A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

segunda-feira, 1 de abril de 2019

LIÇÕES BÍBLICAS / EZEQUIEL, FIRME NA MISSÃO - Lição: 1

 

LIÇÕES BÍBLICAS

 Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
 Data: - 07 – 04 – 2019.     
Titulo da Lição:    EZEQUIEL, FIRME NA MISSÃO
Lição: 1
Texto Áureo: “O Senhor conhece os dias dos retos, e a sua herança permanecerá para sempre”  (Sl. 37: 18).                                       
Leitura Bíblica em Classe:       306 – 499 HC                (Is. 51: 1 a 13)
1 – OUVI-ME vós, os que seguis a justiça, os que buscais ao Senhor: olhai para a rocha donde fostes cortados, e para a caverna do poço donde fostes cavados.
2 – Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu a luz; porque, sendo ele só, eu o chamei, e o abençoei e o multipliquei.
3 – Porque o Senhor consolará a Sião; consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o jardim do Senhor: gozo e alegria se achará nela, ação de graças, e voz de melodia.
4 – Atendei-me povo meu, e nação minha, inclinai os ouvidos para mim; porque de mim sairá a lei, e o meu juízo se estabelecerá como luz dos povos.
5 – Perto está a minha justiça, vem saindo a minha salvação, e os meus braços julgarão os povos: as ilhas me aguardarão, e no meu braço esperarão.
6 – Levantai os vossos olhos para os céus, e olhai para a terra em baixo, porque  os céus desaparecerão como o fumo, e a terra se envelhecerá como um vestido, e os seus moradores morrerão semelhantemente; mas a minha salvação durará para sempre, e a minha justiça não será quebrantada.
7 – Ouvi-me, vós que conheceis a justiça, vós, povo, em cujo coração está a minha lei: não temas o opróbrio dos homens, nem vos turbeis pelas suas injurias.
8 – Porque a traça os roerá como a um vestido, e o bicho os comerá como lã: mas a minha justiça durará para sempre, e a minha salvação de geração em geração.
9 – Desperta, desperta, veste-te de força, ó braço do Senhor: desperta como nos dias passados, como nas gerações antigas; não és tu aquele que cortou em pedaços a Raabe, e feriu o dragão?
10 – Não és tu aquele que secou o mar, as águas do grande abismo? O que fez o caminho no fundo do mar, para que passassem os remidos?
11 – Assim voltarão os resgatados do Senhor, e virão a Sião com júbilo, e perpétua alegria haverá sobre as suas cabeças: gozo e alegria alcançarão, a tristeza e o gemido fugirão.
12 – Eu sou aquele que vos consola; quem pois és tu, para que temas o homem, que é mortal, ou o filho do homem que se tornará em feno?
13 – E te esqueces do Senhor que te criou, que estendeu os céus, e fundou a terra, e temes continuamente todo o dia o furor do angustiador, quando se prepara para destruir? Onde está o furor do angustiador, quando se prepara para destruir? Onde está o furor do que te atribulava?           

Título da Lição: EZEQUIEL, FIRME NA MISSÃO

Definição: Estaremos nesta lição contemplando a dura missão do profeta Ezequiel, antes de seguir viagem para Babilônia, ele teria agora que falar,  exortar àquele povo em Jerusalém sobre as suas abominações, que o Senhor neste capitulo 16 do livro compara ao meretrício, a delinquência de Jerusalém é mostrada em forma de alegoria, pois o Senhor vai fazendo, instruindo ao profeta como mostrar àquele povo em Jerusalém os seus pecados comparando-os ao nascimento de uma criança, a procedência daquele povo: Provinha da terra dos cananeus e dos amorreus. Daí o Senhor orienta a Ezequiel a falar ao povo, comparando os moradores de Jerusalém a uma menina, bebê exposta no nascimento sem ter tido nenhum dos cuidados que se dá a um recém-nascido, vejamos: “E dize: Assim diz o Senhor Jeová a Jerusalém: A tua origem e o teu nascimento procedem da terra dos cananeus: teu pai era amorreu, e a tua mãe hetéia. E, quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste não te foi cortado o umbigo, nem foste lavada com água, para tua purificação; nem tão pouco foste esfregada, com sal, nem envolta em faixas. Não se compadeceu de ti olho algum, para te fazer alguma destas cousas, compadecendo de ti; antes fostes lançada em pleno campo, pelo nojo da tua alma, no dia em que tu nasceste.” (Ez. 16: 3 a 5). Aí está, a situação daquela Cidade ou seja,  Jerusalém. Nesta alegoria, o Senhor faz comparação de todos os moradores a um bebê, neste caso, uma menina que ao nascer não teve os devidos primeiros cuidados, que nós conhecemos com Puericultura, são cuidados com o bebê desde a gestação ao nascimento, implica pois os cuidados de higiene corporal, e em todos os sentidos influenciando nos sentimentos morais e psicológicos. Mas voltando ao nosso estudo, trazendo para os nossos dias, é justamente isto que presenciamos a todo o momento, é só abrir a nossa porta e já estamos contemplando a mesma devassa, as novas gerações como estão sendo conduzidas, são crianças nascendo no meretrício, frutos do funk, não há mais uniões conjugais com a Benção do Senhor, as novas gerações nascendo com bastardos e não filhos de Deus, sendo largadas, jogadas ao léu, sem nenhuma ligação com Deus, assim estava aquele povo ali em Jerusalém, se encaminhando para o cativeiro onde passariam 70 anos. A falha será sempre dos que se dizem povo de Deus, a responsabilidade é toda nossa que fazemos menção do Santo Nome do Senhor, nestes dias atuais estamos aguardando o cumprimento da Promessa que Jesus deixou escrita em Atos dos Apóstolos: “E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” (At. 1: 7, 8). Aí está, com toda a clareza qual a missão da Igreja de Jesus? Trazer o mundo de pecados para dentro dos Templos ou sair em campo para levar as Boas Novas de Salvação? Porém, o que está acontecendo é que toda sorte de pecados tem adentrado os salões que chamam de Templos, a situação no meio dos crentes da atualidade está milhões de vezes pior do que no tempo do Profeta Ezequiel, precisamos cuidar, sondar como está a nossa alma diante do Senhor? Vejamos o que o Senhor disse quando por aqui andou: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci: apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.” (Mt. 7: 21 a 23). Eis aí o perigo, na Bíblia está escrito que não são pelas obras, mas pela santificação. Estamos vivendo tempos trabalhosos, a ordem imperativa do Senhor foi: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” (Mc. 16: 15, 16). É certo que os sinais seguirão aos que creem, devemos estar preparados para expulsar os demônios, falar a língua dos anjos, e etc. Porém, o principal é a salvação, ter o nome escrito no Livro da Vida. Mas voltando a Ezequiel, no capitulo 16 do livro, o Senhor vai discorrendo nos 63 versículos um mundo de prostituições, tudo isto por conta dos sacerdotes da época que se corromperam, e o pecado foi sendo alastrado tomou conta de toda a Jerusalém, e hoje onde estão os pastores? Não existem mais, já há muito, o Senhor não faz chamada, o Senhor não tem encontrado na terra, no meio dos homens um que tenha vocação sacerdotal ou para pastor, sendo assim; a coisa ficou ainda pior, pois surgiram e estão cada dia surgindo mulheres desordenadas se intitulando pastoras, coisa que não temos nenhum respaldo na Bíblia Sagrada, mas cinicamente quando arguidas elas apontam Raquel, acontece que Raquel foi pastora de ovelhas de quatro pés,  e não de homens. E o mundo por conta dos crentes, vai de mal a pior, sim, pois nós que fazemos menção do Nome do Senhor, somos responsáveis quando não levamos ao pecador a Palavra Pura, Genuína do Senhor. No capitulo 16 de Ezequiel o Senhor faz menção de como abençoou aquele povo lavando-os de toda a imundícia com todo amor. Vejamos: “E, passando eu por ti, vi-te, e eis que o seu tempo, era tempo de amores; e estendi sobre ti a ourela do meu manto, e cobri a tua nudez; e dei-te juramento, e entrei em concerto contigo, diz o Senhor Jeová, e tu ficaste sendo minha. Então te lavei com água, e te enxuguei do teu sangue, e te ungi com óleo. E te vesti de bordadura, e te calcei com pele de texugo, e te cingi de linho fino, e te cobri de seda.” (Ez. 16: 8 a 10). Tudo isto o Senhor fez àquela Cidade, e muito mais, continuando a leitura, vamos vendo o que  aquele povo fez com todas estas Bênçãos, pois verdadeiramente o Senhor os perdoou e foram enriquecidos com ouro, prata, de tudo, do bom e do melhor, Jerusalém se tornou próspera. Porém, nos versos seguintes podemos ver o que fizeram de toda aquela riqueza, se corromperam e foram praticar as obras abomináveis ao Senhor, ou seja: a feitiçaria, e o pior; sacrificando os seus próprios filhos, passando-os pelo fogo.  esta lição continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário