A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 13 de setembro de 2015

LIÇÕES BÍBLICAS / HÁ UM MEMORIAL ESCRITO DIANTE DELE - Lição: 11

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 13 – 09 – 2015.
Lição: 11.                               Título da Lição
HÁ UM MEMORIAL ESCRITO DIANTE DELE
Texto Áureo: “O filho honrará o pai, e o servo ao seu Senhor; e, se eu sou Pai, onde está a minha honra?”.      (Ml. 1: 6a)
                                       
                                      455  –  272 - HC.

 Leitura Bíblica em Classe                         (Ml. 3: 1 a 9).
1 – EIS que eu envio o meu anjo, que preparará o caminho diante de mim: e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o anjo do concerto, a quem vós desejais; eis que vem, diz o Senhor dos exércitos.
2 – Mas quem suportará o dia da sua vinda? e quem subsistirá, quando ele aparecer? porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros.
3 – E assentar-se-á, afinado e purificando a prata; e purificará os filhos de Levi, e os afinará como ouro e como prata: então ao Senhor trarão ofertas em justiça.
4 – E a oferta de Judá e de Jerusalém será suave ao senhor, como nos dias antigos, e como nos primeiros anos.
5 – E chegar-me-ei a vós para juízo, e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros e contra os adúlteros, e contra os que defraudam o jornaleiro, e pervertem o direito da viúva, e do órfão, e do estrangeiro, e não me temem, diz o Senhor dos Exércitos.
6 – Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.
7 – desde os dias dos vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes: tornai vós para mim, e eu tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?
8 – Roubará o homem a Deus? todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos: Nos dízimos  e nas ofertas alçadas.
9 – Com maldição sois amaldiçoados, porque me roubais a mim, vós toda a nação.

INTRODUÇÃO:

I- HÁ UM MEMORIAL ESCRITO DIANTE DELE
Definição: Definindo o último livro do Antigo Testamento, encontramos pelo menos três pontos importantes, que se deve observar nos três primeiros capítulos: O peso da palavra do Senhor contra toda sorte de ingratidão. Malaquias transmite ao povo toda a angústia sentida pelo Senhor, é como se fosse hoje, exatamente o mesmo sentimento provindo da parte do Senhor, embora grande parte da profecia contida nesse livro já tenha se cumprido. No capitulo primeiro há uma chamada direta aos responsáveis, àqueles que se dizem pastores, sacerdotes, desonrando-o como Pai e Senhor: “O filho honrará o pai, e o servo ao seu senhor, e se eu sou Pai, onde está a minha honra?” (Ml. 1: 6). Esta fala do Nosso Senhor é direcionada aos pastores, sacerdotes, homens que haviam sido chamados, ou seja, escolhidos pelo Senhor, e transgrediram, trazendo coisa imunda e colocando sobre o Altar. Escolhiam o que havia de pior, (Ml. 1: 6 a 10). Mas o Senhor apesar de toda aquela ingratidão recebida ali por parte daquela descendência de Jacó, que Ele amava, havia ainda Nele uma Esperança, atentemos bem para a questão: estamos no último livro do Antigo Testamento, até aqui o Senhor Deus Pai pelejou com aquela gente rebelde e contumaz, desde a saída do Egito, portanto foram esses os últimos relatos de desgosto, e de renovação das Divinas Promessas. Então vejamos o que nos diz o verso 11: “Mas desde o nascente do sol até ao poente será grande entre as nações o meu nome; e em todo lugar se oferecerá ao meu nome incenso e uma oblação pura; porque o meu nome será grande entre as nações, diz o Senhor dos Exércitos.” Aqui vemos claramente a Esperança, aquela que junto ao Amor e a Fé (atributos Divinos) permanecem nos Céus (I CO. 13: 13). O Senhor sempre confiante naquela promessa feita lá no Éden. Então vemos que tanto no capítulo 1 e 2 do livro em estudo, que fecha o Antigo Testamento, o Senhor vai descrevendo o triste estado da alma daquele povo, os versos 12 e 13 do capítulo 1, relatam que levavam ao altar até coisas roubadas, e ofereciam ao Senhor. Será que o mesmo não estará acontecendo nos dias atuais? Quem sabe não está acontecendo até um pouco pior? Desde que a Santa Doutrina cessou de gotejar no desde o Altar, nos Templos, cessou também a chamada para o Santo Ministério, isto com certeza! (Dt. 32: 2). Pois se não há Temor, Reverencia ao Sagrado, ou seja, aos Mandamentos da Lei Divina, como poderá haver homens consagrados ao Santo Ministério da Casa do Senhor? Impossível. Hoje os homens se chamam, se intitulam pastores, por conta da ganância, tornaram-se cães gulosos (Is. 56: 10, 11). Até no meio dos pastores antigos houve esses desvios, pois quando começaram a introduzir dentro dos templos, principalmente das Assembleias de Deus, toda sorte de paganismo, comercio, dissolução do casamento, casando divorciados e etc., (Ml. 2:10 a 12). Às mulheres foi permitido mudarem as vestes, (Dt. 5: 22), em fim caíram da fé, e hoje o que se vê é uma verdadeira devassa no meio dessa gente. Quando rememoramos a História dos pioneiros que por Divina Revelação, foram trazidos da Suécia ao Brasil, na missão de implantar o Pentecostes, ou seja, o Batismo com o Espírito Santo, para que houvesse nessa terra o Poder do Alto, o principal requerimento do Senhor era que todos, os que fossem chamados ao Santo Ministério, cuidassem da Doutrina e dos Dons Espirituais. Mas infelizmente isso durou pouco tempo, e os tais pastores ficaram igualzinho aos do tempo do profeta Malaquias. Mas, naquele período o Senhor ainda aguardava que, no cumprimento da Promessa feita lá no Éden, tudo seria diferente, afinal Ele estaria lançando Seu Único Filho à morte em prol de todos os transgressores. E assim quando chegamos ao capítulo três, vemos Renovada a Promessa. A vinda do Senhor Jesus precedida por um anjo que prepararia o Caminho. E esse anjo sabemos muito bem que o Senhor estava se referindo a  João Batista, ele veio como anjo do concerto. (Ml. 3: 1 a 3). Isto se cumpriu na íntegra, pois: “Tudo passará... (Mt. 24: 35). É nesta certeza que devemos caminhar, pois triste seria para a humanidade se o Senhor andasse na moda, fosse permissivo, mudasse as leis, e etc. Acontece que  Ele não muda, os falsos pregadores modernos andam levando o povinho néscio a abolir o Antigo Testamento, dizendo que todas aquela ordenanças foram para os judeus, acontece que na epístola aos gálatas está bem clara no cap. 3: 6 a 8. Neste texto fica muita clara a questão para os que querem derrubar o AT, pois a promessa feita a Abraão de que todas as nações seriam benditas nele. Portanto tratemos de obedecer, pois a vinda está próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário