A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 6 de novembro de 2016

LIÇÕES BÍBLICAS / ALEGRES COM JESUS? - Lição: 6

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
Data: - 06 – 11 – 2016.        
Titulo da Lição:              ALEGRES COM JESUS?
Lição: 6
 Texto Áureo:  “A benção do Senhor é que enriquece; e não acrescenta dores”
          (Pv. 10: 22)                  232 -  173– HC.
Leitura Bíblica em Classe:                                  (Dt. 28: 1 a 15.) 
1 – E SERÁ que, se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo o cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.
2 – E todas essas bênçãos  virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus:
3 – Bendito serás tu na cidade, e bendito serás no campo.
4 – Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e a criação das tuas vacas, e os rebanhos das tuas ovelhas.
5 – Bendito o teu cesto e a tua amassadeira;
6 – Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres.
7 – O Senhor entregará os teus inimigos, que se levantarem contra ti, feridos diante de ti: por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão diante de ti.
8 – O Senhor mandará que a benção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão: e te abençoará na terra que te der o Senhor teu Deus.
9 – O Senhor te confirmará para si por povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do Senhor teu Deus, e andares nos seus caminhos.
10 – E todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do Senhor, e terão temor de ti.
11 – E o Senhor te fará abundar de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto da tua terra, sobre a terra que o Senhor te dá.
12 – O Senhor abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar  todo a obra das tuas mãos;  e emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado.
13 – E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, quando obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e fazer.
14 – E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, para andares após outros deuses, para os servires.
15 – Será porém que, se não deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus para não cuidares em fazer todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então sobre ti virão todas as maldições , e te alcançarão.

INTRODUÇÃO: ALEGRES COM JESUS?
Definição: Esta é a definição mais agradável de se fazer sobre o texto de nossa LBC, pois estamos recordando as Divinas Promessas desde o Antigo Testamento que é, a base de tudo quanto o Senhor Deus intentou fazer, ou melhor nos presentear com  Suas Promessas que não falham jamais. É certo que tudo isto requer de nossa parte algo que tem o nome de: Obediência! Afinal Ele é o Pai Amoroso, que nos deu vida, nosso fôlego de vida é o Sopro do Espírito Santo. “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” (Gn. 2: 7). E o Senhor com toda alegria colocou esse homem naquele belo Jardim com tudo de bom e de melhor que se possa imaginar. Às vezes é bom parar um pouco e pensar no grande e incomparável amor com que fomos formados, sem se falar na condição de: Imagem e Semelhança da Trindade, com toda capacidade de tomar decisões livres e retas, recebendo, todas às viradas das tardes as Divinas orientações, e o mais importante; a companhia do Senhor, mesmo assim aquele casal fez a pior escolha ao se rebelar contra o seu Criador, sujando a Imagem Divina dentro de si. Dali para frente não somente eles sofreram as terríveis consequências, mas toda a natureza ficou abalada, pois na verdade tudo está interligado, pois para o Senhor não há separação, tudo na natureza está em cadeia, isto vemos com clareza a terrível consequência na vida daquele casal. Além de perder tudo materialmente, pois não puderam mais viver  naquele Paraíso chamado Éden, onde os trabalhos ali eram suaves, na verdade era um trabalho de conservação, mas quando expulsos do Jardim, foram carpir, e o que é pior, além da morte espiritual, iriam voltar ao pó, morrer fisicamente. “E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela: Maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. espinhos e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado: porquanto és pó, e em pó te tornarás.” (Gn. 3: 17 a 19). Que palavras duras aquele casal recebeu do Senhor naquele momento, o perigo das más conversações, elas corrompem os bons costumes, assim está escrito em I Cor. 15: 33. Ali no Jardim houve um má conversação. Acontece que aquele dialogo de Eva com Satanás durou apenas 29 segundos, nem meio minuto ouve ali de prosa, mas foi o bastante para que uma família inteira se corrompesse. A comparação cronológica, ou seja a diferença é muito grande, durante cem anos aquela família ouvia escutava a Palavra do Senhor todas as viradas das tardes, em apenas vinte e nove segundos ouviram a voz de Satanás e o efeito foi instantâneo. Vejamos a diferença entre escutar e ouvir: O que ouve a Palavra de Deus certamente vai guardar e principalmente cumprir, mas o que a escuta, não vai guardar muito menos cumprir. Em nenhum momento vamos encontrar nas Sagradas Escrituras o Senhor desejando que o povo o escute, mas sim que o ouça. No Salmo 81: O Senhor vai repreendendo ao povo pela sua Ingratidão e discorrendo as Maravilhas que operou no meio deles na saída da escravidão do Egito, acontece que aquele povo não queria saber de Deus coisa nenhuma, mas sim sair dos trabalhos pesados. Mas o Senhor por mais de uma vez diz no Salmo: “Ah! se o meu povo me tivesse ouvido! se Israel andasse nos meus caminhos!” (Sl. 81: 13). Ainda hoje nesses últimos dias segundo as Escrituras, pelos acontecimentos, está bem próximo o resgate da Igreja, o povo que se diz crente continua não ouvindo a Palavra do Senhor, mas sim escutando, o que escuta não guarda, não guardando não há obediência, estão perdendo o tempo andando pra baixo e pra cima indo à Casa do Senhor no espírito de rebelião. Diferente do que OUVE. Mas voltando a Leitura Bíblica em Classe vemos a descrição no Livro de Deuteronômio  com toda clareza as Promessas  aos que com alegria obedecem a vontade do Senhor, é o Paraíso de volta, pois esta é a vontade do Senhor. Interessante, é que em todo o texto de Deut. Não ouvimos o Senhor falar em nenhum momento em oração, mas em obediência aos seus Mandamentos. Isto deixa bem claro para nós que;  é uma tremenda perda de tempo ficar orando pedindo isto ou aquilo, principalmente por quem não quer nada com a salvação, ou seja, já foi evangelizado e recusa seguir a Cristo, vejamos o que a Palavra diz a este respeito: “Ao homem herege, depois de uma ou outra admoestação, evita-o. sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado.” (Tt. 3: 10, 11). Portanto nada de oração, mas sim obediência à Palavra do Senhor. Está escrito que o Senhor ali no Jardim do Éden vinha ter com aquela família todas as viradas das tardes, não para orar com eles, mas sim para os orientar principalmente contra as astucias do diabo. Eles pecaram justamente no, não cumprimento da Palavra, ou seja, nas advertências, com certeza aquela família foi advertida acerca do personagem que passeava no Jardim, do contrário ele não viria disfarçado na serpente. Mas o desligamento de Eva  quanto aos ensinamentos recebidos era tão grande, que ela nem se apercebeu que a serpente não falava. Mas voltando as Divinas promessas do Senhor Nosso Salvador; vejamos mais uma vez o que nos diz a carta de Paulo aos Efésios: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fossemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade.” (Ef. 1: 3,4). Na salvação do pecador é trocado um fardo com Jesus: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mt. 11: 28 a 30). Esta benção já aconteceu com todos nós que estamos aqui nesta manhã? Se esta Palavra já se cumpriu nas primeiras doze horas de salvação, nada mais há a pedir é só deleitar-se no Senhor, pois estamos como soldados prontos para a batalha, levando esta Maravilhosa Palavra ao pecador, passando para o pecador de graça o que da Graça (Jesus)recebemos, pois não há nenhum embaraço na vida do salvo em Jesus Cristo! Ou há? PENSE NISTO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário