A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 14 de junho de 2015

LIÇÕES BÍBLICAS / O VERDADEIRO ATALAIA - Lição: 11

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 14 – 06 – 2015.
Lição: 11.
Título da Lição
O VERDADEIRO ATALAIA
  Texto Áureo: “Mas se avisares o ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu caminho ímpio, ele morrerá na sua maldade, mas tu livraste a tua alma” (Ez. 3; 19).
374 – 440 – HC.

 Leitura Bíblica em Classe: (Ez. cap. 2: 1 a  ).
1 – E DISSE-ME: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo.
2 – Então entrou em mim o espírito, quando falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava.
3 – E disse-me: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se rebelaram contra mim; eles e seus pais prevaricaram contra mim, até este mesmo dia.
4 – E os filhos são de semblante duro, e obstinados de coração; eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o Senhor Jeová.
5 - E eles, quer ouçam quer deixem de ouvir (porque eles são casa rebelde), hão de saber que esteve no meio deles um profeta.
6 – E tu, ó Filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras; ainda que sejam sarças e espinhos para contigo, e tu habites com escorpiões, não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus rostos, porque são casa rebelde.
7 – Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes.
8 – Mas tu, ó Filho do homem, ouve o que eu te digo, não sejas rebelde como a casa rebelde; abre a tua boca, e come o que eu te dou.
9 – Então vi que uma mão se estendia para mim, e eis que nela estava um rolo de livro.
INTRODUÇÃO 
I – O VERDADEIRO ATALAIA


Definição: Atalaia: homem de vigia, sentinela, despertado, ativo e acima de tudo, fiel, leal ao Senhor. Ezequiel era de família sacerdotal, a história conta que ele era filho de Buzi. Ele também foi sacerdote. Naquela época só poderia iniciar o sacerdócio aos trinta anos. Mas justamente no ano em que ele completaria os seus trinta anos, se encontrava no cativeiro babilônico (Ez. 1: 1),  cerca de 1.100 quilômetros distante do Templo de Jerusalém. Ezequiel por permissão divina viveu entre os exilados, foi onde o Senhor mais o usou em Sua causa. Às vezes, é complicado de entender as razões, os meios que o Senhor usa em prol de uma alma. Já temos aprendido desde o livro do profeta Isaias, Jeremias e suas lamentações sobre as profecias devastadoras, que, aliás, se cumpriu tudo que foi profetizado àquele povo rebelde, mas não poderíamos imaginar que no meio dos rebeldes, o Senhor não pouparia os fieis, obedientes, que lamentava chorando tudo aquilo que acontecia no meio dos devassos. E assim foram homens íntegros, santificados, como Ezequiel, homem pronto, preparado para receber as ordenanças do Senhor, que seriam as mais difíceis como veremos um pouco na história de Ezequiel. Havia em Babilônia um homem em especial que precisava ser salvo, e penso que já sabemos muito bem de quem se trata. Vejamos um texto importante nessa questão: (I Cor. 1: 28). Mas, voltando ao exílio de Ezequiel, foi quando na segunda vinda a Jerusalém, que Nabucodonosor deportou para Babilônia o rei Joaquim e a família real, com mais dez mil membros da alta sociedade. Ezequiel estava entre eles. Era contemporâneo do profeta Jeremias, porém mais novo (II Rs 24: 12 a 14). Ezequiel era casado, mas sua mulher morreu em meio ao cativeiro (Ez. 24: 15 a 18). Interessante que o Senhor é insistente com Sua Palavra, enquanto há um fiozinho de esperança, de que haja salvação. Mesmo tendo dado o cumprimento da profecia, o Senhor trabalhou em prol dos perdidos, tocando naquele rei mau para que levasse também os santos para o cativeiro, pois o Senhor precisava usa-los ali naquela terra, não só em prol da alma do rei, mas também continuar transmitindo as Suas mensagens de salvação. Ezequiel era muito jovem quando foi levado ao cativeiro junto aos transgressores da Palavra. O nome Ezequiel significa: “Deus fortalece”. A profecia de Ezequiel é marcada por visões e ações simbólicas (versos 1 a 3) Numa delas ele come um rolo (livro) (Ez. 3: 1 a 4). É impossível relatar todo o trabalho espiritual, esmerado desse homem. Mas como estamos seguindo uma sequência, desde Gênesis, já temos certa condição para entender o conteúdo desse livro. Toda essa história relatada no livro, se passa no cativeiro. As visões arrebatadoras de Ezequiel foram essências para a mensagem geral do livro por dois motivos: - Reforçam a veracidade do conhecimento do profeta. A escatologia predominante nas visões mostrou aos exilados que as promessas do Senhor ainda eram válidas, os ossos secos poderiam ganhar vida e voltarem a se reunir. (Ez. 37: 1 a 14). - Acima de tudo, as visões de Ezequiel foram meios de transmitir, o conhecimento de Deus aos exilados. A visão das rodas (Ez. 10: 1 a 12) Os detalhes desta visão estranha e complexa, com suas criaturas de difícil interpretação, desafiam qualquer explicação. Porém, a intenção básica da visão é inconfundível. Mas o Senhor quis mostrar a Ezequiel, e falar aos cativos que: Ele o Senhor Vive e Reina nos Céus, Majestoso, exercendo o controle absoluto sobre toda a criação, mesmo estando eles ali cativos na Babilônia. No verso 12 vemos como que; uma carruagem em movimento Magnífico, cheia de Olhos em redor, representando sua Presença em qualquer direção. Pois os seus olhos veem tudo e por isso, certamente Ele agiria em favor do seu povo no tempo certo. Ezequiel Profetizou fora de Israel. O Senhor chamou Ezequiel pelo título de “Filho do Homem” dezenas de vezes no livro. Só existe essa mesma expressão no livro do profeta Daniel (Dn. 8: 17). Sabemos que, essa expressão é dirigida através do Pai ao Filho Jesus, aquele cuja promessa era de salvação exclusiva ao povo judeu (João 1: 11). Então vemos Ezequiel feito profeta entre os exilados judeus, porém fora de Israel na terra de Babilônia, isto significa uma ruptura, da mesma forma como aconteceu com Jesus Cristo, veio para o que era dele, mas os dele não o receberam, então desbravou, estendendo a sua Palavra a toda a humanidade. Portanto Ezequiel também foi um tipo de Cristo. Ezequiel sacerdote, Jesus Sumo sacerdote (Hb. 4: 14 a 16). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário