A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

LIÇÕES BÍBLICAS / DAVI NA CAVERNA DE ADULÃO - Lição: 4

LIÇÕES BÍBLICAS
 Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
  Data: - 28 – 10 – 2018.     
Titulo da Lição:           DAVI NA CAVERNA DE ADULÃO
Lição: 4
Texto Áureo: “Se tu a minha habitação forte, à qual possa recorrer continuamente”  (Sl. 71: 3).
                                        
Leitura Bíblica em Classe:       212  – 372 - HC               (Sl. 35: 1 a 17).

1 – PLEITEIA, Senhor, com aqueles que pleiteiam comigo; peleja contra os que pelejam contra mim.
2 – Pega do escudo e da rodela, e levanta-te em minha ajuda.
3 – Tira da lança e obstrui o caminho aos que me perseguem; dize a minha alma: eu sou a tua salvação.
4 – Sejam confundidos e envergonhados os que buscam a minha vida: voltem atrás e envergonhem-se voltem atrás e envergonhem-se os que contra mim intentam mal.
5 – Sejam como pragana perante o vento, o anjo do Senhor os faça fugir.
6 – Seja o seu caminho tenebroso e escorregadio, e o anjo do Senhor os persiga.
7 – Porque sem causa encobriram de mim a rede na cova, que sem razão cavaram para a minha alma.
8 – Sobrevenha-lhe destruição sem o saber, e prenda-o á rede que ocultou; caia ele nessa mesma destruição.
9 – E a minha alma se alegrará no Senhor, alegrar-se-á na sua salvação.
10 – Todos os meus ossos dirão: Senhor, quem é como tu, que livras o pobre daquele que é mais forte do que ele? Sim, o pobre e o necessitado daquele que o rouba.
11 – Falsas testemunhas se levantaram: depuseram contra mim cousas que eu não sabia.
12 – Tornaram-me o mal pelo bem, roubando a minha alma.
13 – Mas, quanto a mim, quando estavam enfermos, o meu vestido era o saco; humilhava a minha alma com o jejum, e a minha oração voltava para o meu seio.
14 – Portava-me com ele como se fora meu irmão ou amigo; andava lamentando e muito encurvado, como quem chora por sua mãe.
15 – Mas eles com a minha adversidade se alegravam e se congregavam: os abjetos se congregavam contra mim, e eu não sabia; rasgavam-me, e não cessavam.
16 – Como Hipócritas zombadores nas festas, rangiam os dentes contra mim.
17 – Senhor, até quando verás isto? Resgata a minha alma das suas assolações, e a minha predileta das suas assolações.
Título da Lição: DAVI  NA CAVERNA DE ADULÃO

Definição: Em continuação, estamos no relato sobre as grandes aflições que Davi enfrentou ainda bem jovem por conta da insanidade de Saul, mas como Davi mesmo escreveu no Salmo 34: 19: que diz: “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas.” Mas prossigamos no relato de uma das piores provas que Davi passou naqueles desertos. Após o Sacerdote Aimeleque ter dado a Davi os Pães da Proposição, o qual, somente poderiam comer os Sacerdotes, mas já aprendemos que Jesus, não imputou isto como pecado a Davi, pois ele tinha boas reservas com Deus, ou seja boas obras realizadas durante sua infância e mocidade, sendo ainda tão jovem, era abençoado com as Bênçãos espirituais diante do Senhor Todo Poderoso. Davi já era revestido do Poder do Espírito Santo em seu corpo físico e espiritual, bem como seus pertences, como por exemplo: até seu instrumento musical, sua Harpa era ungida, cheia do poder de Deus, ao toca-la o espírito mau saia de Saul, batia em retirada. Mas naquele encontro com o sacerdote Aimeleque, após comer pão, Davi ainda pediu que lhe fosse dada uma lança ou uma espada, para que ele pudesse seguir sua jornada por aquelas paragens? Vejamos: “E disse Davi a Aimeleque: Não tens aqui á mão lança ou espada alguma? Porque não trouxe á mão nem a minha espada nem as minhas armas, porque o negócio do rei era apressado.” (I Sam. 21: 8). Veremos qual a resposta do sacerdote, mais um sinal de que Davi e seus feitos eram por demais conhecidos, e qual não foi a sua surpresa, quando o sacerdote lhe fala sobre a espada de Golias: “E disse o sacerdote: A espada de Golias, o filisteu, a qual tu feriste no vale do carvalho, eis que ela está aqui, está envolta num pano detrás do éfode: se tu a queres tomar, toma-a, porque nenhuma outra há aqui, senão aquela.” Davi aceitou levá-la com ele. Assim Davi fugiu o mais rápido possível, pois cada vez mais ele ficava assustado com aquela situação, Davi estava por demais conhecido, por toda parte em que ele chegava, era conhecido por seus feitos, mas o pior é que, toda aquela região estava minada pelos filisteus. Davi levantou-se e fugiu e foi a Àquis, rei de Gate, o mesmo aconteceu, na mesma hora os criados de Aquis lhes disseram: Não é este Davi, o rei da terra? E ali vamos tomando conhecimento dos relatos destes criados que, todos os feitos de Davi eram muito conhecidos, e Davi ia com isto ficando muito perturbado, pois para onde ele tentava fugir, dava de encontro com o perigo. Vejamos o que nos diz os versos 12 a 15 do cap. 21: “E Davi considerou estas palavras no seu animo, e temeu muito diante de Aquis, rei de Gate. Pelo que se contrafez diante dos olhos deles, e fez-se como doido entre as suas mãos, e esgravatava nas portas do portal, e deixava correr saliva pela barba. Então disse Aquis aos seus criados: Eis que bem vedes que este homem está louco; por que mo trouxestes a mim? Faltam-me a mim doidos, para que trouxésseis a este que fizesse doidices diante de mim? há de este entrar na minha casa? Então Davi se retirou dali, e se escapou para  outro lugar, a caverna de Adulão. Dali começa haver um pouco de esperança na vida de Davi, conta a história que; quando seus irmãos e toda a casa de seu pai tomaram conhecimento de que ele estava na caverna de Adulão, desceram até ele, e não somente seus parentes, mas diz o texto em I Sam cap. 22 que se ajuntou a ele todo homem que estava em aperto, homens endividados, os que estavam tristes, e ele se fez chefe deles: e eram com ele uns quatrocentos homens: vejamos: “E foi-ce Davi dali a Mizpa dos moabitas, e disse ao rei dos moabitas: Deixa estar meu pai e minha mãe convosco, até que saiba o que Deus há de fazer de mim. E trouxe-os perante o rei dos moabitas, e ficaram com ele os dias que Davi esteve no lugar forte.” (I Sam. 22: 3, 4). Vamos fazer uma observação sobre a citação de Davi sobre sua mãe, que até então nenhuma menção foi feita sobre ela na Bíblia Sagrada, somente seu nome consta nos livros das tradições judaicas: ela se chamava Nitzevet. Mas voltando a peregrinação de Davi numa fuga constante por conta da perseguição de Saul, vemos que neste capitulo 22 de I Samuel no exato momento em que Davi se despede do Sacerdote Aimeleque levando consigo a espada que pertenceu a Golias e foi a mesma com que Davi matou o tal Golias, e agora lhe é  doada pelo sacerdote. Doengue a tudo assistia e assim não perdeu tempo correu a relatar tudo a Saul, que manda matar todos os sacerdotes daquela cidade chamada Nobe. Vemos que no seu momento de fúria naquela guerra contra os sacerdotes de Nobe, ele faz uma pergunta: “Para que vós tenhais conspirado contra mim? E ninguém há que me dê aviso de que meu filho tem feito aliança com o filho de Jessé, e nenhum de vós há que se se doa de mim, e mo participe, pois meu filho tem contra mim sublevado a meu servo para me armar ciladas, com se vê neste dia.”(I Sam. 22: 8), no mesmo instante levanta-se Doengue e reponde: Naquele momento o mau Doengue disse tudo o que presenciou ali em Nobe entre Davi e o sacerdote Aimeleque: “Então respondeu Doengue, o edomita, que também estava com os criados de Saul, e disse: Ao filho de Jessé vi vir a Nobe, a Aimeleque, filho de Aitube, o qual consultou por ele ao Senhor e lhe deu mantimento, e lhe deu também a espada de Golias, o filisteu.” (I Sam. 22: 9). Naquele momento Saul manda chamar o sacerdote Aimeleque e toda a sua casa, todos os sacerdotes, toda a familia, ali houve uma sentença de morte a todos. Aimeleque tentou argumentar com Saul acerca de Davi, pois a maior queixa de Saul era que todos estavam contra ele, e que havia conspiração por todos os lados e etc. mas tudo inútil. Vejamos: “E respondeu Aimeleque ao rei, e disse: E quem, entre todos os seus criados, há tão fiel como Davi, o genro do rei, pronto na sua obediência, e honrado na tua casa? (I Sam. 22: 14). De nada adiantou os argumentos do sacerdote, Saul implacavemente manda matar todos os sacerdotes de Nobe, e o pior de tudo; Doengue foi o escolhido para extermina-los. Os sacerdotes eram oitenta e cinco.“Então disse o rei a Doengue: Vira-te tu, e arremete contra os sacerdotes, e matou naquele dia oitenta e cinco que vestiam éfode de linho.” (ISam. 22: 18). E assim daquela cidade todos foram mortos a mando de Saul. Desde homens, mulheres, crianças e todos os animais. Todos ao fio da espada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário