A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

segunda-feira, 22 de abril de 2019

LIÇÕES BÍBLICAS / EZEQUIEL FILHO DO HOMEM - Lição: 4

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
Data: - 28 – 04 – 2019.     
Titulo da Lição:  EZEQUIEL FILHO DO HOMEM
Lição: 4
Texto Áureo: “Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, por que eles serão fartos.” (Mt. 5: 6).                                       
Leitura Bíblica em Classe:      79  – 139  HC                             (Sl.69: 1 a 16)
1 – LIVRA-ME, ó Deus, pois as águas entraram até à minha alma.
2 – Atolei-me em profundo lamaçal, onde se não pode estar em pé; entrei na profundeza das águas, onde a corrente me leva.
3 – Estou cansado de clamar; secou-se-me a garganta: os meus olhos desfalecem esperando o meu Deus.
4 – Aqueles que me aborrecem sem causa são mais do que os cabelos da minha cabeça; aqueles que procuram destruir-me sendo injustamente meus inimigos, são poderosos; então restituí o que não furtei.
5 – Tu, ó Deus, bem conheces a minha insipiência; e os meus pecados não te são encobertos.
6 – Não sejam envergonhados por minha causa aqueles que esperam em ti, Ó Senhor; Senhor dos Exércitos: não sejam confundidos por minha causa áqueles que te buscam, ó Deus de Israel.
7 – Porque por amor de ti tenho suportado afrontas; a confusão cobriu o meu rosto.
8 – Tenho-me tornado como um estranho para com os meus irmãos, e um desconhecido para com os filhos de minha mãe.
9 – Pois o zelo da tua casa me devorou, e as afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim.
10 – Chorei, e castiguei com jejum a minha alma, mas até isto se me tornou em afrontas.
11 – Pus, por vestido um saco, e me fiz um provérbio para eles.
12 – Aqueles que se assentam à porta falam contra mim; sou a canção dos bebedores de bebida forte.
13 – Eu porém faço a minha oração a ti, ó Senhor, num tempo aceitável: ó Deus, ouve-me segundo a grandeza da tua misericórdia, segundo a verdade da tua salvação.
14 – Tira-me do lamaçal, e não me deixes atolar; seja eu livre dos que me aborrecem e das profundezas das águas.
15 – Não me leve a corrente das águas e não me sorvas o abismo, nem o poço cerre a sua boca sobre mim.
16 – Ouve-me, Senhor, pois boa é a tua misericórdia: olha para mim segundo a tua muitíssima piedade.

Título da Lição: EZEQUIEL FILHO DO HOMEM

Definição: À medida em que vamos avançando em nosso estudo sobre a vida e obra do Profeta Ezequiel, vamos adquirindo conhecimentos dos Escritos Sagrados, pois está escrito que, isto é agradável ao Senhor quando diz em sua Palavra: “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. a ele seja dada a gloria, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.” (II Pd. 3: 18). Então vamos dando continuidade ao estudo sobre a grande responsabilidade que o Senhor colocou nas mãos do Sacerdote e Profeta Ezequiel. Coisas mui excelentes, vamos aprender na segunda parte do capitulo 24 do Livro, a partir dos versos 15 passamos a compreender uma situação por demais triste para o coração de nosso Senhor, foi a predição da ruína de Jerusalém. Temos descrito nos versos de 1 a 3 do cap. 24, vejamos: “E VEIO a mim a palavra do Senhor, no nono ano, no décimo mês, dizendo: Filho do homem, escreve o nome deste dia, deste mesmo dia; porque o rei de Babilônia se aproxima de Jerusalém neste mesmo dia.” Esta é a quarta referência fornecida por Ezequiel, vamos agora tomar um certo conhecimento que é, e sempre será de grande valia, principalmente para os que estão no campo da evangelização, mas, continuando vejamos; quando os escritos sagrados se referem ao nono ano, no décimo mês  corresponde a data de; 588  antes de Cristo  ao mês de janeiro em nosso calendário, este foi o dia em que Nabucodonozor, rei de Babilônia se pôs a atacar Jerusalém, e Ezequiel foi ordenado a relatar sobre este dia. Este capitulo 24 do livro o Senhor se refere a chegada  de Nabucodonozor para a destruir totalmente, então o Senhor faz a comparação para com a casa rebelde, ou seja, o seu povo com suas transgressões, se tornaram responsáveis pela destruição que estava por vir em Jerusalém. O mesmo está acontecendo nestes últimos dias, nós os que professamos o Santo Nome do Senhor, somos responsáveis por tudo quanto está acontecendo no mundo, principalmente o terrível derramamento de sangue, a situação moral dos pequeninos, e etc., pois já há muito o povo que se diz crente ou evangélicos, deixaram a Sã Doutrina, dentro dos “templos” virou aquela panela que está escrita neste capitulo 24 do livro de Ezequiel, vejamos o que o Senhor ordenou ao profeta: “Filho do homem, escreve o nome deste dia, deste mesmo dia; porque o rei de Babilônia se aproxima de Jerusalém neste mesmo dia. E usa de uma comparação para com a casa rebelde, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Jeová: Põe a panela ao lume, põe-na, e deita-lhe água dentro, ajunta nela bons pedaços, as pernas e as espáduas, enche-a de ossos escolhidos. Pega no melhor do rebanho, e queima também os ossos debaixo dela; fá-la ferver bem, e cozam-se dentro dela os seus ossos. Portanto, assim diz o Senhor Jeová: Ai da cidade sanguinária, da panela que escuma, e cuja escuma não saiu dela! Aí está a indignação do Senhor, no verso seguinte Ele fala sobre o pecado do derramamento de sangue, e todo o povo se envolveu nisto, tal qual nos dias atuais, o tal povo de Deus todos envolvidos com toda sorte de  bandidagem, traficantes de armas, de drogas, se intitulando pastores, missionários e etc. todos estão envolvidos nos derramamentos de sangue, nos desabamentos, em fim; o mundo se tornou naquela grande panela descrita no livro de Ezequiel, sem se falar das feitiçarias, as “irmãs” feitiçando nos montes, uma devassa. Por esta razão o Senhor nos faz recordar o clamor dos injustiçados desde a terra: Vejamos: “E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.” (Gn. 4: 10). Aí está, esta é a situação atualíssima. Sabemos desde o principio que o Senhor fez uma promessa lá no Èdén, ou seja: a Promessa de um Salvador, e sabemos muito bem de quem se tratava; Jesus Cristo, e Jesus sempre fez comparação da Igreja (os salvos), como sua noiva, da mesma maneira Ele, o Senhor Deus Pai, nos tempos de Ezequiel tinha Jerusalém como esposa amada, então estando Jerusalém prestes a destruição pelo rei de Babilônia, o Senhor declarou com muita tristeza o que iria acontecer, porém manteve-se firme no seu propósito, vejamos: “Na tua imundícia está a infâmia, pois te purifiquei, e tu não te purificaste; nunca mais serás purificada da tua imundícia, enquanto eu não fizer descansar sobre ti a minha indignação.” (Ez. 24: 13). Dali o Senhor após esta declaração, sentiu grande tristeza, mas, palavra de Rei não volta atrás, como já dissemos; o Senhor tinha Jerusalém como uma esposa muito amada, neste caso passamos a compreender melhor o porquê de tantas vezes, ou seja, 93 vezes o Senhor se referir ao profeta, o chamando de Filho do homem!?  Esta segunda parte do capitulo 24 do livro de Ezequiel a partir dos versos 15 é predita a total ruína de Jerusalém, fica mais evidente a comparação que o Senhor faz de sua profunda tristeza que iria ter, com, a que o profeta passaria. Vejamos o que o Senhor profetizou para Ezequiel: “E veio a mim a palavra do Senhor dizendo: Filho do homem, eis que tirarei de ti o desejo dos teus olhos dum golpe, mas não lamentarás, nem chorarás, nem te correrão as lágrimas. Refreia o teu gemido, não tomarás luto por mortos; ata o teu turbante, e mete nos pés os teus sapatos; e não te rebuçarás e o pão dos homens não comerás.” (Ez. 24: 15 a 17). Aqui vemos o sentimento, a tristeza que o Senhor reprimiu retratada no profeta, Tipo de Cristo, assim o Senhor o determinou: O desejo dos teus olhos, se refera a esposa, para o Senhor Deus; Jerusalém, para o profeta sua esposa, ambos perderam o amor de suas vidas, e isto teria que ser reprimido. Este fato de; tanto o profeta, como o Senhor não lamentar essas perdas ilustram o sofrimento Divino diante da morte de sua esposa Jerusalém, pois aquela nação merecia, ou seja, fez por merecer, não dando ouvidos aos conselhos e a sua purificação com que o Senhor a havia purificado. Da mesma maneira acontecerá no final dos nossos tempos, estamos pregando ensinando todos os dias no Templo e fora dele, e o povo não se atentando para as Promessas. Está escrito: JESUS VEM! A mesma tristeza Jesus terá para com os que ficarem. A vinda de Jesus será num piscar de olhos. “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” (I Cor. 15: 52). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário