A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

terça-feira, 13 de agosto de 2019

LIÇÕES BÍBLICAS / LAODICEIA, A IGREJA MORNA - Lição: 6

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
Data: - 18 – 08 – 2019.     
Titulo da Lição: LAODICÉIA, A IGREJA MORNA
Lição: 6
Texto Áureo:                            

Leitura Bíblica em Classe:      266 – 422 - HC                       (Is. 55: 1 a 13)
1 – Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.
2 – Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? e o produto do vosso dinheiro naquilo que não pode satisfazer? ouvi-me atentamente, e comei o que é bom e a vossa alma se deleite com a gordura.
3 – Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei um concerto perpétuo, dando-vos as firmes beneficências de Davi.
4 – Eis que eu o dei como testemunha aos povos, como príncipe e governador dos povos.
5 – Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu correrá para ti, por amor do Senhor teu Deus, e do Santo de Israel; porque ele te glorificou.
6 – Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
7 – Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.
8 – Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.
9 – Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos dos que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
10 – Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não torna, mas rega a terra, e a faz produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come,
11 – Assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
12 – Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados: os montes e os outeiros exclamarão de prazer perante a vossa face, e todas as árvores do campo baterão as palmas.
13 – Em lugar de espinheiro crescerá a faia, e em lugar da sarça crescerá a murta:  o que será para o Senhor por nome, por sinal eterno, que nunca se apagará. 


Título da Lição: LAODICÉIA, A IGREJA MORNA

Definição: Nesta lição estaremos encerrando a sétima e última carta enviada a Igreja que estava na Cidade chamada Laodicéia. Este termo Igreja citado por nosso Senhor Jesus Cristo, sabemos muito bem que é referente às pessoas salvas, libertas do pecado, certamente regidas nesta terra por homens chamados e consagrados ao Santo Ministério de Pastor. Foram Sete as Cidades escolhidas por Jesus, o Sumo Pastor, fruto do trabalho dos Apóstolos que andaram com Jesus em seu Ministério terreno, depois seguindo na gestão do Apóstolo Paulo, e assim este Evangelho chegou até nós. Mas nesta lição vamos focar nesta sétima carta endereçada à cidade de Laodicéia; sendo uma das igrejas da Ásia Menor, nos dias atuais; localizada na Turquia. Esta congregação estava muito bem situada, em meio ao grande comércio, considerada uma cidade rica, pois era bem centralizada materialmente. Mas, isto é o que menos importa, o importante desta última congregação é a semelhança em termos espirituais com as “Igrejas” da atualidade, ou seja; uma igreja morna. Esta foi a citação do Senhor Jesus na carta escrita por João na Ilha de Patmos, porém citada, ou melhor; ditada por Jesus Cristo. Vemos logo de inicio a maneira do Senhor se expressar àquele pastor: “E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o principio da criação de Deus. Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente: oxalá foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, miserável, e pobre, e cego, e nu;” (Ap. 3: 14 a 17). São estarrecedoras estas palavras ditas pelo Senhor Jesus àquele homem que havia sido consagrado, e colocado à frente daquele rebanho. Nesta última carta endereçada à Laodicéia vemos representada nela a igreja da atualidade, onde podemos encontrar em cada esquina alguém se intitulando pastor, ou ainda pior; mulheres se auto intitulando como pastora, ajuntando pessoas que por sua vez, nenhum compromisso tem com as Verdades Bíblicas, sendo alvo do comércio que se propaga dentro destes tais salões que chamam de igrejas. São árvores que Jesus não plantou. Vejamos o que está escrito nos Evangelhos: “Ele, porém, respondendo, disse: toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada. Deixai-os: são condutores cegos: ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.” (Mt. 15: 13, 14). Assim são estas pseudo igrejas levantadas por toda parte, sem nenhum fundamento Bíblico. Laodicéia representa profeticamente a igreja dos últimos dias, todos os dias são abertos pontos de venda com títulos de igreja, mas isto já havia sido previsto pelo Apóstolo Paulo ao empossar o jovem Timóteo para ser o dirigente da Igreja que estava na cidade de Éfeso; na segunda carta do Apóstolo Paulo a Timóteo, ele bem o advertiu acerca da conduta a seguir com os que se afastam da Sã Doutrina, vejamos:  “Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham Contendas de palavras, que para nada aproveitam e são de perversão dos ouvintes. Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”  (II Tim. 2: 14, 15). Mas voltando a Laodicéia, além da conduta moral,  podemos imaginar a situação não só espiritual daquele povo congregado, mas moral, pois causou um mal estar tão grande que o próprio Senhor Jesus disse àquele pastor; “...Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.” Que coisa terrível! Isto nos faz entender que ali naquela congregação, não havia nenhum ensinamento doutrinário, o povo estava largado, pois o único objetivo daquele homem que foi empossado pelo Senhor como pastor para conduzir, cuidar espiritualmente do rebanho do Senhor, só tinha um objetivo; enriquecer, e pela sua fala no verso 17 já se considerava em plena prosperidade; vejamos: “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; Mas o Senhor lhe responde: “...e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e vestidos brancos, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas;” Quando lemos esta sétima carta de Apocalipse vemos a representação da igreja atual na face da terra, nestes últimos dias não se prega mais a Sã Doutrina, mas tudo já estava previsto pelo Senhor, advertências nunca faltou dentro das Sagradas Escrituras, no último capitulo do Livro do Profeta Daniel encontramos uma belíssima Mensagem sobre os últimos tempos e as palavras seladas: “E NAQUELE tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angustia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que se achar escrito no livro.” (Dn. 12: 1). Por todos os acontecimentos na face de toda a terra, podemos já sentir os sinais descritos não somente no livro do Profeta Daniel, mas em toda Bíblia Sagrada, é notório que o pecado que sempre houve, desde a criação do mundo tem se multiplicado, e consequentemente o Amor ao Divino tem se esfriado, em consequência do pecado como está escrito. Mas voltando a carta a Laodicéia vemos que apesar da repreensão do Senhor no verso 17, encontramos a seguir uma palavra de aconselhamento para com aquele homem que havia sido colocado pelo Senhor para pastorear aquela igreja. Mas o Senhor Jesus vai dando o encerramento desta sétima carta deixando a promessa que ainda hoje vai se cumprindo; vejamos: “Eis que estou à porta, e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” Este é um Ato constante, Jesus permanecerá batendo até a última Trombeta soar. E para encerrar, fiquemos com a uma das mais lindas promessas! Vejamos: “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Ap. 3: 21, 22). Aqui se finda o estudo sobre as Sete Igrejas da Ásia Menor, prosseguiremos estudando o Livro de Apocalipse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário