A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

LIÇÕES BÍBLICAS / JACÓ SEMPRE VENCEDOR! - Lição: 2

LIÇÕES BÍBLICAS
 Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
 Data: - 13 – 01 – 2019.     
Titulo da Lição:            JACÓ SEMPRE VENCEDOR!
Lição: 2
Texto Áureo: “Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti,” (Sl. 65: 4a).
                                        
Leitura Bíblica em Classe:       204  – 258 - HC               (Sl. 118: 1 a 26).

1 – LOUVAI ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua benignidade é para sempre.
2 – Diga agora Israel que a sua benignidade é para sempre.
3 – Diga agora a casa de Arão que a sua benignidade é para sempre.
4 – Digam agora os que temem ao Senhor que a sua benignidade é para sempre.
5 – Invoquei ao Senhor na angústia; o Senhor me ouviu, e me pôs em um lugar largo.
6 – O Senhor está comigo: não temerei o que me pode fazer o homem.
7 – O Senhor está comigo entre aqueles que me ajudam: pelo que verei cumprido o meu desejo sobre os que me aborrecem.
8 – É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem.
9 – É melhor confiar no Senhor do que confiar nos príncipes.
10 – Todas as gentes me cercaram, mas no nome do Senhor as despedacei.
11 – Cercaram-me, e tornaram a cercar-me; mas no nome do Senhor eu as despedacei.
12 – Cercaram-me com abelhas: mas apagaram-se como fogo de espinhos; pois no nome do Senhor as despedacei.
13 – Com força me impeliste para me fazer cair; mas o Senhor me ajudou.
14 – O Senhor é a minha força e o meu cântico, porque ele me salvou.
15 – Nas tendas dos justos há voz de jubilo e de salvação: a destra do Senhor faz proezas.
16 – A destra do Senhor se exalta; a destra do Senhor faz proezas.
17 – Não morrerei, mas viverei; e contarei as obras do Senhor.
18 – O Senhor castigou-me muito, mas não me entregou à morte.
19 – Abri-me as portas da justiça: entrarei por elas, e louvarei ao Senhor.
20 – Esta é a porta do Senhor, pela qual os justos entrarão.
21 – Louvar-te-ei, porque me escutaste, e me salvaste.
22 – A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se cabeça da esquina.
23 – Foi o Senhor que fez isto, e é cousa maravilhosa aos nossos olhos.
24 – Este é o dia que fez o Senhor: regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.
25 – Oh! Salva, ó Senhor, nós te pedimos; ó Senhor; nós te pedimos, prospera.

Título da Lição: JACÓ SEMPRE VENCEDOR!

Definição: Assim sucede na vida do obediente, do escolhido, aliás; será que o Senhor Deus Todo Poderoso tem filhos preferidos? É claro que não, mas a sua Palavra nos garante que Ele dos altos Céus contempla toda a sua criação na terra, pois tudo quanto Ele criou tem vida, e fala. Vamos ver uma dedicatória excelente que o Senhor passou a Jacó, e a todos que ele contempla na obediência à sua Palavra: “Mas tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi, semente de Abraão meu amigo? Tu a quem tomei desde os fins da terra e te chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és meu servo, a ti te escolhi e não te rejeitei. Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus: eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que se irritaram contra ti; tornar-se-ão nada, e os que contenderem contigo perecerão.” (Is. 41: 8 a 11). Aí está uma boa advertência para os que andam por aí falando mal de Jacó às Igrejas de Jesus. Vemos neste texto através do profeta Isaias Jacó mais uma vez sendo exaltado pelo Senhor, não somente pelos seus feitos, mas principalmente pelo seu caráter. Mas podemos voltar na História do encontro de Jacó com seu irmão Esaú, Jacó tinha toda razão de temer, pois o motivo da separação deles foi consequência da ameaça de morte da parte de Esaú. Podemos recordar um fato de extrema importância; já temos aprendido com toda clareza que; Esaú foi quem lutou no ventre de sua mãe para nascer primeiro, e conseguiu, mas acontece que para Deus Criador não há engano, para todos os efeitos Jacó estava destinado a nascer primeiro, o Senhor não se deixa escarnecer. E assim, quando Esaú foi chorar aos pés de seu pai Isaque pela sua primogenitura Isaque foi bem claro para com ele. Recordemos, disse Esaú: “Não reservaste pois para mim bênção alguma? Então respondeu Isaque, e disse a Esaú: Eis que o tenho posto por senhor sobre ti, e todos os seus irmãos lhe tenho dado por servos: e de trigo e de mosto o tenho fortalecido; que te farei pois agora a ti meu filho? (Gn. 27: 36 b. 37). Dali Esaú não se conformou com esta atitude de seu pai, saiu dali transtornado e disse no seu coração, o que está registrado em Gn. Cap.27: 41: “e Esaú disse no seu coração: Chegar-se-ão os dias de luto de meu pai: e matarei a Jacó meu irmão.” Dizer no coração representa pensar, ele pensou, não falou. Estamos fazendo esta retrospectiva para que mais uma vez podermos ver o quão grande é o Zelo do Nosso Senhor, Ele nunca foi Deus de confusão, tudo Nele é Perfeito! E sendo Rebeca, uma mulher santificada, a ela foi revelada por Deus exatamente o que se passava no íntimo de seu filho Esaú, isto é Poder de Deus! Vejamos mais uma vez a atitude de Rebeca: “E foram denunciadas a Rebeca estas palavras de Esaú, seu filho mais velho; e ela enviou, e chamou a Jacó, seu filho menor, e disse:lhe: Eis que teu irmão se consola a teu respeito, propondo-se matar-te. Agora pois, meu filho ouve a minha voz, e levanta-te; acolhe-te a Labão meu irmão, em Harã.” (Gn. 27: 42, 43). Sendo assim, é justo o receio de Jacó, ele temia este encontro com seu irmão, pois na verdade foi ele quem sentiu saudades de seu irmão e desejou revê-lo, enviando mensageiros a Esaú fazendo o convite para este encontro. E a resposta dos mensageiros foi positiva, vejamos: “E os mensageiros tornaram a Jacó, dizendo: fomos a teu irmão Esaú; e também ele vem a encontrar-te, e quatrocentos varões com ele. Então Jacó temeu muito, angustiou-se; e repartiu o povo que com ele estava, e as ovelhas, e as vacas, e os camelos, em dois bandos. Porque dizia: Se Esaú vier a um bando, e o ferir, o outro bando escapará.” (Gn. 32: 6 a 8). E assim Jacó passou aquela noite em oração, ao amanhecer separou para seu irmão um bom presente de suas propriedades, ou seja de seu gado. Mas como já temos aprendido na lição passada, ele ainda teve que passar o vau de Jaboque, para que dali saísse ainda mais fortalecido em sua fé.  E em determinado momento Jacó ergue seus olhos e eis que vinha Esaú, com seus quatrocentos homens, dali Jacó reparte em bandos suas servas, as sua mulheres, os filhos atrás, porém a Raquel e seu filho José os pôs por derradeiro. Dali ele passa adiante deles, e inclina-se à terra sete vezes, até que chegou a seu irmão. Vejamos agora a reação linda de Esaú: “Então Esaú correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e lançou-se sobre o seu pescoço, e beijo-o; e choraram. Depois levantou os seus olhos, e viu as mulheres, e os meninos, e disse: Quem são estes contigo? E ele disse: Os filhos que Deus graciosamente tem dado a teu servo. Então chegaram a servas; elas, e os seus filhos, e inclinaram-se. E chegou também Léia com seus filhos, e inclinaram-se; e depois chegou José e Raquel, e inclinaram-se.”  (Gn. 33: 4 a 7).  Muito emocionante o encontro desses irmãos, conversaram alegremente, Esaú disse a Jacó que ele não se preocupasse com aqueles presentes de gados para ele, pois também estava abençoado com riquezas vejamos: “E disse Esaú: De que te serve  todo este bando que tenho encontrado? E ele disse: Para achar graça aos olhos de meu senhor. Mas Esaú disse: Eu tenho bastante meu irmão; seja para ti o que tens. Então disse Jacó: Não se agora tenho achado graça em teus olhos, peço-te que tomes o meu presente da minha mão porquanto tenho visto o teu rosto, como se tiveste visto o rosto de Deus, e tomaste contentamento em mim. E instou com ele, até que a tomou.” (Gn. 33: 8 a 11). E foram dali caminhando juntos um bom pedaço de chão, e se despediram em paz, e Esaú foi para o caminho de Seir, e Jacó partiu para Sucote e edificou uma casa para si, e fez cabanas para o gado: por isso chamou o nome daquele lugar Sucote. Jacó segue sua jornada sempre na obediência ao Senhor que mais uma vez lhe envia a Betel, pois havia muita contaminação espiritual na terra. No capítulo 35 de Gên. vemos a situação. Mais uma vez é levantado um Altar ali em Betel. No verso 2 do cap. 35 Jacó começa a limpeza pela sua família dizendo: “Então disse Jacó á sua família, e a todos os que com ele estavam: tirai os deuses estranhos, que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai os vossos vestidos.” E assim ordenou que os seguissem até Betel, pois iria erigir um Altar ao Senhor que o tinha guiado durante toda a sua peregrinação. Assim chegou Jacó a Cidade de LUZ, (Betel).

Nenhum comentário:

Postar um comentário