A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

sexta-feira, 26 de julho de 2019

LIÇÕES BÍBLICAS / TIATIRA, A IGREJA DA PORTA LARGA! - Lição: 3

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
Data: - 28 – 07 – 2019.     
Titulo da Lição: TIATIRA, A IGREJA DA PORTA LARGA!
Lição: 3
Texto Áureo:“Entrai pela porta estreita; ”                                  (Mt. 7: 13a)
                                     
Leitura Bíblica em Classe:      447 372 - HC                       (Tg. 4: 7 a 17)

7 – Sujeitai-vos pois a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
8 – Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós, Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.
9 – Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai: converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.
10 – Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.
11 – Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a lei; e, se tu julgas a lei já não és observador da lei, mas juiz.
12- Há um só legislador e um juiz que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?
13 – Eia agora vós, que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos;
14 – Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Por que, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.
15 – Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.
16 – Mas agora vos gloriais em vossas presunções: toda a gloria tal como esta é maligna.
17 – Aquele pois que sabe fazer o bem e o não faz, comete pecado.

Título da Lição: TIATIRA, A IGREJA DA PORTA LARGA!

Definição: Passemos a meditar sobre a Quarta Igreja da Ásia, alvo de grande apreço pelo Fundador Jesus Cristo. A Cidade de Tiatira foi agraciada por ter ali  a representação do Céu na terra, assim deveria ser a visão geral do chamado povo de Deus aqui na terra. Voltando a dizer; a Igreja em Tiatira foi a quarta das sete a receber carta do Senhor Jesus através do Apóstolo João desterrado na Ilha de Patmos. Vejamos: “E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente: Eu conheço as suas obras, e a tua caridade, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as suas últimas obras são mais do que as primeiras. Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos,” (Ap. 2:18 a 19). Daqui já podemos começar a sentir com toda clareza que o anjo (pastor) que Jesus havia colocado à frente daquela Congregação começou bem o seu trabalho, porém ao dar à sua mulher certas autonomias dentro do trabalho Eclesiástico que compete ao pastor, e não à sua esposa, daí começou a cair, e passou a ser conhecida como a Igreja corrompida e sem compromisso com o Evangelho. É bom lembrar que, neste período do cristianismo, a Igreja da Idade Média entre os séculos V e XV, foi o período que a Igreja Romana dominava a Europa e o Oriente próximo. Assim numa ocasião em que constantes lutas pela conquista da Terra Santa que era muito conhecida como Cruzadas. Mas voltando a espiritualidade da Igreja em Tiatira: o Senhor ordenou ao Apóstolo João que escrevesse ao anjo daquela Igreja sobre o espírito de Jezabel, aquela prostituta lá do passado, Antigo Testamento segundo Palavras de Jesus aquele espírito mau, usava a esposa do pastor de Tiatira. Neste item vemos que a coisa vem de longe, ou seja, mulheres querendo tomar o Ministério outorgado aos homens, para reger a Casa do Senhor. Vejamos de onde veio,  a origem desta tal Jezabel: Em I Reis 17: 29 nos conta a história do reinado de Acabe durante vinte e dois anos reinando em Israel... “E fez Acabe, filho de Onri, o que parecia mal aos olhos do Senhor, mais do que todos que foram antes dele. E sucedeu que (como se fora cousa leve andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate), ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios: e foi e serviu a Baal, e se encurvou diante dele. E levantou um altar a Baal, na casa de Baal que edificara em Samaria.” (I Rs. 16: 29 a 32). E assim este mesmo espírito mau, anda por toda parte, agora mais do nunca, pois estamos nos tempos finais da Igreja na face de toda a terra, isto podemos afirmar pelos sinais. Tudo nos mostra que Cristo já volta. Acautelai-vos para que ninguém vos engane, esta é a ordem de Jesus: “E, estando assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.” (Mt. 24: 4, 5). Voltando à Carta a Igreja em Tiatira. No Versículo 21 da carta o Senhor diz àquele pastor o que sucederá à sua mulher: “E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu. Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras. E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.”  (Ap. 2: 21 a 23). Assim o Senhor foi implacável com a banda podre que ali estava seguindo a tal mulher, pois sabemos que nem todos os membros  a seguiam, sabemos também que bem poucos são os que ficam ao lado da Verdade, e nosso Amado Jesus sabe isto melhor do que nós. Interessante é que, em cada final de Carta o Senhor menciona uma promessa maravilhosa! Ao que vencer! Mas é bom estarmos atentos quanto a esta questão vencer, vencer a que? a quem? Vencer a nós mesmos, ao nosso EU, nunca contra a carne nem o sangue, mas a nos mesmos, nossas convenções, maneiras de pensar, e etc. Resistindo a toda sorte de tentações eisógenas, (forjadas por nós mesmos). É assim que Jesus quer nos ver lá dos Altos Céus, e poder se alegrar de nós, sabemos muito bem que o opositor vai até aos Céus pedir para nos tocar, precisamos ter em nós o mesmo que houve em , integridade, lealdade à Palavra Escrita em nossas mãos e cravadas no coração, na alma. Mas voltando a Carta a Tiatira; vemos que o Senhor se voltou a falar aos que restaram e disse: “Mas o que tendes retende-os até que eu venha. E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, E com vara de ferro as regerá: e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai. E dar-lhe-ei a estrela da manhã. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Ap. 2: 25 a 29). Mas que pena! Nestes últimos dias cada vez mais vemos e sabemos que por toda a parte cada dia aumenta o numero dos desvairados, os antigos pastores se corromperam, os novos que se apresentam não são chamados por Jesus, se chamam, se intitulam, os Púlpitos não são respeitados, não há decoro de espécie alguma, o comércio a todo vapor dentro dos salões de Culto, até salão de beleza já se instalam no mesmo salão de Culto, sem se falar das festas do milho, um verdadeiro escárnio ao Senhor. Nesta oportunidade queremos também mencionar a situação mundial em termos de crimes hediondos, por toda parte, nós que fazemos menção do Nome do Senhor somos responsáveis sim, por toda esta desgraça que se tornou desde nossa terra chamada Brasil e mundo afora, pois nunca poderemos esquecer que, Jesus minutos antes de ser recebido nos Céus pela nuvem ali no monte das Oliveiras disse: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. E quando dizia isto, vendo-os eles, foi elevado as alturas, e uma nuvem o ocultou” (At. 1: 8). Esta foi a recomendação de Jesus para nós, sermos missionários, levando o Evangelho da Salvação por todo o mundo, e não transformar a Casa de Deus em casa de prostituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário