A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 25 de janeiro de 2015

LIÇÕES BÍBLICAS / QUEM ENTRARÁ? - Lição: 04

LIÇÕES BÍBLICAS

Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 25 – 01 – 2015.
Lição: 04.      
Título da Lição
 QUEM ENTRARÁ?

Texto Áureo: E FALOU o Senhor a Moisés, dizendo: Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel, de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada qual maioral entre eles. (Nu. 13: 1, 2) 
HINOS SUGERIDOS: 
346 – 107 - HC
Leitura Bíblica em Classe (Nu. 13: 17 a 25)
17 – Envio-os, pois Moisés a espiar a terra de Canaã: e disse-lhes: Subi, por aqui para a banda do sul, e subi à montanha:
18 – E vede que terra é, e o povo que nela habita; se é forte ou fraco; se pouco ou muito;
19 – E qual é a terra em que habita se boa ou má: e quais são as cidades em que habita se em arraiais, se em fortalezas.
20 – Também qual é a terra, se grossa ou magra, se nela há árvores, ou não: e esforçai-vos, e tomai do fruto da terra. E eram aqueles dias os dias das primícias das uvas.
21 – Assim subiram, e espiaram a terra desde o deserto de Zim, até Reobe, à entrada de Ramate.
22 – E subiram para a banda do sul, e vieram até Hebrom; e estavam ali Aimã, Sesai, e Talmai, filhos de Anaque: e Hbrom foi edificada sete anos antes de Zoá no Egito.
23 – Depois vieram até ao vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens sobre uma verga: como também romãs e figos.
24 – Chamaram àquele lugar o vale de Escol, por causa do cacho, que dali cortou os filhos de Israel.
25 – Depois voltaram de espiar a terra, ao fim de quarenta dias.

INTRODUÇÃO:
I – QUEM ENTRARÁ?

Definição: Muitos deixarão de entrar no lindo Céu por conta da incredulidade. Esta é a triste realidade, o povo que se diz povo de Deus não consegue cultivar em si mesmo nem 1% das promessas Divinas. Vamos definir o que seria cultivar: tratar, cuidar, ter apreço, ou seja, amar aquilo que você recebeu em sua vida de livre espontânea vontade, ou seja, a salvação de sua alma. Afinal a salvação sempre vem através de no mínimo uma PROMESSA. Vamos citar aqui apenas um texto: (Sl. 37: 5). Ao tirar Israel da escravidão do Egito o Senhor lhes faz promessas, e não ficou nas promessas, mas eles vivenciaram as maravilhas operadas em favor deles. Bastaria a travessia do Mar Vermelho (Êxodo. 14: 15 a 26) Mas é fácil de entender: Acontece que os hebreus estavam pouco ligando, ou nada ligando para os Sinais e Maravilhas do Senhor, muito menos nas promessas, pois nenhum deles era convertido ao Deus de Israel, exceto Josué e Calebe, os demais só queriam se livrar da escravidão, dos trabalhos pesados ali no Egito. Hoje estaremos meditando na grandíssima promessa de uma terra boa que nana leite e mel. Os espias voltaram com um belo relatório de tudo quanto presenciaram na terra a qual foram espiar, inclusive trouxeram um lindo cacho de uvas, tão grande que foi preciso dois homens para carregá-lo. No mistério dos doze, somente dois voltaram alegres, prontos a entrar. Como já aprendemos a Alegria é a primeira preciosidade que acompanha o salvo, ou seja, a Igreja de Jesus até aos Céus. Daqueles doze homens escolhidos, pois o Senhor disse a Moisés que queria que fosse um maioral de cada tribo (Nu. 13: 2), imaginem a situação, a decepção que causaram ao Senhor. Interessante é que eles reconheceram que na verdade a terra era boa, vejamos os versos 26 a 28. Mas quando viram o tipo de gente que habitava ali temeram, mas porque temeram? Porque além de não terem a alegria do salvo, não reconheciam a Força do Senhor (II Cron. 32: 7, 8). Em Êxodo cap. 12: 37, 38 diz que saíram do Egito cousa de 600.000 mil de pé somente de homens, sem contar os meninos e as mulheres, e sem contar a mistura de gente (os vulgos) que saíram com eles, era muita gente. Onde há mistura nada dá certo. Aquela gente feiticeira que saiu com eles, contribuía muito para a descrença no Deus verdadeiro, era uma força contrária, exatamente como está acontecendo em nossos dias. Mas voltando a lição, no verso 30 de Nu. 13 vemos que Calebe fez calar o povo de suas murmurações contra o Senhor, mas de nada adiantou o incentivo de Calebe, a sua alegria não contagiou aquele povo pelo contrário, o povo descarou o Senhor, infamando a terra (verso 32). No cap. 14 murmuram contra o Senhor até não poder mais, e já estavam querendo levantar outro chefe e voltar para o Egito (verso 3, 4). Do verso 6 a 10 os israelitas e os demais que com eles estavam decretaram o seu destino. A mim chama muito atenção a parte “a” do verso 8 do capítulo 13 de Números: “Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra,”... Muitos de nós ainda não chegamos à compreensão, que o Senhor precisa das nossas glorificações por meio de nossos atos de comportamento, não necessariamente cantar um hino, mas engrandecê-lo com a FÉ. A Fé trás além de muitas alegrias, nos mostra quão grande é a Força do Senhor. “Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nos Céus”. Mas voltando aos fracassados hebreus, a ira do Senhor se levantou (verso 11 cap. 13), pouco adiantou o pedido de clemência por parte de Moisés, pois o Senhor permaneceu firme na condição de que não entrariam naquela terra, o Senhor fez perfeitamente o que tinha que fazer, pois Ele não se deixa escarnecer (Gal. 6: 7, 8). Às vezes fico pensando muito sobre a Real vontade de nosso Pai juntamente ao Filho Jesus, no desprendimento do Pai e da aceitação do Filho em deixar toda a sua Gloria para vir passar o que Ele passou para que tivéssemos um pouco de compreensão do grande Amor a nós dispensado, não há como mensurar esse Amor, o Apóstolo João disse que o Senhor amou o mundo de “TAL” maneira. Essa expressão nos leva a uma visão de um Amor sem limites. No inicio da lição falamos sobre uma questão de que o versículo, ou o texto, ou o capitulo inteiro que fica marcado o dia da salvação sempre trás Promessas, Mas muitos se esquecem, que trás também sempre uma condição, por exemplo: No Salmo 30, recebi a salvação do primeiro versículo a 10, no verso 11 vem o meu agradecimento, e no verso 12 vem o requerimento do Senhor para a minha vida. Ele me salvou dando-me força para lutar contra tudo que me oprimia, com alegria veio a liberdade, a grande pedra rolou, a doença foi embora, e o mais importante: muitas provas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário