A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

LIÇÕES BÍBLICA / JESUS VENCEDOR! - Lição: 01

LIÇÕES BÍBLICA

Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”
Data: 12 –.01 – 2020.
Titulo da Lição:                 JESUS VENCEDOR!  
Lição: 01
Texto Áureo: “Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra.”   
(Cl. 3: 2).
Leitura Bíblica em classe:        401 –  432 - HC                           (Ap. 19: 1 a 13)

1 – E, DEPOIS destas coisas, ouvi no céu como que uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia: Salvação, e gloria, e honra, e poder pertencem ao Senhor nosso Deus.
2 – Porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua prostituição, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos.
3 – E  outra vez disseram: Aleluia. E o fumo dela sobe para todo o sempre.
4 – E os vinte e quatro anciãos, e os quatro animais, prostraram-se e adoraram a Deus, assentado no trono, dizendo: Amém. Aleluia.
5 – E saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós, que o temeis, assim pequenos como grandes.
6 – E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia: pois já o Senhor Deus Todo-poderoso reina.
7 – Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe gloria; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.
8 – E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente, porque o linho fino são as justiças dos santos.
9 – E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados á ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.
10 – E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que tem o testemunho de Jesus: adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.
11 – E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco: e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.
12 – E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
13 – E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.

Titulo da Lição: JESUS VENCEDOR!

Definição: Recordando um pouco o capitulo 18 de Apocalipse, vimos que os mercadores e os chefes de governo da terra irão chorar a queda da Babilônia que representa toda sorte de prostituição que se possa imaginar, é o sistema de coisas que estamos vivenciando nestes dias atuais, e desde há muito presenciando na face de toda a terra, uma verdadeira devassa. O sistema de coisas acontecendo é a fonte de toda corrupção e confusão religiosa, obra da grande prostituição generalizada. Em todos os seguimentos; os crentes não passam de crentes, pois estão todos corrompidos, não há mais pastores na terra, o chamado povo de Deus está a deriva. a Babilônia é a fonte de toda corrupção, estamos vivendo nela. Mas prossigamos em meditar no capitulo 19 que nos fala da queda de Babilônia, comandada pela prostituição generalizada em todo o mundo. Vejamos os dois primeiros versículos do capitulo 19: “E DEPOIS destas coisas, ouvi no céu como que uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia: Salvação, e gloria, e honra, e poder pertencem ao Senhor nosso Deus; Porque verdadeiros e Justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua prostituição, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos.” (Ap. 19: 1, 2). Nesse momento a grande multidão celestial proclama com quatro brados de Aleluia glorificando o Senhor Todo Poderoso! Diz o verso 4 que; Os vinte e quatro anciãos, e os quatro animais, prostraram-se e adoraram a Deus, assentado no trono, dizendo: Amem. Aleluia. Interessante o que está escrito neste capítulo acerca da multidão que já se encontra nos Céus, podemos imaginar; 144 mil remanescentes dos judeus, os 12 representantes das tribos de Israel, descendentes de Abraão, os 12 Apóstolos, e quem sabe muitos outros que aprouve ao Senhor não passarem pela morte, como está escrito; “Porque em parte conhecemos, e em parte profetizamos; (I Cor. 13: 9).  Mas prossigamos no verso 7, 8, “Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe gloria; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.” (Ap. 19: 7, 8). Estamos praticamente no final de nosso estudo deste Livro que tem o nome de Apocalipse, o Livro da revelação das coisas que em breve há de acontecer. Tudo nos mostra que Cristo já volta! O capitulo 24 do Evangelho segundo São Mateus, nos mostra com muita clareza, a declaração do próprio Senhor Jesus falando aos seus discípulos sobre o fim deste mundo de pecados. Vejamos o sermão de Jesus quando por aqui andou: “Porém daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas unicamente o Pai. E como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,” (Mt. 24: 36 a 38). Mas voltando ao verso 7 de Apocalipse, vemos a descrição da ceia do casamento do Cordeiro com sua noiva, pois ela nestas alturas dos acontecimentos  aqui na terra, Jesus espera que sua noiva já esteja pronta, adornada, mas quem será esta noiva? E que são os seus adornos? Onde, e como conseguir esses adornos? Como se preparar para o grande dia das bodas, se nem ao menos sabemos o dia nem a hora em que o noivo virá buscar sua Amada, a qual Ele deu a sua vida por ela, é muito séria a questão,  pois,  esta noiva é cada pessoa que verdadeiramente entrega seu caminho, sua vida ao Senhor, recebendo-o como único e suficiente Salvador. Na Epistola do apóstolo Tito, temos um texto magnífico! Vejamos: “Mas quando apareceu a benignidade e a caridade de Deus, nosso Salvador, para com os homens, Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo.” (Tt. 3: 5). Então aqui vemos com toda clareza a condição de se tornar Igreja de Jesus, pois é o Espírito Santo que, no exato momento em que levantamos a nossa mão em sinal de aceitação a Jesus como nosso Salvador, imediatamente o Santo Espírito entra para lavar todo o pecado encrostado no interior do ser humano, no centro da vida que é o coração que representa a alma, a fonte dos sentimentos, é Obra muito fina, ou seja, o reconhecimento que é um pecador, normalmente as pessoas se acham boas, solicitas, batem no peito dizendo que não faz mal a ninguém, e etc. o que pensa e fala assim na verdade não são as pessoas, mas o ego que existe dentro de cada um, a auto piedade, o espírito da carne e etc. Mas, quando reconhecemos que somos pobres pecadores, cheios de mazelas, e pela Palavra pregada somo libertos, então acontece este Milagre que só Jesus pode realizar através de seu Santo Espírito; a lavagem no corpo, alma e espírito,  dali em diante é só alegria! Passamos a não ter mais nenhum problema, pois agora temos o Pai, o Filho e o Espírito Santo sempre conosco, e a Santa Palavra contida no Livro chamado Bíblia Sagrada, dela não podemos nos afastar, pois, as suas Palavras nos ensina e nos ajuda cada dia a ser Igreja lavada e remida, preparada para a vinda de Jesus. Prossigamos no capitulo 19 de Apocalipse, João presenciou todos esses acontecimentos descritos neste livro. Vejamos agora o que está descrito sobre a Vitória de Cristo sobre a besta e o falso profeta: versos 11 diz que o Senhor Jesus cavalga com os exércitos  de gloria que são: Os santos do Antigo Testamento,  Igreja e os anjos. Isto está confirmado no Evangelho segundo São Mateus, vejamos: “E quando o Filho do homem vier em sua gloria, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono de sua gloria; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas a sua direita, mas os bodes à sua esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde benditos de meu Pai, possui por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;” (Mt. 25: 31 a 34). Portanto, vale a pena renunciar ao pecado, e cultivar em nós esta Esperança que é Fruto do Espírito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário