A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

quarta-feira, 12 de junho de 2019

LIÇÕES BÍBLICAS / EZEQUIEL NO VALE - Lição: 11

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
Data: - 16 – 06 – 2019.     
Titulo da Lição: EZEQUIEL NO VALE
Lição: 11
Texto Áureo: “ESCUTAI a minha lei, povo meu: inclinai os vossos ouvidos às palavras da minha boca” (Sl. 78: 1)
                                       
Leitura Bíblica em Classe:      20 – 432 HC                        (Sl. 77: 1 a 18)
1 – CLAMEI ao Senhor com a minha voz: a Deus levantei a minha voz, e ele inclinou para mim os ouvidos.
2 – No dia da minha angustia busquei ao Senhor: a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada.
3 – Lembrava-me de Deus, e me perturbei: queixava-me, e o meu espírito desfalecia. (Selá.)
4 – Sustentaste os meus olhos vigilantes: estou tão perturbado que não posso falar.
5 – Considerava os dias da antiguidade, os anos dos tempos passados.
6 – De noite chamei à lembrança o meu cântico: meditei em meu coração, e o meu espírito investigou:
7 – Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável?
8 – Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se já a promessa que veio de geração em geração?
9 – Esqueceu-se deus de ter misericórdia? Ou encerrou ele as sua misericórdias na sua ira? (Selá.)
10 – E eu disse: isto é enfermidade minha; e logo me lembrei dos anos da destra do Altíssimo.
11 – Lembrar-me-ei, pois, das obras do Senhor: certamente que me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade.
12 – Meditarei também em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos.
13 – O teu caminho, ó Deus, está no santuário. Que Deus é tão grande como o nosso Deus?
14 – Tu és o Deus que fases maravilhas: tu fizeste notória a tua força entre os povos.
15 – Com o teu braço remiste o teu povo, os filhos de Jacó e de José. (Selá.)
16 – As águas te viram, ó Deus, as águas te viram, e tremeram; os abismos também se calaram.
17 – Grossas nuvens se desfizeram em água; os céus retumbaram: as tuas flechas correram duma para outra parte.
18 – A voz do teu trovão repercutiu-se nos ares; os relâmpagos alumiaram o mundo; a terra se abalou e tremeu.

Título da Lição: EZEQUIEL NO VALE 
Definição: Dando nós continuidade ao estudo sobre o vale de ossos secos. Esta é a terceira e última parte do livro do profeta Ezequiel, onde encontraremos a promessa de restauração para aquele povo exilado em Babilônia, onde a cada dia se transformavam em ossos secos num vale. Que coisa horrível é cair num vale, temos nas Sagradas Escrituras referências sobre eles, vejamos: “Bem-aventurado os que habitam em tua casa: louvar-te-ão continuamente, (Selá.) Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplainados. O qual passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques.” (Sl. 84: 4 a 6). Baca; significa vale de lágrimas, e ali estava diante do profeta, quando levado em arrebatamento de espírito contemplou um vale de ossos secos, representando o povo de Deus que transgrediu os Mandamentos. Nos dias atuais os que são espirituais estão contemplando os crentes caídos num vale de lágrimas, as enfermidades, as pestes e as pragas do Egito estão aí, só se vê crentes correndo, de um lado o outro buscando bênçãos, mas como alcançarão se as Palavras Doutrinárias de Jesus já ficaram para trás? Vamos mais uma vez recordar o que o Senhor disse logo após a travessia do Mar Vermelho: “E disse: Se ouvires atento à voz do Senhor teu Deus, e obrares o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os seus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor que te sara.” (Ex. 15: 26). Esta promessa está de pé, o Senhor não muda, a terra está lotada de pestes e pragas, cada dia surgem pestes novas, estejamos atentos e imunizados através do cumprimento das Escrituras. Está mais que provado nas Sagradas Escrituras que as doenças que atingem o corpo físico das pessoas são consequências de pecado, são incontáveis os exemplos que temos tomado conhecimento através dos Escritos Bíblicos, e esta referencia que acabamos de ler foi a primeira promessa ao saírem da escravidão do Egito. Na maioria das vezes as pessoas não pecam contra o seu próximo, peca contra o seu próprio corpo, não tendo cuidado com a saúde, e o Senhor vai requerendo,  pois, Ele deixou a receita completa escrita de Gênesis a Apocalipse, de que maneira devemos cuidar do corpo físico, isto também faz parte dos Mandamentos, ou seja, Ele manda e nosso dever, principalmente os que dizem ter recebido a Jesus como Salvador. O segredo é: OBEDECER. Portanto, os Mandamentos abrangem tanto o corpo espiritual, como o corpo físico. Vamos deixar uma referencia a este respeito; o 3º-  Livro da Bíblia no capitulo 11, temos ali uma perfeita listagem do que se deve comer e do que não se deve comer, além de muitas outras Leis Divinas, é só obedecer. Mas voltemos ao vale; ali estava aquela visão horrível. Este capitulo 37 de 1 ao 14 fala da ressurreição daqueles ossos secos. E disse ao profeta Ezequiel: “Então me disse: Profetiza sobre estes ossos secos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Jeová a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós, e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor.” (Ez. 37: 4 a 6). E ali Ezequiel fez conforme o mandato do Senhor, e quando começava a profetizar sobre aqueles ossos, houve um ruído, enquanto ele profetizava se fez um reboliço, era o barulho dos ossos se juntando osso ao seu osso, e o profeta relata; Vejamos: “E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: assim diz o Senhor Jeová: Vem dos quatro ventos, ó espírito,  e assopra  sobre estes mortos, para que vivam. E profetizei como ele me deu ordem: então o espírito entrou neles e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo. Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel:”  (Ez. 37: 9 a 11ª). Aí está com toda clareza a situação mostrada ao profeta naquele vale, mas que espírito seria esse invocado pelo profeta? Aquele mesmo fôlego de vida soprado nas narinas de Adão no sexto dia da criação, Vejamos: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” (Gn. 2: 7). E assim fica o esclarecimento deste grande Poder Divino, é bom não transgredir, nem sequer falar duvidando, questionando os Mistérios de Deus Criador. O certo é que ali, aquele fôlego de vida voltou àqueles ossos, e foram se juntando osso com seu osso, podemos imaginar o barulho daquele reboliço, pois eram numerosos e demasiadamente sequíssimos. Para Deus não há impossível. Mas estamos nesta lição aprendendo acerca de uma visão, ou seja; o Senhor mostrou ao profeta a situação daquele povo naquele exílio, e hoje, nestes dias em que estamos vivendo na face desta terra, podemos imaginar que, dos altos Céus o Senhor está contemplando grande parte de seu povo como mortos, pois já não se prega mais a Sã Doutrina, o mundanismo tem entrado pelas portas dos templos, o primeiro pecado que entrou no Éden foi a cobiça através da mentira, Satanás incorporado na serpente, observando ali no Jardim a Eva, percebeu nela algo que poderia perfeitamente encaixar com seus propósitos de vingança contra o seu Criador. Então a pegou pela cobiça, ou seja querer ser como o Criador. Então  lançou sobre ela a palavra de mentira, pois ele, como está escrito é o pai da mentira. Vejam: “Vós tendes por pai o diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai: ele foi homicida desde o principio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” (Jo. 8: 44). Chegando ao Novo Testamento, vindo Jesus a Jerusalém e ali entrando, encontrou o comércio a todo vapor: vejamos: “E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração, mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.”  (Mt. 21: 12, 13). E hoje? Está bem pior pois, até bloco de carnaval já se colocam no Altar da casa do Senhor, sem se falar das festas juninas, que se transformaram em jesuinas, um verdadeiro escândalo  diante do Senhor. É o fim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário