A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

LIÇÕES BÍBLICAS / EZEQUIEL, O PROFETA!

 LIÇÕES BÍBLICAS
 Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
 Data: - 10 – 02 – 2019.     
Titulo da Lição:           EZEQUIEL, O PROFETA!
Lição: 6
Texto Áureo: “O Senhor faz justiça e juízo a todos os oprimidos.” (Sl. 103: 6).
                                        
Leitura Bíblica em Classe:       461  – 241 - HC               (Sl. 79: 1 a 13)

1 – Ó DEUS, as nações entraram na tua herança; contaminaram o teu santo templo; reduziram Jerusalém a montões de pedras.
2 – Deram os cadáveres dos teus servos por comida às aves dos céus, e a carne dos teus santos às alimárias da terra.
3 – Derramaram o sangue deles como água ao redor de Jerusalém, e não houve quem os sepultasse.
4 – Estamos feito o opróbrio dos nossos vizinhos, o escárnio e a zombaria dos que estão à roda de nós.
5 – Até quando, Senhor? Indignar-te-ás para sempre? Arderá o teu zelo como fogo?
6 – Derrama o teu furor sobre nações que te não conhecem, e sobre os reinos que não invocam o teu nome.
7 – Porque devoraram a Jacó, e assolaram as suas moradas.
8 – Não te lembres das nossas iniquidades passadas: apressa-te e antecipem-se as tuas misericórdias, pois estamos muito abatidos.
9 – Ajuda-nos, ó Deus da nossa salvação, pela gloria do teu nome: e livra-nos, e perdoa os nossos pecados por amor do teu nome.
10 – Porque diriam os gentios: Onde está o seu Deus? Torne-se manifesta entre as nações, à nossa vista, a vingança do sangue derramado dos teus servos.
11 – Chegue à tua presença o gemido dos presos; segundo a grandeza do teu braço, preserva aqueles que estão sentenciados à morte.
12 – E aos nossos vizinhos, deita-lhes no regaço, setuplicadamente, a sua injuria com que te injuriaram, Senhor.
13 – Assim nós, teu povo e ovelhas de teu pasto, te louvaremos eternamente: de geração em geração cantaremos os teus louvores.

 Título da Lição: EZEQUIEL, O PROFETA.

Definição: Dando sequência ao relato dos tristes acontecimentos no meio daquela gente que foi levada em cativeiro para Babilônia, e ali passariam setenta anos por conta de seus gravíssimos pecados cometidos contra o Senhor Todo Poderoso. Há um versículo muito interessante no Livro de Jó que diz assim: “Se quiser contender com ele, nem a uma de mil cousas lhe poderá responder. Ele é sábio de coração, poderoso em forças; quem se endureceu contra ele, e teve paz?” (Jó: 9: 3, 4). Aqui fica bem clara esta questão; triste será o fim dos que se endurecem contra o Senhor nosso Criador, nunca esquecer que; Ele está em cima, e nós em baixo. Portanto, aquele povo que o Senhor tanto amou, transgrediu os Mandamentos, as Doutrinas contidas nas Sagradas Escrituras e foram parar em Babilônia sob as ordens de um rei tirano, Nabucodonozor. Mas, vamos dando sequência aos fatos, e principalmente o trabalho desenvolvido pelo sacerdote e profeta Ezequiel. Vejamos no último versículo do capitulo 5 do Livro de Ezequiel o que nos diz o Senhor: “E enviarei sobre vós a fome e más bestas que te desfilharão; e a peste e o sangue passarão por ti; e trarei a espada sobre ti. Eu o Senhor falei.” (Ez. 5: 17). Aí está a consequência, que sofre os que transgridem os Mandamentos. Nos dias atuais, estamos presenciando um, outro tipo de consequências sobre os desobedientes aos Mandamentos: a natureza que é Deus se manifestando na terra, aliás, a primeira manifestação natural aconteceu no exato momento em que Jesus expirou na cruz, vejamos: “E Jesus, clamando outra vez em alta voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras. E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados;” (Mt. 27: 50 a 52). Não se iludam, por conta do grandíssimo pecado destes últimos dias, como predito pelos profetas que; chegariam os dias em que não obedeceriam as Sãs Doutrinas, e a natureza que é Deus se manifestaria. O mundo virou um lamaçal de pecado, o povo se atolando na lama, quem lê entenda. Mas voltemos a Babilônia. No capitulo 6 de Ezequiel, veio mais uma ordem da parte do Senhor para o profeta. Vimos na lição passada que, os cabelos de Ezequiel ali divididos em três partes representavam; serem espalhados pela terra, haveria guerra e etc. Agora ele teria que profetizar acerca da guerra terrível que viria. Então dos versos 6 e 7 Ezequiel teria que dizer a todos o terrível extermínio que haveria ali no meio de todo aquele povo. Vejamos os versos: “Em todos os vossos lugares habitáveis as cidades serão destruídas, e os altos assolados; para que os vossos altares sejam destruídos e assolados, e os vossos ídolos se quebrem e cessem, e as vossas imagens do sol sejam cortadas, e desfeitas as vossas obras. E os traspassados cairão no meio de vós; para que saibais que eu sou o Senhor.” (Ez. 6: 6, 7). Este capítulo fala muito mais do que colocamos aqui, verdadeiramente a ira do Senhor se acendeu muito contra aquele povo que Ele tanto amou. Mas, no verso 8 o Senhor orienta ao profeta para que deixe um resto, vejamos: “Mas deixarei um resto, para que haja alguns que escapem da espada entre as nações, quando fordes espalhados pelas terras. Então se lembrarão de mim os que de vós escaparem entre as nações para onde foram levados em cativeiro; porquanto me quebrantei por causa do seu coração corrompido, que se desviou de mim, e por causa dos seus olhos, que se andaram corrompendo após os seus ídolos; e terão nojo de si mesmos, por causa das maldades que fizeram em todas as suas abominações.” (Ez. 6: 8, 9). Aqui podemos entender muito bem a maneira Maravilhosa com que o Senhor trabalha. Voltemos nossa atenção agora para os acontecimentos atuais, o mundo desde então com seus “crentes” que enganam ao Senhor com suas abominações, espírito faccioso, falsificando a Bíblia Sagrada, os falsos pastores levando o rebanho para os montes, onde é lugar de cabritos e não de ovelhas, e o povo por sua vez não quer nada com o Sagrado, e por isto vamos presenciando a devassa que se tornou este povinho crente que anda por aí, cheio de misturas. Quando passamos para o capítulo 7 do Livro do profeta Ezequiel, de imediato lemos: O fim vem! O fim vem! E ali Ezequiel naquela grande responsabilidade de falar ao povo, transmitir as profecias, aliás o que significa a palavra PROFECIA? Tão clara o significado: o anuncio das coisas que em breve hão de acontecer. Mas, prosseguindo, no capítulo 7 do livro de Ezequiel vem o mesmo anuncio dos dias atuais; Jesus vem! Para que? Será que Jesus novamente porá seus pés nesta terra imunda pelos crentes? Não, Ele virá sobre a Nuvem. Mas seguir o Evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é de grande responsabilidade: 1º - Abraçar os Escritos Sagrados e cumprir TODOS os Mandamentos Nele contidos. 2º - Ser estudante da Bíblia. 3º - Sair pelo mundo pregando este Evangelho do Reino. Vamos agora voltar um pouco nos primeiros passos de Ezequiel como profeta: 1º Passo: “DEPOIS me disse: Filho do homem, come o que achares, come este rolo,”. Comer o rolo é estar adestrado na Palavra, firme. Vai aí uma indicação: Meditem e façam cumprir todos os dias em sua vida o Salmo de numero 1. 2º- Passo: “E disse-me: Filho do homem, vai entra na casa de Israel, e dize-lhes as minhas palavras.” Agora sim, Ezequiel estava pronto para sair e levar a Palavra de salvação àquela gente escravizada no pecado, ficaram escravizados de tanto subir montes para profanar com suas feitiçarias a Palavra do Senhor. Tanto profanaram que foram parar no cativeiro. Mas voltando ao capítulo 7 de Ezequiel continua a profecia anunciando a causa do fim, os grandíssimos pecados do povo. Da mesma maneira na Nova Aliança, ou seja, Jesus Salvador, aquele que deu a sua Vida numa cruz, levando sobre si todos os pecados do mundo, todas as enfermidades sobre si, sim Ele adoeceu na cruz, para que hoje tivéssemos vida e vida abundante. No capitulo 8 de Ez. Aparecem as abominações no Santuário, no verso 6 disse o Senhor a Ezequiel: “E disse-me: Filho do homem, vês tu o que eles estão fazendo? As grandes abominações que a casa de Israel faz aqui, para que me afaste do meu santuário? Mas verás ainda maiores abominações.” Portanto, neste estudo já podemos entender que; a causa de tanta desgraça na terra, são os crentes que estão profanando a Casa do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário