A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 29 de novembro de 2015

LIÇÕES BÍBLICAS / JESUS, E A TRANSFIGURAÇÃO - Lição: 09

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 29 – 11 – 2015.
Lição: 09.                                                Título da Lição
 JESUS, E A TRANSFIGURAÇÃO
Texto Áureo: “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua gloria, como a gloria do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (Jo. 1:14).
                                                                205 – 272- HC        
                                                  
 Leitura Bíblica em Classe:     (Mt. 17: 1 a 13).
1 – SEIS dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João seu irmão, e os conduziu a um alto monte.
2 – E transfigurou-se diante deles, e o seu rosto resplandeceu como o sol, e os seus vestidos se tornaram brancos como a luz.
3 – E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.
4 – E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias.
5 – E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo: escutai-o.
6 – E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo.
7 – E aproximando-se Jesus, tocou-lhes, e disse: Levantai-vos; e não tenhais medo.
8 – E, erguendo eles os olhos, ninguém viram senão unicamente a Jesus.
9 – E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dos mortos.
10 – E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Por que dizem então os escribas que é mister que Elias venha primeiro?
11 – E Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as cosas;
12 – Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do homem.
13 – Então entenderam os discípulos que lhes falara de João Batista.

14 – E, quando chegaram a multidão, aproximou-se um homem pondo-se de joelhos diante dele, e dizendo: Senhor tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo e muitas vezes na água.

INTRODUÇÃO:

I – JESUS, E A TRANSFIGURAÇÃO.

Definição: Algumas preciosas lições, podemos receber, através do relato dessa Maravilha ocorrida naquele Monte. Devemos retornar um pouco no versículo 28 do capitulo anterior quando diz algo muito interessante: “Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino.” (Mt. 16: 28). Seis dias depois: (LBC), se cumpre esta promessa. Eram 12 discípulos, mas somente três Ele chamou em particular, assim nos diz o texto, para verem com seus próprios olhos o reino dos céus. Muito interessante foi a reação de Pedro, embora sentindo medo, ele externou a sua satisfação em estar ali, ele disse: Bom é estarmos aqui! João também guardou aqueles momentos, e quando passa a escrever o seu Evangelho, logo no primeiro capítulo é relatado esse Evento descrito em nosso texto áureo. Pedro também em sua segunda carta universal se lembra daquela experiência: “Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas: mas nós mesmos vimos a sua majestade.” (2 Pd. 1: 16). Quanto ao aparecimento de Moisés e Elias junto a Jesus, isto representa duas fases muito importantes do Antigo Testamento, que são; Moisés representando a Lei, e Elias os profetas, ambos não passaram pela morte, mas foram arrebatados de corpo e alma para os céus. E ali no Monte da Transfiguração, o Senhor permitiu que esses três discípulos vissem, e ainda mais, ouvissem a voz do Pai apresentando-o como o Filho declarando agora que, a Lei e os profetas deram lugar ao Seu Filho, pois disse: “escutai-o” (verso 5, LBC). Outro fato muito importante que devemos esclarecer para que não fique nenhuma dúvida a respeito da Palavra deixada escrita, é a questão dos versos 12 e 13 da LBC, que ainda é causa de muitas duvidas a respeito desta vinda de Elias mencionada por Jesus. É como se houvesse uma reencarnação de Elias em João Batista. O que Jesus dizia para eles é que João Batista veio pelo deserto com a mesma autoridade, ou seja, na força do Espírito Santo, sendo usado da mesma maneira que Elias no passado. (I Rs. 18: 36, 37). Autoridade no Espírito Santo. Havia semelhanças na vida cotidiana de Elias quando, por exemplo: Elias por um bom tempo foi sustentado por corvos; (I Rs. 17: 2 a 7). João Batista também se alimentou de mel silvestre e gafanhotos andando pelo deserto. Mas voltando aos rumores sobre esta questão reencarnação de espíritos, coisa que não temos nenhum respaldo Bíblico, aliá é bem clara a referência que diz: “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo.” (Hb. 9: 27). Mas o povo judeu carregava por toda a vida crendices, trazidas da terra por onde ficaram escravizados durante 430 anos. Eles saíram do Egito, mas as crendices na saíram deles. Qualquer oportunidade que tinham, lá estavam eles Praticando a feitiçaria. Vamos lembrar que quando Jesus chegou à região de Cesaréia de Filipe fez uma pergunta aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns, João Batista, outros Elias, e outros Jeremias ou um dos profetas.” (Mt. 16: 13, 14). Jesus então fez a pergunta: E vós, quem dizes que eu sou? Naquele momento só Pedro respondeu com firmeza e disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Deste texto podemos tirar, ou melhor, devemos nos aperceber que o Senhor continua o mesmo, Ele pode a todo o momento, estar aplicando testes de avaliação sobre todo aquele que bate no peito e diz; estou salvo em Jesus Cristo, acontece que o Senhor não vai pelo ouvir dizer, Ele prova, e de várias maneiras. Aquela resposta de Pedro alegrou tanto ao Senhor Jesus que ele revidou a Pedro com uma Promessa Sobrenatural! ... “Pois eu também te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mt. 16: 18). Seis dias depois... A transfiguração no Monte e Pedro no meio. Interessante é que ainda estava longe o dia de Pentecostes, mas Pedro já havia recebido um Dom que só  se recebe após o Batismo com o Espírito Santo, ou seja, o Dom da revelação, pois Jesus disse a ele: Bem aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue , mas meu Pai, que está nos céus. Mas voltando à vida dos que dizem ser de Jesus, ter recebido Jesus, e etc., quase sempre se está buscando soluções para os problemas, bênçãos, disso, daquilo, respostas, e etc. Mas muitas vezes esquecemos que Ele também nos faz perguntas, faz interrogações, quais tem sido nossas respostas para com Ele? O que na verdade Ele representa em nossa vida? Já paramos para pensar em que posição muitos estão colocando o Senhor Jesus? Qual tem sido o retorno para com Ele? Nunca se pode esquecer que Ele sempre foi, É e continuará sendo uma Pessoa! Será que o Senhor é muito exigente? Qual seria o grande sacrifício que Ele exige de seus filhos? Nenhum! Tão somente que o amemos em primeiro lugar, que o coloquemos no centro da vida (alma), que possamos sempre dizer SIM para Ele. Mas voltando um pouco sobre a questão dos espíritos, fica bem claro que não existe reencarnação. A semelhança de Elias com João Batista era o Poder de Deus na vida de ambos, pois foram homens destemidos, ou seja, corajosos, valentes e principalmente de FÉ! Já temos aprendido que a Fé verdadeira vence o mundo, e suas concupiscências. No Monte da Transfiguração, quando da fala do Deus Pai exortando que daquela qual data em diante deve-se ouvir somente a Jesus, pois como está escrito; profeta foi até João Batista. Portanto a ninguém devemos chamar de profeta. Vejamos agora o que o próprio João Batista respondeu aos que lhe interrogavam: “E perguntaram-lhe: Então que? És tu Elias? E disse: não sou. És tu profeta? E respondeu: Não. E disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaias.” (Jo. 1: 21 a 23). Portanto façamos como está escrito. Transformemos o nosso Culto doméstico num Monte de Transfiguração a cada dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário