A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

quarta-feira, 31 de julho de 2019

LIÇÕES BÍBLICAS / SARDO A IGREJA MORTA! - Lição: 4

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
Data: - 04 – 08 – 2019.     
Titulo da Lição: SARDO A IGREJA MORTA
Lição: 4
Texto Áureo:“Pelo que diz: Desperta tu que dormes, e Cristo te esclarecerá” (Ef. 5: 14)
                                     
Leitura Bíblica em Classe:      447 – 372 - HC                       (Ef. 2: 1 a 15)

1 – E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados.
2 – Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
3 – Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
4 – Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
5 – Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
6 – E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus.
7 – Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
8 – Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.
9 – Não vem das obras, para que ninguém se glorie.
10 – Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
11 – Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pelas mãos dos homens.
12 – Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade d’Israel,  e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.
13 – Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.
14 – Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio.
15 – Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem fazendo a paz,


Título da Lição: SARDO A IGREJA MORTA!

Definição: Dando sequencia ao estudo sobre as Sete Igrejas da Ásia Menor, trazendo um pouco da história desta cidade chamada Sardo, fundada em, 700 antes de Cristo, localizada a 50 milhas á leste de Éfeso. Mas o tempo passou, Jesus em seu Ministério terreno foi chamando homens trabalhadores, pescadores e os preparando para que se tornassem pescadores de almas. E assim foi o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo chegando até nós. Através do trabalho evangelístico dos Apóstolos, crescia a cada dia o número dos que se salvavam, e as Igrejas geralmente nasciam nos lares, simbolizando a Família de Jesus, formando o Corpo de Cristo. Mas voltando ao estudo sobre a Igreja que estava em Sardo; sendo a quarta carta direcionada ao Pastor daquela Congregação vejamos: “E AO ANJO da igreja que está em Sardo escreve: Isto diz o que tem os sete Espíritos de Deus, e as sete estrelas: Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.” (Ap. 3: 1). Gravíssima a situação ali, pois se o pastor da Igreja está morto, que se dirá do restante? Na verdade, aquela igreja estava vivendo de aparências, como tantas da atualidade, vivendo por tradições, mas sob os olhos do Senhor Jesus, o Fundador da Igreja na face da terra, eles não passavam de um cemitério cheio de mortos, porém, no verso 2 da carta, o Senhor Jesus menciona os restantes que estavam para morrer, ou seja, havia na Congregação algumas pessoas que ainda não haviam se contaminado; vejamos: “Mas também tens em Sardo algumas pessoas que não contaminaram seus vestidos, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.” (Ap. 3: 4). Trazendo para os nossos dias, contemplando o estado deplorável dos crentes da atualidade, como estará Jesus contemplando toda esta devassa na terra? Os pouquíssimos que ainda conservam a Sã Doutrina estão sentindo pelos acontecimentos desastrosos a tristeza do Amado Salvador, os sinais estão aí, só não vê quem não quer, o mundo jaz no maligno, e a responsabilidade é toda deste povinho crente sendo dirigidos por homens lobos devoradores, sem se falar nas mulheres desocupadas, se dizendo pastoras, ABOMINAÇÃO É AO SENHOR! E o povo morrendo, derramamento de sangue, barreiras descendo morro abaixo, em fim; todos os sinais estão ai, só não vê quem não quer, falamos com toda firmeza, pois o Senhor deixou um povo na terra com uma grande incumbência: Pregar o Evangelho até aos confins da terra, pois quanto mais almas ganhas para Jesus, menos ladrões, menos assassinos, menos prostitutas,  menos traficantes, aliás, por falar em traficantes; tem até “pastor” traficante de armas! Não adianta dizer que não, não adianta querer fugir, a Igreja Imaculada foi Constituída na terra para interceder diante do Pai pelo mundo, pelas almas penadas, pelas crianças, onde estão os cordeirinhos de Jesus pastores de Sardo? Lá em Sardo acontecia o mesmo com aquele pastor que o Senhor chamou de morto, vejamos o verso 3 da carta: “Lembra-te pois do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.” (Ap. 3: 3). Da mesma maneira a promessa está de pé para os dias atuais. Sendo nosso Senhor Justo, contemplou ali naquela Congregação alguns que embora estivessem no meio da devassa não se contaminaram: “Mas também tens em Sardo algumas pessoas que não contaminaram seus vestidos, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.” (AP. 3: 4). Interessante, que o Senhor Jesus sempre mencionando as vestes brancas, sem mancha, sem rugas, pois é pela aparência exterior que vai sendo mostrado o interior, a grande maioria dos crentes pregam o contrário; dizem que Deus vê o coração, enganoso é o coração, bonzinho nunca entrará no Reino de Deus, todo bonzinho torna-se conivente com o pecado. Vejamos o que nos diz um texto muito significativo dentro deste contexto: “Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão. Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.” (I Tim. 6: 10 a 12). Aí está com toda clareza a real orientação ao homem a qual o Senhor Jesus chama ao pastorado, sim pois a chamada é Divina, e não do querer humano, assim nós observamos quando no exato momento em que Jesus aos 30 anos deu inicio ao seu Ministério terreno vejamos: “Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. E Jesus andando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.”  (Mt. 4: 17 a 19). Por momento eles deixaram ali as redes, seguindo a Jesus, porém sabemos muito bem que; continuaram a ser pescadores, pois tinham famílias para sustentar, nunca encontraremos ociosos, na obra do Senhor. mas voltando a Igreja na cidade de Sardos, Jesus ao mencionar a triste situação daquela Congregação aconselha a que se arrependam dando-lhes tempo e como não poderia deixar de ser; ainda o Senhor Jesus com todo o seu Amor vai encerrando a Carta com aquela promessa Maravilhosa: “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante de seus anjos.  Quem tem ouvidos,  ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Ap. 3: 5, 6). Quanto a questão riscar o nome do Livro da Vida, isto é muito sério, pois quantos de nós andando por aí, pra baixo e pra cima crente que tudo vai bem,  e o  nome riscado do livro da Vida?  Não vamos nos iludir, vejamos o que está escrito: “O que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui. Não erreis:  Deus não se deixa escarnecer; porque tudo que o homem semear, isso também ceifará.” (Gl. 6: 7). E assim vamos encerrando esta maravilhosa lição, cheia de advertência para nós que fazemos menção de seguir ao Mestre Jesus, com toda alegria, pois  dele temos recebido de Graça a grande Promessa de chegar à Pátria Celestial! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário