A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 12 de julho de 2015

LIÇÕES BÍBLICAS / RESISTIR O MAL NA PORTA - Lição: 02

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 12 – 07 – 2015.
Lição: 02.                                    Título da Lição
RESISTIR O MAL NA PORTA
Texto Áureo“Aborrecei o  mal, e amai o bem, e estabelecei o juízo na porta: talvez o Senhor, o Deus dos Exércitos, tenha piedade do resto de José.” (Am. 5:15)

461 – 137- HC

 Leitura Bíblica em Classe: (Am. 3: 1 a 11)
1 – OUVI esta palavra que o Senhor fala contra vós, filhos de Israel, contra toda a geração que fiz subir da terra do Egito, dizendo:
2 – De todas as famílias da terra a vós somente conheci; portanto, todas as vossas injustiças visitarei sobre vós.
3 – Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?
4 – Bramirá o leão no bosque, sem que haja presa? levantará o leãozinho no covil, a sua voz, se nada tiver apanhado?
5 – Cairá a ave no laço em terra, se não houver laço para ela? levantar-se-á o laço da terra, sem que tenha apanhado alguma cousa?
6 – Tocar-se-á a buzina na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá qualquer mal à cidade, e o Senhor não o terá feito?
7 – Certamente o Senhor Jeová não fará cousa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.
8 – Bramiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor Jeová, quem não profetizará?
9 – Fazei ouvir isto nos palácios de Asdode, e nos palácios da terra do Egito, e dizei: Ajuntai-vos sobre os montes de Samaria, e vede os grandes alvoroços no meio dela, e os oprimidos dentro dela.
10 – Porque não sabem fazer o que é reto, diz o Senhor, entesourando nos seus palácios a violência e a destruição.
11 – Portanto, o Senhor Jeová diz assim: Um inimigo surgirá, e cercará a tua terra, derribará a tua fortaleza, e os teus palácios serão saqueados.

INTRODUÇÃO

I – REISTIR O MAL NA PORTA
Definição: Essas foram palavras ditas pelo Senhor através do profeta Amós, são palavras de aconselhamento, e o conselho é preventivo, é para que o pecado, principalmente o da desobediência ao Senhor, não suceda. Mas, a época do profeta Amós era de aparente gloria para o reino de Israel, que tinha ampliado seus domínios (2 Rs. 14: 25). Acontece que a desigualdade resultava na abastança dos ricos e aumentava cada vez mais a miséria dos pobres. Amós foi chamado pelo Senhor como profeta, e teve uma missão muito difícil, pois ele mesmo relata nunca ter sido profeta, mas mesmo assim é chamado pelo Senhor e vai num período, ou seja, durante o reinado prospero de Jeroboão filho de Joás, para alertar o povo que o Senhor estava prestes a destruí-los. Amós diante daquele povo, ao transmitir a mensagem Divina era ridicularizado, pois afinal estavam vivendo no apogeu de um poder militar, como seriam destruídos assim tão rapidamente? Os líderes religiosos que deveriam estar sentindo a grave situação moral e espiritual do povo, também se levantaram contra o profeta Amós, rejeitando sua pregação. Vejamos qual foi a fala de um sacerdote chamado Amazias, revoltado com as palavras proféticas de Amós: (Am. 7: 8 a 17). Só neste pequeno texto podemos sentir o estado espiritual e moral daqueles líderes de Israel, principalmente os sacerdotes, pois estavam comungando com as devassas daquele rei Jeroboão, igualzinho os dias atuais, onde os falsos líderes (pastores), transtornaram os templos do Senhor em casas de venda, em orgias, idolatrias, neste movimento  chamado gospel, onde vendem o talento da voz, onde praticam tudo o que todos está praticando, não há separação, sem se falar nas festas idólatras juninas que os crentes estão envolvendo o Santo Nome de Jesus num verdadeiro escárnio, o cognominado-o de Jesuíno, é o fim! É bom nunca esquecer que o Senhor Jesus está bem longe de tudo isto. Um dia Ele se deu a si, por outro tipo de povo  (Tt. 2: 14). Mas não tem sido assim, colocaram todas as práticas mundanas dentro da Casa do Senhor, e hoje cometem os mesmos desvarios contados no livro do profeta Amós. No cap. 5 de Amós podemos sentir com muita clareza a exortação do Senhor quanto a conservação da santidade de seu povo.
 (Am. 5: 14 a 18), o clímax destes versículos está no verso 15, houve um tempo que passou muito rápido em que os líderes espirituais (Pastores) ainda procuravam manter, ou fazer gotejar a Doutrina do Senhor na Igreja de Jesus (Dt. 32: 2), as portas da Casa do Senhor eram guardadas, não entrava por ela coisa imunda, ou que não faz parte da dinâmica  do Culto ao Senhor, o Altar era respeitado, reverenciado. Mas voltando ao livro de Amós: Coisas tremendas aconteceram naquele reinado de Jeroboão, e o profeta Amós continua corajosamente a denunciar o pecado de Israel. no capítulo 4 Amós focou as senhoras ricas da sociedade que viviam no luxo, na riqueza, sem qualquer preocupação com os pobres e indigentes, naquela época, e por aquelas regiões havia um termo entendido como um título considerado de honra aos chefes, eram chamados de “touros” que moravam em Basã, as suas mulheres quer seja do rei, dos sacerdotes que viviam juntos usufruindo da riqueza, a essas mulheres Amós chama de vacas de Basã, ou seja, as esposas dos touros (Am. 4: 1 a 3). E era muita perversão nessa época de Amós, suas profecias eram para despertar a consciência destes pecadores e provocar uma mudança. O capítulo 8 contém a visão do cesto de frutos do verão, o cesto representava o local onde o povo estava vivendo, ali era a Terra Prometida, os frutos seria o povo, quando Amós responde ao Senhor o que ele estava vendo, ou seja, o cesto com os frutos do verão, o Senhor responde: Chegou o fim sobre o meu povo Israel... (Am. 8: 2). Isto quer dizer que aquele povo já estava maduro, prestes a apodrecer. O Senhor os havia tirado da escravidão do Egito, caminhou com eles pelo deserto, agora na Terra Prometida, mas nunca se apartaram da transgressão, sempre entristecendo ao Senhor com suas desobediências. Cometeram grandes erros até chegarem ao ponto de serem comparados pelo Senhor como frutos maduros, prestes a apodrecer, uma vez apodrecidos, certamente iriam cheirar mal. Do verso 4 ao 7 o Senhor fala sobre os pecados deles. A ganância era grande, o peso na balança era alterado, medidas falsas. O verso 8 fala do cativeiro babilônico. No verso 9: Diz a história, que no ano 763 a. C. aconteceu um eclipse do sol. Vejamos o verso 10. Agora vamos conferir com o Sl. 137. Agora para encerrar, os versos 11, e 12. Aí está o que ocorreu com o povo da Promessa. Resistamos o mal na porta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário