A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

terça-feira, 7 de maio de 2019

LIÇÕES BÍBLICAS / EZEQUIEL O PROFETA - Lição: 6

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
Data: - 12 – 05 – 2019.     
Titulo da Lição:  EZEQUIEL O PROFETA
Lição: 6
Texto Áureo: “Dai ao Senhor a gloria devida ao seu nome, adorai o Senhor na beleza da sua santidade.” (Sl. 29: 1).
                                       
Leitura Bíblica em Classe:      124  –   HC    344                         (Sl 62)

1 – A MINHA alma espera somente em Deus: dele vem a minha salvação.
2 – Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado.
3 – Até quando maquinareis o mal contra um homem? sereis mortos todos vós, sereis como uma parede encurvada e uma sebe pouco segura.
4 – Eles somente consultam como o há de derribar da sua excelência: deleitam-se em mentiras; com a boca bendizem, mas nas suas entranhas maldizem. (Selá.)
5 – Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança.
6 – Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado.
7 – Em Deus está a minha salvação e a minha gloria: a rocha da minha fortaleza, e o meu refugio estão está em Deus.
8 – Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refugio. (Selá.)
9 – Certamente que os homens de classe baixa são vaidade, e os homens de ordem elevada são mentira; pesados em balanças, eles juntos são mais leves do que a vaidade.
10 – Não confieis na opressão, nem vos desvaneçais na rapina; se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração.
11 – Uma cousa disse Deus, duas vezes a ouvi: que o poder pertence a Deus.
12 – A ti também, Senhor, pertence a misericórdia; pois retribuirás a cada um segundo a sua obra. 


Título da Lição: EZEQUIEL O PROFETA

Definição: Dando continuidade ao estudo sobre o livro do profeta e sacerdote Ezequiel, chegamos ao capitulo 28, este capitulo vai descrevendo para nós até que ponto pode chegar o ser humano criado à imagem e semelhança de Deus: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança;” (Gn. 1: 26 a). Todo ser humano deveria ter sempre em mente este conhecimento, ou seja; ter consciência de que foi criado à imagem de Deus. Falemos um pouco sobre a cidade chamada Tiro; que tipo de cidade era esta? Era uma cidade linda, sua beleza era perfeita, enriquecida, o próprio profeta Ezequiel faz referencia a esta cidade, no cap. 27: 25 ele diz: “Os navios de Tarsis eram as tuas caravanas, por causa do teu negócio; e te encheste, e te glorificaste muito no meio dos mares.” E aí vem aquele Hiran e se tornou rei desta cidade, este mesmo, como vimos na lição passada muito contribuiu na construção do templo de Salomão, o qual foi citado pelo profeta Daniel e posteriormente pelo próprio Senhor Jesus quando por aqui andou, que denominou toda aquela construção como; “abominação da desolação”. Mas vamos dando continuidade falando sobre esta rica cidade chamada Tiro e seu rei era o tal Hiram, aliás, ele invadiu a cidade e tomou posse dela. Assim vemos que o Senhor ordenou ao profeta Ezequiel a dirigir-se ao rei da cidade de Tiro: “Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor Jeová: Visto como se eleva o teu coração, e dizes: Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no meio dos mares (sendo tu homem, e não Deus), e estimas o teu coração como se fora o coração de Deus;” (Ez. 28: 2). Daqui percebemos o estado espiritual daquele homem que o Senhor chamou de príncipe. Este tal homem chamado Hiram tomou posse da cidade, extremamente ambicioso, quanto mais tinha, mais queria ter, e o pior que, ilicitamente, fazia qualquer negócio, maçom, em fim tudo que for contrario aos preceitos do Senhor estava sobre ele. O pior de tudo é que em nossa atualidade estamos presenciando bem de perto o numero de Hirans que vem se multiplicando no meio dos que se dizem crentes em Jesus, eis a razão de tantas desgraças ocorrendo no mundo inteiro, não há mais pastores sérios na face de toda a terra, todos são maçons, todos cometendo abominações, e o povinho crente acompanhando toda esta devassa. Em São Paulo já foi erguido o templo que o Senhor condenou, e os crentes de todo o Brasil fazendo romarias para conhecer, visitar o que Senhor abominou dizendo: “Não ficará pedra sobre pedra.” Mas voltemos a nossa lição de hoje que vai deixando com toda clareza a consequência, ou seja o que aconteceu a esse “príncipe” de Tiro. O pior pecado de um ser humano é querer tomar o lugar de Deus, ser mais poderoso, absoluto e etc. assim aconteceu com este tal Hiram, vejamos: “Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor Jeová: Visto como se eleva o teu coração, e dizes: Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no meio dos mares (sendo tu homem, e não Deus), e estimas o teu coração como se fora o coração de Deus.” (Ez. 28: 2). Daqui já podemos sentir a que caminho este homem estava trilhando, um caminho de morte espiritual, pois há muita gente por ai e por aqui, que só tem aparência de vivo, ou de ser humano, mas que na verdade já estão possuídos por Lúcifer, neste capitulo 28 teremos com toda clareza este fato. Hiram se engrandeceu tanto que passou a praticar nesta terra o mesmo que Lúcifer praticou nos Céus, tudo por conta da ambição de riquezas. Como poderemos contestar o que está Escrito nas Sagradas Escrituras? Então ficamos pensando muitas vezes a situação dos pastores da atualidade, quando só trabalham em prol dos envelopes, os eletrônicos  quando fazem uso da Palavra de Deus, estão falando e os números da conta bancário estão correndo no rodapé da televisão, só visam o dinheiro, se tornaram cães gulosos, assim está escrito sobre esses tais “pastores’’, “E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem: todos eles se tornaram para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte.” (Is. 56: 11). Voltando a lição; com toda clareza, o Senhor a partir dos versos 11 do capitulo 28 diz: “Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Jeová: Tu és o aferidor da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estavas no Éden, Jardim de Deus: toda a pedra preciosa era a sua cobertura, a sardônia, o topázio, o diamante, a turquesa, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o ouro: a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti, no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci: no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que achou iniquidade em ti. Na multiplicação do teu comércio se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei profanado fora do monte de Deus, e te farei perecer, ó querubim protetor, entre pedras afogueadas. (Ez. 28: 12 a 16). Aí está, a situação de todo aquele que se envereda pelo caminho da ganância, em todo este texto o Senhor comparou aquele homem chamado Hiram pela sua ganância a Lúcifer, e assim também é comparado os tais cães gulosos “pastores” que andam por aí. Mas voltando a história havia ainda outra cidade chamada Sidom, o qual o Senhor mandou que Ezequiel profetizasse contra ela. Estes tais são os descendentes da Canaã filho de Noé, aquele que pecou contra seu pai Noé. Os  sidomitas  sempre perseguiram a Israel. E assim o Senhor vai deixando com toda clareza a situação dos dias atuais, no mundo e nas chamadas casas de Deus. Vejamos o que o Senhor diz contra Sidom: “E veio a mim a palavra do Senhor dizendo: Filho do homem, dirige o teu rosto contra Sidom, e profetiza contra ela, E dize: Assim diz o Senhor Jeová: Eis-me contra ti, ó Sidom, e serei glorificado no meio de ti; e saberão que eu sou o Senhor, quando nela executar juízos e nela me santificar. (Ez. 28: 20 a 22). E assim vamos dando continuidade a este estudo sobre os opositores ao Reino Divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário