A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

LIÇÕES BÍBLICAS / EZEQUIEL, O ATALAIA! - Lição: 5

 LIÇÕES BÍBLICAS
 Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
 Data: - 03 – 02 – 2019.     
Titulo da Lição:           EZEQUIEL, O ATALAIA!
Lição: 5
Texto Áureo: “Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas” (Pr. 8: 34. a).
                                        
Leitura Bíblica em Classe:       232  – 176 - HC               (Sl. 69: 1 a 15)

1 – LIVRA-ME, ó Deus, pois as águas entraram até à minha alma.
2 – Atolei-me em profundo lamaçal, onde se não pode estar em pé; entrei na profundeza das águas, onde a corrente me leva.
3 – Estou cansado de clamar; secou-se-me a garganta: os meus olhos desfalecem esperando o meu Deus.
4 – Aqueles que me aborrecem sem causa são mais do que os cabelos da minha cabeça; aqueles que procuram destruir-me sendo injustamente meus inimigos, são poderosos; então restituí o que não furtei.
5 – Tu, ó Deus, bem conheces a minha insipiência; e os meus pecados não te são encobertos.
6 – Não sejam envergonhados por minha causa aqueles que esperam em ti, ó Senhor, Senhor dos Exércitos: não sejam confundidos por minha causa aqueles que te buscam, ó Deus de Israel.
7 – Porque por amor de ti tenho suportado afrontas; a confusão cobriu o meu rosto.
8 – Tenho-me tornado como um estranho para com os meus irmãos, e um desconhecido para com os filhos de minha mãe.
9 – Pois o zelo da tua casa me devorou, e as afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim.
10 – Chorei, e castiguei com jejum a minha alma, mas até isto se me tornou em afrontas.
11 – Pus, por vestido um saco, e me fiz um provérbio para eles.
12 – Aqueles que se assentam à porta falam contra mim; sou a canção dos bebedores de bebida forte.
13 – Eu porem faço a minha oração a ti, ó Senhor, num tempo aceitável: ó Deus, ouve-me segundo a grandeza da tua misericórdia, segundo a verdade da tua salvação.
14 – Tira-me do lamaçal, e não me deixes atolar; seja eu livre dos que me aborrecem e das profundezas das águas.
15 – Não me leve a corrente das águas e não me sorvas o abismo, nem o poço cerre a sua boca sobre mim.
Título da Lição: EZEQUIEL, O ATALAIA.

Definição: Dando continuidade ao estudo sobre o livro do Profeta e Sacerdote Ezequiel, contemplando ali as difíceis provações a qual ele passou ali em Babilônia, no meio de todo aquele povo que foi parar ali em cativeiro, por conta de seus tenebrosos pecados contra o Senhor Jeová. Coisas difíceis da mente humana conceber, mas cremos, pois Deus não mente. “Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus? De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado.” (Rm. 3: 3, 4). Portanto, seguindo neste estudo, entramos no capítulo 5 do livro de Ezequiel, vemos mais um requerimento da parte do Senhor: “E TU, ó filho do homem, toma uma faca afiada, como navalha de barbeiro, e a tomarás, e a farás passar por cima da tua cabeça e da tua barba; então tomarás uma balança e repartirás o cabelo. A terça parte queimarás no fogo, no meio da cidade, quando se cumprirem os dias do cerco; então tomarás outra terça parte, e feri-la-ás com uma espada ao redor dela; e a outra, terça parte espalharás ao vento; porque desembainharei a espada atrás deles.” (Ez. 5: 1, 2). E assim, o Senhor foi instruindo a Ezequiel o que fazer daqueles cabelos raspados de sua cabeça e barba. Vamos agora meditar sobre esta ordem dada ao Profeta: nem podemos imaginar o que se passou no coração de Ezequiel, pois jamais poderia se passar navalha na cabeça de um Sacerdote e Profeta, e como agora o Senhor vem ordenar-lhe a fazer isto? Isto para ele deve ter sido terrível! Aqui nós começamos a entender pelo Espírito Santo que, Ezequiel ali no meio daquele cativeiro que o Senhor determinou que o povo cativo ficaria por setenta anos, pois as transgressões daquele povo ultrapassou todos os limites da paciência do Senhor. E Ezequiel foi o escolhido para sentir em sua própria pele os pecados abomináveis daquela gente, daí começamos a entender o porquê, tantas vezes o Senhor o chamou de Filho do homem? Ali naquele cativeiro estava sendo lançado sobre Ezequiel todos os pecados do povo. O mesmo aconteceu com o Cristo quando por aqui andou. Vejamos:“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades: o castigo que nos trás a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Is. 53: 4, 5). Aí está o exemplo que confirma para nós, o grau de santidade que havia no Profeta e Sacerdote Ezequiel. Ele teve que passar e sentir em sua própria pele todos os pecados daquele povo. Agora vamos discernir este capitulo 5: O rei de Babilônia foi preparado pelo Senhor para castigar aquele povo, o chamado povo de Deus transgrediu tanto a Palavra do Senhor que não havia outra alternativa, a não ser entrega-los ao rei de Babilônia pois tinha fama de tirano, mas acontece que; o Senhor já tinha um plano para o rei Nabucodonosor. Mas voltemos a Ezequiel e sua missão: esta espada passada na cabeça e barba do Profeta representava o exercito do rei de Babilônia, o ato de dividir os cabelos da cabeça e barba em três partes: Isto mostra o julgamento de Deus. Ele vai dividir o povo em três grupos, e vai puni-los. A primeira terça parte foi queimada  a fogo no meio da cidade a vista de todos, a segunda terça parte foi ferida pela espada (guerra), e a terceira parte espalhada pelo vento. Destino terrível, o senhor estava tão irado com este povo que somente alguns exilados escapariam. Vejamos como o Senhor se queixou com Ezequiel acerca do povo que ele tanto amou: “Porque tu não és enviado a um povo de estranha fala, nem de língua difícil, cujas palavras não possas entender, se eu aos tais te enviara, certamente te dariam ouvidos. Mas a casa de Israel não te quererá dar ouvidos, porque não me querem dar ouvidos a mim; porque toda a casa de Israel é de rosto obstinado e dura de coração.” (Ez. 3: 5 a 7). Então o Senhor teve que tomar esta medida drástica contra aquele povo, e só poderia ser através deste Sacerdote e Profeta, ou seja, Ezequiel. Dando prosseguimento ao capitulo 5 do livro, vemos nos verso 12 a 17 o resultado daquele ato que seria abominável para um sacerdote que, jamais poderia raspar a cabeça. Vejamos o que diz a Lei acerca dos sacerdotes: “Não farão calva na sua cabeça, e não raparão os cantos da sua barba, nem darão golpes na sua carne.” (Lev. 21: 5). Mas por amor aquele povo o Senhor submeteu a Ezequiel a mais este sacrifício em prol daquela gente obstinada. O Senhor também muito se entristeceu contra Jerusalém que Ele tanto amou, no verso 6 de Ez. 5 o Senhor declara com tristeza a mudança terrível que houve em Jerusalém, aquela Cidade que Ele colocou no centro da terra, o povo a contaminou com seus pecados, transformando-a num antro de pecadores, fazendo tudo contrário aos Escritos Sagrados, por este motivo foram parar em Babilônia, ali reinava Nabucodonozor rei tirano. Mas o Amor Divino é incomparável, Ele sempre coloca no meio deste povo em trevas uma Luz, e ali foi levado cativo Ezequiel, homem santificado e escolhido para estar no meio daqueles cativos, tomando sobre si os pecados de todos eles, mas teve pelo seu comportamento ilibado o premio de ser chamado pelo Senhor de: Filho do homem. E neste capitulo 5, foi grande a prova, estamos só no inicio desta História, muito mais ainda iremos aprender neste estudo. Mas vamos dando continuidade: A partir do verso 5 do cap. 5 vemos o Senhor se voltando a Jerusalém, na sua queixa ele diz que havia colocado Jerusalém no meio das nações, mas o povo mudou tudo em impiedade (pecado), os estatutos, as Leis, rejeitaram os conselhos do Senhor, as maldades foram multiplicadas mais do que toda as nações em redor, então o Senhor se revoltou e disse: E farei em ti o que nunca fiz, e o que jamais farei, por causa de todas as tuas abominações. Portanto os pais comerão a seus filhos no meio de ti, e os filhos comerão a seus pais; e executarei em ti juízos, espalharei todo remanescente a todos os ventos. E assim o Senhor ficou muito irado com aquele povo. Estamos vivendo a mesma situação do cativeiro, o mundo tem se transformado numa BABILÔNIA, que vai se estendo até a sua porta. E a Palavra do Senhor se cumprindo. Continuaremos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário