A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 19 de outubro de 2014

Lições Bíblicas / QUEM ESPERA, ALCANÇA - Lição 3

LIÇÕES BÍBLICAS 

Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
Data: 19 – 10 – 2014.

Lição: 03.

Título da Lição

QUEM ESPERA, ALCANÇA.

Texto Áureo:

“Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias: correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão”. (Is. 40: 31) 

HINOS SUGERIDOS:
409 – 72 - HC 

Leitura Bíblica em Classe. (Mat. 7: 22 a 27) 

22 – Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

23 – E então lhes direi abertamente: nunca vos conheci: apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.

24 – Todo aquele, pois, que escutas estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;

25 – E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

26 - E aquele que ouve estas minhas palavras, e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.

27 – E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua ruína.
INTRODUÇÃO
I – QUEM ESPERA, ALCANÇA –
Definição: A esperança é Fruto do Espírito Santo. O Apóstolo Paulo discerne muito bem esta questão para nós quando diz: “E a esperança não trás confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Rom. 5: 5).
    Estejamos, pois, munidos de todas as armas da Luz, agora mais do que nunca. Escrito está que agora, nesse tempo presente estamos mais perto da salvação do que quando recebemos a fé (Rom. 13: 11 12). 
     Mas voltando a questão esperança como Fruto do Espírito. Somente tem esta esperança, os que cumprem dia a dia o primeiro Mandamento, vejamos: (Mat. 22: 36 a 38), houve ali uma pergunta capciosa, vinda de um dos fariseus, doutor da lei para experimentá-lo, mas Jesus foi contundente, deixando muito claro que: este é o primeiro e GRANDE Mandamento, e mais, Ele completa citando o segundo Mandamento que é: “E o segundo semelhante a este é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (verso 39). E para encerrar a conversa ali, Ele completa... (verso 40).  Entendemos então que essa lei citada no texto é a lei da terra, e a Lei de Deus, pois quando aqui o Senhor Jesus fala em profetas, Ele está se referindo a todos aqueles que desde o Antigo Testamento foram enviados pelo Senhor Jeová, madrugando e ensinando tudo acerca da Justiça e do Juízo Divino (Jr. 35: 15). Quando chega o Novo Testamento vem o último profeta: (João. 1: 6 a 8).
     Como diz o texto, João sendo o último profeta veio falando diretamente acerca da Luz (Jesus), ali rasgou-se o Véu, franca ficou a entrada, só não entra quem não quer, Ele Jesus é a nossa esperança, é a Luz que alumia o caminho, é a Própria Salvação.
    Mas é com tristeza que, vemos grande parte não conseguindo assimilar a grandiosidade do amor de Deus para com as suas próprias almas. Muito menos sentir o quanto é grande esse amor e, que esse amor precisa ser recíproco, ou seja, nosso dever é dedicar ao Senhor Deus o mesmo amor que dele recebemos. Aí sim o gozo seria completo, se cumpriria o que está escrito no verso 5 do capítulo 5 da carta aos Romanos. Haveria o derramamento do Amor de Deus sobre nós.
     Isso se chama reciprocidade. É uma questão de teste que o Senhor nos outorga a fazer, ou seja, Ele quer que façamos prova Dele (Sl. 34: 8).
     Para que fique bem mais clara esta questão, é o seguinte: colocar sempre o Senhor em primeiro lugar nas questões mais difíceis que se possa apresentar não aceitar impedimentos, não pode existir impedimentos na vida do liberto. Os crentes de modo geral se embaraçam porque não perderam ainda as tendências adâmicas, quais são? Procurando sempre um culpado para tudo que acontece em suas vidas medíocres, sempre culpando umas coisa e outra, a vítima principal é o diabo. Então o estado espiritual dessas criaturas, nem podemos imaginar. É um acúmulo de falhas e isto trás a consequência chamada: fraqueza, pois, entristecendo o Espírito do Senhor não pode haver alegria nem força, muito menos esperança. É aquela casa na areia que Jesus citou na Leitura bíblica em classe, qualquer vento a derruba, não há firmeza.
     Mas agora é chegado o tempo de começar a colocar em prática tudo que temos aprendido.
    Voltando um pouco no verso 11 e 12 do capítulo 13 de Romanos: diz que: “A nossa salvação está agora mais perto do que quando aceitamos a fé. E que a noite é passada, e o dia é chegado.”.
     Isto é preocupante, pois discernindo bem esta questão vamos ver que: se na verdade temos aprendido tanto, é chegada hora de praticar o aprendido.
    E a questão da referencia acerca da “A noite é passada”, isto quer dizer que não deve haver mais nenhum resquício de trevas em nossa vida, pois o texto segue dizendo: “Rejeitemos, pois as obras das trevas vistamo-nos das armas da luz”.
     O aconselhamento aqui é rejeitar as obras das trevas haja o que houver. E esperar. QUEM ESPERA, ALCANÇA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário