A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 28 de junho de 2015

LIÇÕES BÍBLICAS / OSÉIAS E O AMOR INSISTENTE - Lição: 13

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 28 – 06 – 2015.
Lição: 13.                               Título da Lição
OSÉIAS E O AMOR INSISTENTE
 Texto Áureo: “OUVI a palavra do Senhor, vós, filhos de Israel, porque o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra, porque não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus na terra” (Os. 4: 1).

461- 119- HC
 Leitura Bíblica em Classe: (Os. 1: 1 a 9)
1 – PALAVRA do Senhor, que foi dita a Oseias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis de Judá, nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel.
2 – O principio da palavra do Senhor por Oseias: disse pois o Senhor a Oseias: Vai, toma uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição; porque a terra se prostituiu, desviando-se do Senhor.
3 – E foi-se, e tomou a Gomer, filha de Diblaim, e ela concebeu, e lhe deu um filho.
4 – E disse-lhe o Senhor: Põe-lhe o nome de Jezreel; porque daqui a pouco visitarei o sangue de Jezreel sobre a casa de Jeú, e farei cessar o reino da casa de Israel.
5 – E sertã naquele dia que quebrarei o arco de Israel no vale de Jezreel.
6 – E tornou ela a conceber, e deu à luz uma filha; e ele disse: Põe-lhe o nome de Lo-Ruama; porque eu nãome tornarei mais a compadecer da casa de Israel, mas tudo lhe tirarei.
7 – Mas da casa de Judá me compadecerei, e os salvarei pelo Senhor seu Deus, pois não os salvarei pelo arco, nem pela espada, nem pela guerra, nem pelos cavalos nem pelos cavaleiros.
8 – E, depois de haver desmamado a Lo-Ruama, concebeu e deu à luz um filho.

9 – E, ele disse: Põe-lhe o nome de Lo-Ami: porque não sois meu povo, nem eu serei vosso Deus.

INTRODUÇÃO

I – OSÉIAS E O AMOR INSISTENTE

Definição: O titulo desta lição 13, encerrando assim este segundo trimestre de lições Bíblicas, onde temos tomado conhecimento da situação que vem desde o principio da história de um povo que foi escolhido por Deus para ser o seu povo peculiar. Ser peculiar é ser especial, de valor, (Tt. 2:14). Oséias vive nos últimos dias do reino de Israel por conta dos séculos de pecado do povo. A infidelidade espiritual do povo é comparada ao pecado de adultério, pois o Senhor Deus se via traído pelo seu povo todo o tempo. O Senhor era justamente traído porque, o povo deixava de adora-lo, para adorar a Baal-Peor, isto é coisa vergonhosa, tudo isto está inserido no livro do profeta Oséias. Vejamos: (Os. 9; 10) e Deut. 4: 2 a 4. O livro de Oséias, mais do que qualquer outro livro do Antigo Testamento, expõe claramente o sentimento do Senhor em relação ao proceder de seu povo, ou seja, o grande amor, o zelo desde que os tirou da servidão do Egito, o amor de Deus é incondicional, como citamos acima, Oséias estava ali vivendo os últimos dias do reino de Israel, Israel estava se acabando, o povo estava chegando ao fim, imaginem a tristeza do Senhor por ver um trabalho de séculos seguidos indo embora sem um bom resultado. O nome Oséias quer dizer “salvação”, temos visto com frequência nos livros anteriores que sempre o nome do autor retrata a sua mensagem. O livro de Oséias pode até ser de difícil compreensão, mas é certo que muitas vezes os desíguinos do Senhor são vedados ao nosso conhecimento, mais certo ainda é que, houve realmente o casamento de Oséias com a prostituta. Oséias vive no próprio casamento o que o Senhor estava passando em relação a Israel. Oséias foi o homem escolhido para compartilhar com o Senhor a dor de uma traição, pois desde o principio a união do senhor com seu povo seria comparado a um casamento, uma união. Portanto o casamento de Oséias com Gomer representa a união de Deus como seu povo. A questão: “toma uma mulher de prostituições”, isso faz entender que ela vem de um ambiente de imoralidade, por isso teria uma tendência a ser adultera. Igualmente a situação espiritual de Israel, sempre caindo na prostituição. O caso de Gomer é paralelo ao de Israel, que se tornou adultera depois de se unir com Deus, desde a saída do Egito, a intenção daquele povo era se livrar da escravidão, quanto a seguir os preceitos do Senhor, isto não estava em seus planos, pois nunca se firmaram, sempre se rebelando contra o Senhor. O relato fala sobre filhos que nasceram depois do casamento de Oséias (Os. 1: 3 a 5)), este primeiro filho era de Oséias, e o Senhor mandou que colocasse o nome de Jezreel que significa: “Deus espalha ou “Deus semeia”. O nome sugere os planos de Deus para Israel. Jezreel foi a cidade onde moraram alguns reis de Israel, e onde Jeú  acabou com a casa de Acabe. Deus prometeu trazer castigo sobre a casa de Jeú e fazer cessar o reino e o arco que significa: (poder militar) de Israel. Obs. O Senhor usou a Jéu para destruir a casa de Acabe e lhe entregou o reino, mas Jeú não se dedicou ao Senhor, ele imitou os pecados de Jeroboão (2 Rs. 10: 30, 31). Mas voltando a Oséias, no verso 6 do cap. 1, diz que Gomer mais uma vez concebeu e deu a luz uma filha, vejamos o que disse o Senhor: Lo-Ruama (casa de Israel não compadecida). No verso 8, diz que pela terceira vez Gomer concebe e dá a luz um filho, neste dois últimos nascimentos não há referencia de que sejam filhos de Oséias, mas vejamos o que o Senhor diz a respeito do terceiro filho, versos 8 a 11. Então podemos ver que sobre a menina Lo-Ruama, Ele não mostraria mais favor (graça, Misericórdia) à casa de Israel, mas ainda teria compaixão para com Judá. este seria salvo, não pela força militar, ou seja, por Israel, mas pelo Poder de Deus. O terceiro filho de Gomer outro menino recebeu o nome de Lo-Ami que quer dizer não meu povo, de novo tudo indica que Oséias não foi pai dessa criança, o nome simbolizava a rejeição de Israel por Deus. Mas no verso 10 do cp. 1 podemos sentir que o Senhor embora sentindo a rejeição, Ele se lembra da Promessa de um Salvador. (Os. 2: 1 a 8), isto desde que os tirou do Egito, (Versos 9 a 13), estes versos nos faz lembrar o horror do cativeiro, pode-se até incluir aqui o período de silencio, (versos 14 a 23), estes últimos versos podemos sentir a presença do Salvador principalmente nos versos 22 e 23. As suas Promessas sempre se cumprirão, pois o Senhor não mente jamais. Neste resumo do livro, importante é entender que, o Amor Divino é Incondicional e insistente. (I Pd. 2: 10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário