A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Recadinhos para a mamãe


Na nossa vida, às vezes há momentos em que gostaríamos muito de dizer algo para uma pessoa. No entanto, calamo-nos, por timidez, por medo, por receio de criar aborrecimentos, por receio de não sermos entendidas, por não encontrarmos a palavra certa, etc.
Os nossos filhos também se calam às vezes, quando seria necessário falar, o principal motivo é que eles não são amadurecidos o suficiente para formularem os pensamentos e as palavras.
Hoje nós vamos ser portadores de muitos recadinhos que os filhos gostariam de mandar para a mamãe, e se ela receber com carinho, e os analisar com amor e humildade, o relacionamento mãe x filho poderá ser mais saudável, tranqüilo e equilibrado. Vejamos:
1ª – RECADINHO – NÃO ME ESTRAGUE.
Sei perfeitamente que não devo ter tudo que quero. Estou testando você.
Comentário – há pais que querem compensar o que não tiveram na infância, dando tudo ao filho, fazendo até sacrifícios privando-se de coisas essenciais. É bom para a criança querer algo, sonhar com algo e fazer planos de como consegui-lo. Assim desfrutará o prazer de recebê-lo. Mas desde cedo as crianças precisam saber o valor do dinheiro, para aprender a gasta-lo com sabedoria na idade adulta.
2ª – RECADINHO – NÃO TENHA MEDO DE SER FIRME COMIGO.
Prefiro assim pra me sentir mais seguro no futuro.
Comentário – é preciso que os pais sejam coerentes. Por exemplo: Isso não pode! Se a criança berra, insiste, acabam deixando. Isso não pode, porque eu não quero! Essa não é a resposta certa. Explique o motivo real.
3ª – RECADINHO – NÃO ME CORRIJA COM ASPEREZA NA FRENTE DOS OUTROS.
A repreensão será mais proveitosa se feita calmamente em particular.
Comentário – gritar ou corrigir asperamente uma criança na frente de terceiros só servirá para envergonhá-la, magoá-la, revoltá-la. E o objetivo da correção não é esse, e sim ensinar o que é certo.
4ª – RECADINHO – NÃO ME PROTEJA DAS CONSEQUENCIAS.
É bom que de vez em quando eu aprenda sofrendo na própria pele.
Comentário - se a criança quebrou a vidraça da casa do vizinho, deixe que ela vá se desculpar e resolver a maneira de repô-la. Você entrará com o dinheiro para o novo vidro.
O filho não fez a tarefa de casa? Não escreva bilhetes para a professora, dando desculpas que não são verdadeiras. Deixe que ele arque com as conseqüências de seus atos.
5ª – RECADINHO – NÃO SEJA RANHETA COMIGO.
Do contrário, para me proteger, serei obrigado a parecer surdo às reclamações.
Comentário – mães que falam demais reclamam demais, tornam-se chatas e repetitivas. E os filhos passam a não ouvi-las e consequentemente a não respeitá-las.
6ª – RECADINHO – NÃO ME FAÇA PROMESSAS IRREFLETIDAS.
Lembre-se que fico tremendamente frustrado quando uma promessa não é cumprida.
Comentário – se você fizer outra vez, vai para o castigo! Ou: depois que você terminar essa tarefa vamos passear. São várias e diversas promessas feitas. Algumas só com o objetivo de fazer obedecer. Depois a promessa fica esquecida e não se fala mais no assunto.
A criança tem necessidade de confiar que os pais sabem o que estão dizendo e quando o dizem é verdade. Caso contrário à palavra dos pais perderá o valor e a criança poderá até manipulá-la, sem que o percebam. Os pais que não cumprem as promessas feitas aos filhos ficam desmoralizados e serão imitados como mentirosos.
7ª – RECADINHO – NÃO ME DIGA NUNCA QUE MEUS MEDOS SÃO BOBAGENS.
Para mim, eles são terrivelmente reais e você contribuirá muito para me dar segurança se tentar entende-los.
Comentário – o medo é uma experiência comum a todos os seres humanos. Desde o nascimento até a morte, ele se manifestará em várias ocasiões. Os adultos têm-no considerado covardia, como se ele fosse apenas infantilidade de criança. Situações novas causam medo, medo de escuro, medo de ficar sozinho, medo de pessoas. Não se deve ridicularizar a criança por seu medo, nem querer fazê-la vender o medo "na marra". Quando ela vive num ambiente seguro, com amor, carinho, ele vence com mais facilidade seus medos.
8ª – RECADINHO – NÃO DESCONVERSE QUANDO FAÇO PERGUNTAS.
Se não paro de lhe perguntar e você vai descobrir que agora busco as minhas respostas em outro lugar.
Comentário – a curiosidade é natural e necessária na criança. A mãe não deve reprimir essa curiosidade. Ouça suas perguntas com atenção e jamais engane a criança respondendo errado. Não deixe a criança sem resposta, mesmo que seja preciso dizer-lhe: não sei, mas vou aprender pra lhe ensinar.
9ª – RECADINHO – NÃO QUEIRA PARECER NUNCA COMO PERFEITA E INFALÍVEL.
Para mim será um choque forte demais descobrir que você não é nenhuma dessas coisas.
Comentário – existem pais que querem passar para os filhos uma imagem de infalibilidade que só Deus possui. Deixe seu filho perceber que você erra. Peça desculpas honestamente, quando for preciso. Pedir desculpas não diminui ninguém e só fará aumentar a atmosfera de intimidade entre você e seu filho.
10ª – RECADINHO – POR FAVOR, NÃO SE ESQUEÇA DE QUE EU SOU TAMBÉM UM SER ESPIRITUAL.
Se você esquecer desse fato importante, o plano de Deus para minha vida não será realizado.
Comentário – a evolução da fé na criança depende quase que exclusivamente dos pais. É preciso desde cedo que você cultive o hábito de falar sobre Deus e Jesus Cristo a seus filhos. Toda oportunidade que surgir deve ser usada para o ensino das verdades bíblicas. Não é preciso esperar a criança crescer para ensinar-lhe a Bíblia. Faça-o desde cedo no seu nível de entendimento. Leve seu filho à Igreja, ensine-lhe o prazer de Cultuar a Deus, ore com ele e, sobretudo dê exemplo de bom cristão.
Concluindo
Se a criança soubesse expressar, seriam estes e muitos outros recados que ela mandaria pra você, mamãe.
Deus tem um caminho que é certo para cada criança, para cada filho nosso trilhar. Quem se julgaria sábio o suficiente para indicar esse caminho, sem primeiro buscar a Deus?
Guarde esses recadinhos e busque com humildade e sabedoria que vem do alto, o plano de Deus para seu filho que se tornará uma realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário