A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 21 de dezembro de 2014

Lições Bíblicas / CINCO COROAS, COMO ALCANÇAR? - Lição: 12

LIÇÕES BÍBLICAS

Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 21 – 12 – 2014.
Lição: 12.      
Título da Lição
 CINCO COROAS, COMO ALCANÇAR?
Texto Áureo:
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz.”

HINOS SUGERIDOS:
85 – 16 - HC

Leitura Bíblica em Classe. (I Cor. 3: 10 a 17)
10 – Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
11 – Porque ninguém pode por outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
12 – E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
13 – A obra de cada um se manifestará: na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
14 – Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
15 – Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.
16 – Não sabeis vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?

17 – Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus que sois vós, é santo.

INTRODUÇÃO

I – CINCO COROAS, COMO ALCANÇAR?
(Definição: As Coroas ou Galardões prometidos aos salvos após o arrebatamento serão Prêmios por serviços prestados a sua própria alma).
    Na leitura Bíblica vimos com muita clareza à questão ali levantada pelo Apóstolo Paulo acerca da dissensão que já começava haver no meio daqueles crentes, ou seja, o povo deixando o Caminho (Jesus) e enveredando no caminho da rebelião (I Cor. 3: 3,4). O Fundador da Igreja sempre foi e sempre será Jesus Cristo, o lugar de Culto quem escolhe e determina sempre foi, e sempre será o Deus Pai, e todos devem estar unidos numa só Fé, numa só Doutrina. O Senhor não reconhece denominações. Ele diz: Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida (João 14: 6).
Ninguém Pode Por Outro Fundamento
    Infelizmente estamos presenciando uma situação muito confusa, em relação à Palavra de Deus na face da terra, são tantos Apolos, tantos Cefas, tantos Paulos, e o Verdadeiro Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo nem de longe é mencionado. Mas voltando aos Galardões, o Apóstolo Paulo ali na Cidade de Corinto foi bem explicito para aquele povo sobre a questão da edificação do corpo, alma e espírito, Verso 16, 17 da leitura B. em classe.
Coroa: - Incorruptível – (I Cor 9: 24 25). Esse prêmio é comparado ao que corre no estádio, sabemos que todo atleta se domina, se prepara para a competição, há o cuidado com o corpo, não pode comer o que quer, não pode beber o que quer, há uma dieta certa, e etc.(verso 25). O que significa abster-se? Deixar certas práticas existe um texto na Bíblia que deixa muito clara a questão ser incorrupto (I Ped. 5: 7, 8). 2ª Coroa: - A Coroa da Vida – (Tg. 1: 12; Apo. 2: 10). Essa Coroa é prometida àqueles que resistem as provações, é prometida aos mártires, àqueles que deram suas vidas em prol do Evangelho, isso é sinal do amor a Deus. É certo que nem todos receberão essa Coroa, essa é só para os que são fieis até a morte. 3ª Coroa: - A Coroa da Justiça – (II Tim. 4: 7, 8).
Para receber essa Coroa é preciso antes de tudo ser obediente a Deus e também ser imitador do Apóstolo Paulo, aliás, ele até pediu que fôssemos seus imitadores, como ele era de Cristo. Paulo deixou tudo para seguir a Jesus, sendo um homem cheio de cultura, judeu com cidadania romana, teve alto cargo no Império, tudo isso ele deixou para seguir a Jesus, daí foi trabalhar fazendo e concertando tendas para sua sobrevivência. Absteve-se de se casar para dedicar todo o seu tempo nas coisas do Senhor (I Cor. 7: 8, 9). Combater o bom combate – fácil ou difícil? 4ª – Coroa: - A Coroa de Gozo – (I Tes. 2: 19, 20). A quem pertence essa Coroa? Aos que trabalham na seara do Senhor com alegria. Aos que vão gemendo e chorando levando a semente e voltam trazendo seus molhos (Sal. 126: 5, 6). Portanto essa Coroa é para os ganhadores de almas (Prov., 11: 30). A função da Igreja na face da terra não é ficar o tempo todo só aprendendo, aprendendo, quando na verdade não se está aprendendo nada. O final do ano está as portas, qual foi o trabalho de evangelização que marcou sua vida nesse ano? 5ª – Coroa: - (I Ped. 5: 1 a 4). Essa Coroa é reservada aos obreiros. Os pastores, os presbíteros, esses eram os anciãos que geralmente lideravam o povo de Deus aqui na terra. Lideraram com as características descritas no texto: Sem ganância, não sendo dominadores, de ânimo pronto, de boa vontade, sendo o modelo do rebanho. Os que lideram como pastores, presbíteros, devem ser possuidores antes de tudo, de bons exemplos. E assim como está escrito: Quando aparecer o Sumo Pastor alcançarão a Coroa de Gloria. Após o Arrebatamento o Que Acontecerá aos Vinte e Quatro Anciões e a Igreja? (Apoc. 4: 4 e 9 a 11)
     Esse texto diz que as Coroas recebidas das mãos de Jesus como prêmios, serão devolvidas ao mesmo Senhor, a exemplo dos vinte e quatro Anciões que lá já estavam antes de nós. O ato de devolver as Coroas aos pés de Jesus significa que: Tudo que aqui foi feito, ou seja, a busca de uma vida santificada ao ponto de receber as Coroas é Graça de Jesus em nós, portanto volta para Ele. Isto faz parte do Ato de Glorificação a Deus, para isto fomos criados, para glorificá-lo e não choramingar todo o tempo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário