção, este tal Hirão  se prontificou a enviar todo o material necessário àquela construção, principalmente a madeira. Vejamos o que nos diz o texto em I Reis. Capitulo 5 versiculo 1. “E ENVIOU Hirão, rei de Tiro, os seus servos a Salomão (porque ouvira que ungiram a Salomão rei em lugar de seu pai), porquanto Hirão sempre tinha amado a Davi.” E assim, este homem chamado Hirão deu ordem para que do Líbano fosse enviada toda madeira necessária,  para a construção do templo. Portanto fica explicada a razão das palavras ditas por Jesus aos seus discípulos ali na saída do templo, pois o Senhor não se deixa escarnecer. E três anos após a Ressurreição de Jesus aconteceu exatamente como Ele, Jesus havia dito, ou seja; que ali não ficaria pedra sobre pedra. Hoje nós vemos que a seita levantada nesta nossa terra chamada Brasil, os mercenários com todo o aval do povinho crente, povo que não busca aprender os Escritos Sagrados cooperou para que fosse erguido uma réplica do original que o Senhor Jesus abominou. Será que isto é bobagem? Ou muitos poderão dizer que não tem nada a ver, mas a Palavra do Senhor se cumpre, passe o tempo que passar. E mais; quando o Senhor se refere a abominação é sinal que não haverá perdão. Tudo isto vem nos provar que é chegado o tempo da apostasia (afastamento da Fé). E todo aquele que diz crente em Jesus carrega a responsabilidade dos pecados do mundo, esta historinha que andam contando por aí que cada um vai dar conta de si, em parte é verdade, mas nunca poderemos esquecer a ordem de Jesus, vejamos: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura.” (Mc. 16: 15). Embora o Senhor tenha advertido ao povo sobre os lobos que haveriam de surgir no meio das ovelhas para arrancar-lhes a lã. Portanto grande é a Ira do Senhor sobre a face de toda a terra. O fumo que sobe da terra cheira mal às narinas do Senhor. Is. 65: 5.b.

Nenhum comentário:

Postar um comentário