A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

terça-feira, 16 de abril de 2019

LIÇÕES BÍBLICAS / EZEQUIEL E A VIDEIRA - Lição: 3

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
Data: - 21 – 04 – 2019.     
Titulo da Lição:  EZEQUIEL E A VIDEIRA
Lição: 3
Texto Áureo: “EU SOU a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.” (Jo. 15: 1).                                       
Leitura Bíblica em Classe:      391  – 183  HC                         (Sl. 140: 1 a 13)

1 – LIVRA-ME, ó Senhor, do homem mau: guarda-me do homem violento;
2 – Os quais pensam o mal no coração: continuamente se ajuntam para a guerra.
3 – Aguçaram as línguas como a serpente; o veneno das víboras está debaixo de seus lábios. (Selá.)
4 – Guarda-me ó Senhor, das mãos do ímpio; guarda-me do homem violento, os quais se propuseram desviar os meus passos.
5 – Os soberbos armaram-me laços e cordas; estenderam a rede à beira do caminho: armaram-me laços corrediços. (Selá.)
6 – Eu disse ao Senhor: Tu és o meu Deus: ouve a voz das minhas súplicas, ó Senhor.
7 – Senhor Deus, fortaleza da minha salvação, tu cobriste a minha cabeça no dia da batalha.
8 – Não cumpras, ó Senhor, ao ímpio os seus desejos: não deixes ir por diante o seu mau propósito, para que se exalte. (Selá.)
9 – Quanto aos que, cercando-me, levantam a cabeça, cubra-os a maldade dos seus lábios.
10 – Caiam sobre eles brasas vivas: sejam lançados no fogo: em covas profundas, para que se não tornem a levantar.
11 – Não terá firmeza na terra o homem de má língua: o mal perseguirá o homem violento até que seja desterrado.
12 – Sei que o Senhor sustentará a causa do oprimido, e o direito do necessitado.
13 – Assim os justos louvarão o teu nome: os retos habitarão na tua presença.

Título da Lição: EZEQUIEL E A VIDEIRA

Definição: Alcançando o capítulo 17 do Livro de Ezequiel, vamos apenas nos prender nos primeiros versos que diz: “E VEIO a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, propõe uma parábola, e usa duma comparação para com a casa de Israel. e dize: assim diz o Senhor Jeová: Uma grande águia, de grandes asas, de farta plumagem, cheia de penas de várias cores, veio ao Líbano e levou o mais alto ramo dum cedro. E arrancou a ponta mais alta dos seus ramos, e a trouxe a uma terra de mercancia, na cidade de mercadores a pôs.” (Ez. 17: 1 a 4). Todo o capitulo 17 do livro é uma parábola que o Senhor designou como: A parábola das duas águias e a videira. A videira, vemos com toda clareza que, o Senhor está se referindo à casa de Israel, ou seja; ao seu povoe as duas águias sem sombra de dúvidas se trata de dois poderes: 1º- Poder: O poder babilônico regido por Nabucodonosor. 2º- Poder: o Faraó Hofra do Egito, isto é provado pelo profeta Jeremias quando foi levado por um grande numero de judeus errantes que voltaram ao Egito. Esta é outra parte da história deste povo rebelde, então, por estas e outras, é que o Senhor os levou ao  cativeiro de Babilônia. Mas quanto a esta segunda águia que podemos afirmar ser o Faraó do Egito  vejamos: “Assim diz o Senhor: Eis que eu entregarei Faraó Hofra, rei do Egito, na mão de seus inimigos, e na mão dos que procuram a sua morte; como entreguei Zedequias, rei de Judá, na mão de Nabucodonozor, rei de Babilônia, seu inimigo, e que procurava a sua morte.” (Jr. 44: 30). Esta fala é do profeta Jeremias quando estava exilado no Egito, pois o profeta Jeremias foi levado ao Egito pelo povo rebelde. O importante é que no final desta parábola o Senhor reforça as suas promessas em relação ao seu povo, haja o que houver o remanescente será salvo, pois o Senhor não se preocupa com quantidade, mas sim qualidade, assim foi no passado com Israel, assim será no presente tempo com a Igreja de Jesus, pois Ele mesmo disse: “Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.” (Mt. 22: 14), e mais: “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí, estou eu no meio deles.” (Mt. 18: 20). Portanto, temos entendido um pouco sobre a parábola das duas águias descrita no cap. 17. Passemos então para o capitulo 18; pois, este nos fala sobre a preparação espiritual que se deve ter para estar em perfeita comunhão com o Senhor. Este capítulo 18 nos fala da responsabilidade pessoal. Vejamos com que clareza o Senhor nos fala: “E VEIO a mim a palavra do Senhor, dizendo: Que tendes vós, vós que dizeis esta parábola acerca da terra de Israel, dizendo: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram? Vivo eu, diz o Senhor Jeová, que nunca mais direis este provérbio em Israel. Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.” (Ez. 18: 1 a 4). Então, neste texto aprendemos que a responsabilidade é pessoal, cada um vai dar conta de si mesmo ao Senhor de seus atos, quer sejam bons, quer sejam maus, e o Senhor prossegue por todo este capitulo 18 desenvolvendo seus Mandamentos e reafirmando que a responsabilidade é totalmente pessoal. Ali naquele período de exílio a situação espiritual daquele povo realmente era o pior possível, justamente por esta razão estavam sendo levados ao cativeiro em Babilônia, e assim foram e por lá continuaram a transgredir sempre. O profeta Ezequiel viveu um dos períodos mais difíceis da história do povo de Israel, foi o exílio babilônico quando transportado de Jerusalém para ali conviver, e servir de atalaia em prol daquele povo obstinado, pois foram do principio ao fim transgredindo os preceitos do Senhor. Ezequiel foi de grande importância entre os exilados, pois estava ali para os alertar, os ajudar constantemente sobre o Juízo de Deus, tendo eles consciência de seus pecados, mesmo assim não se arrependiam. E assim cada dia ia o Senhor se distanciando daquele povo, sim, pois está escrito que os nossos pecados faz separação entre nós e o Senhor; vejamos: “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós  e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”. (Is. 59; 2). E assim vamos discorrendo capitulo por capitulo do livro de Ezequiel toda sorte de pecados abomináveis. O cap. 23 nos fala sobre o meretrício que tomou conta de tudo e de todos, igualzinho os nossos tempos atuais, nada novo. Nesta oportunidade queremos deixar bem claro que os sinais estão aí, por toda a parte, os que ainda professam um pouco de Temor ao Senhor, está sentindo o que a Natureza está mostrando, os incrédulos por não conhecerem as Promessas contidas nas Sagradas Escrituras, zombam dizendo que sempre houve catástrofes, sempre houve terremotos e etc., mas é preciso estar ligado na Videira Verdadeira, e quem é esta Videira Verdadeira? É Jesus Cristo!  O cap. 24 nos fala da cidade sanguinária, vejamos: “Portanto assim diz o Senhor Jeová: Ai da cidade sanguinária, da panela que escuma, e cuja escuma não saiu dela! tira dela pedaço a pedaço, não caia sorte sobre ela; Porque o seu sangue está no meio dela, sobre uma penha descalvada o pôs: não o derramou sobre a terra, para a cobrir com pó. Portanto assim diz o Senhor Jeová: Ai da cidade sanguinária!” (Ez. 24: 6 a 9). Este capitulo 24, compara todo este mundo com seus pecados como uma grande panela, estamos sabendo por noticias o quanto se tem derramado sangue diariamente, cada dia aumenta o numero de derramamento, e o Senhor lá dos altos Céus a tudo contempla. Certa vez quando Jesus por aqui andou, seus discípulos fizeram-lhe perguntas sobre o fim deste sistema de coisas, Ele respondeu:  “E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potencias dos céus serão abaladas. então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande gloria.” (Mt. 24: 29, 30). Aí está a grande Promessa, e esta promessa devemos esperar cantando, e salmodiando SEMPRE! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário