A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

terça-feira, 6 de março de 2018

LIÇÕES BÍBLICAS / BENDITO O QUE CONFIA NO SENHOR - Lição: 10

 LIÇÕES BÍBLICAS
  Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
  Data: - 11 – 03 – 2018.     
  Titulo da Lição:     BENDITO O QUE CONFIA NO SENHOR
  Lição: 10
Texto Áureo: “Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplainados.”  (Sl. 84: 5)  
                                                                                 Leitura Bíblica em Classe: 330  - 126  -HC. (Sl. 31: 1 a 18)
1 – EM ti, Senhor, confio; nunca me deixes confundido: livra-me pela tua justiça.
2 – Inclina para mim os teus ouvidos, livra-me depressa; sê a minha firme rocha, uma casa fortíssima que me salve.
3 – Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; pelo que, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me.
4 – Tira-me da rede que para mim esconderam, pois tu és a minha força.
5 – Nas tuas mãos encomendo o meu espírito; tu me remiste Senhor Deus da verdade.
6 – Aborreço aqueles que se entregam a vaidades enganosas; eu porém confio no Senhor.
7 – Eu me alegrarei e regozijarei na tua benignidade, pois consideraste a minha aflição: conheceste a minha alma nas angustias.
8 – E não me entregaste nas mãos do inimigo; puseste os meus pés num lugar espaçoso.
9 – Tem misericórdia de mim, Ó Senhor, porque estou angustiado: consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu corpo.
10 – Porque a minha vida está gasta de tristeza, e os meus anos de suspiros; a minha força descai por causa da minha iniquidade, e os meus ossos se consomem.
11 – Por causa de todos os meus inimigos, fui o opróbrio dos meus vizinhos, e um horror para os meus conhecidos: os que me viam na rua fugiam de mim.
12 – Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado.
13 – Pois ouvi a murmuração de muitos; temor havia ao redor; porquanto todos se conluniavam contra mim; intentam tirar-me a vida.
14 – Mas eu confiei em ti, Senhor; e disse: tu és o meu Deus.
15 – Os meus tempos estão nas tuas mãos: livra-me das mãos dos meus inimigos e dos que me perseguem.
16 – Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo: salva-me por tuas misericórdias.
17 – Não me deixes confundido, Senhor, porque te tenho invocado; deixa confundidos os ímpios; emudeçam na sepultura.
18 – Emudeçam os lábios mentirosos que dizem cousas más com arrogância e desprezo contra o justo.
Título da Lição: BENDITO O QUE CONFIA NO SENHOR
Definição: Confiar em Nosso Senhor, é mais que demonstrar um amor que muitas vezes nem existe, confiar é ato de Fé, e Fé é Dom de Deus. Este livro que trás o nome de Ester, envolve uma situação degradante de um povo que levou o Senhor às últimas consequências por conta da insubordinação diante do Senhor, ao ponto de serem levados a um cativeiro de setenta anos. Mas como o Amor de Deus é imensurável, nunca desamparou totalmente aquele povo, sempre enviando o escape, usando seus profetas a sofrerem juntos, madrugando e intercedendo por ele. Mas, vamos avançando em nosso estudo sobre a Magnitude do Amor de Deus. Podemos mencionar quatro personagens protagonistas desta linda história: O rei persa Assuero, Hamã, Ester moça judia e Mardoqueu primo e pai de criação de Ester. Eram 127 províncias sob o reinado de Assuero, desde a Índia até a Etiopia. O rei Assuero havia elegido a Hamã a seu primeiro ministro. Mas qual a razão de  podermos tanto confiar no Senhor? Simplesmente pela razão de que o Senhor não nos perde de vista um só instante, quer estejamos dormindo ou acordados, Ele o Senhor nos observa. E assim de acordo com o nosso modo de viver, o Senhor vai contabilizando em nossa conta bênçãos sem fim. Vejamos um acontecimento em que o Senhor observou e preparou para um futuro bem próximo a recompensa de um ato realizado pelo fiel Mardoqueu, quando ele descobre uma conspiração de morte contra o rei Assuero, vejamos: “Naqueles dias, assentando-se Mardoqueu à porta do rei, dois eunucos do rei dos guardas da porta, Bigtã e Teres, grandemente se indignaram, e procuraram pôr as mãos no rei Assuero. E veio isto ao conhecimento de Mardoqueu, e ele o fez saber a rainha Ester, e Ester o disse ao rei, em nome de Mardoqueu. E inquiriu-se o negócio, e se descobriu, e ambos foram enforcados numa forca; e foi escrito nas crônicas perante o rei.”. (Et. 2: 21 a 23). Pronto! No momento em que foi registrado no livro das crônicas do palácio este terrível acontecimento, foi também registrado no grande Livro no Céu o feito de Mardoqueu. Mas por qual razão Hamã foi exaltado e elevado a ministro sendo colocado pelo rei acima de todos os príncipes que estavam com ele? Certamente por conta de mentiras, bravatas. Mas Mardoqueu como bom filho de Deus não ousou tecer nenhum comentário a respeito, mas só uma coisa ele fez; nunca se inclinou, nem se prostrou diante de Hamã, mas, esta tinha sido a ordem do rei, que todos se inclinassem a ele. Exatamente por esta razão Hamã foi cultivando um ódio por Mardoqueu. Temos sempre aprendido que, adorar só ao Senhor nosso Deus, e Mardoqueu jamais iria se misturar com certas espécies de gente. Essa atitude de lealdade ao Senhor foi cada dia provocando mais ódio no coração de Hamã ao ponto de intentar matar a Mardoqueu numa forca após ter conhecimento de sua origem. Mas, voltando a determinação da rainha Ester de jejuar com suas moças três dias e assim todo o povo juntamente com Mardoqueu faria o mesmo, pois a situação era gravíssima!“SUCEDEU, pois, que ao terceiro dia Ester se vestiu de seus vestidos reais, e se pôs no pátio interior da casa do rei, defronte do aposento do rei; e o rei estava assentado sobre o seu trono real, na casa real, defronte da porta do aposento. E sucedeu que vendo o rei a rainha Ester, que estava no pátio, ela alcançou graça aos seus olhos, e o rei apontou para Ester com o cetro de ouro, que tinha na sua mão, e Ester chegou, e tocou a ponta do cetro.” (Et. 5: 1, 2). Interessante que, o próprio rei foi direto ao assunto como quem já sabia que havia ali um requerimento, e já com promessa comprometedora, pois já foi-lhe logo dizendo que; até metade do reino seria dado a ela! Assim a rainha Ester praticamente já estava com a Benção nas mãos, pois palavra de rei não volta atrás, ali estava a resposta, ou melhor, a prova de que o Senhor Todo Poderoso havia recebido aquele jejum. Vejamos a fala do rei: “Então o rei lhe disse: Que é o que tens, rainha Ester, ou qual é a tua petição? Até metade do reino se te dará. E disse Ester: Se bem parecer ao rei, venha o rei e Hamã hoje ao banquete que lhe tenho preparado. Então disse o rei: Fazei apressar a Hamã, que cumpra o mandado de Ester. Vindo pois o rei e Hamã ao banquete, que Ester tinha preparado,” (Et. 5: 3 a5). Que Maravilha! Que suavidade na vida e nas palavras de Ester, acompanhada de uma Sabedoria do Alto. Da vida deste tal Hamã pouco sabemos, mas o suficiente para detectar seu mau caráter, diz o verso 9 do cap. 5, que Hamã sabendo do convite a participar do banquete preparado pela rainha Ester saiu muito alegre, só se enfureceu quando ao passar pela porta lá estava, sempre de prontidão Mardoqueu. Porém se refreou como diz o texto, foi correndo para casa participou a Zeres sua mulher e até  também a seus amigos, e contou-lhes tudo em que o rei o tinha engrandecido. Hamã não cabia em si de tanta felicidade, se sentindo muito orgulhoso vejamos: “Disse mais Hamã: Tão pouco a rainha Ester  a ninguém fez vir com o rei ao banquete que tinha preparado, senão a mim; e também para amanhã estou convidado por ela juntamente com o rei.”(Et. 5: 12). Mas mesmo assim em meio a tanta alegria, ele ainda não estava satisfeito, ele estava incomodado com a presença do homem da porta. Mas Zeres sua mulher, ali estava para fomentar o crime, ela e todos os seus amigos, como quem diz: faça uma forca, interessante que até as medidas da tal forca, ou seja, de cinquenta côvados, bem alta, aproveita já que você está tão bem com o rei, certamente ele não vai te negar este pedido. Acontece que: o Jejum chegou Lá nas Alturas, Lá no Trono da Graça, porque havia pureza em Mardoqueu e na sua filha Ester, eles estavam naquele cativeiro, para fazer adiferença. Estamos nós hoje fazendo a diferença? Ou estamos na mistura do pecado? Quando a nossa petição chega no Trono, é só Alegria! Não tem doença, não tem tristezas, não tem fracassos, não tem disse me disse, não tem cara feia, não tem susto, não tem peste que anda na escuridão, não tem praga, em fim é só Alegria! Hamã, naquele mesmo dia mandou fazer a forca. Ao chegar a noite, véspera do banquete, chega também a hora sublime do trabalho do Senhor Nosso Deus. Podemos imaginar os preparativos no Céu, a alegria de todos os anjos que sempre compartilham com o Senhor, como as harpas devem ter tocado de alegria em prol da vida de apenas dois cativos: Pai e filha, que em meio ao cativeiro guardaram a sua Fé. Na vinda de Jesus, se houver 2 ou 3 Irão. Continuaremos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário