A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

LIÇÕES BÍBLICAS / EZEQUIEL, FILHO DO HOMEM! - Lição: 4

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
Data: - 27 – 01 – 2019.     
Titulo da Lição:           EZEQUIEL, FILHO DO HOMEM!
Lição: 4
Texto Áureo: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho” (Sl. 119: 105).
                                        
Leitura Bíblica em Classe:       232  – 176 - HC               (Sl. 119: 1 a  16)

1 – BEM-AVENTURADOS os que trilham caminhos retos, e andam na lei do Senhor.
2 – Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e o buscam de todo o coração.
3 – E não praticam iniquidade, mas andam em seus caminhos.
4 – Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos.
5 – Oxalá os meus caminhos fossem dirigidos de maneira a poder eu observar os teus estatutos.
6 – Então não ficaria confundido, atentando eu para todos os teus mandamentos.
7 – Louvar-te-ei com retidão de coração, quando tiver aprendido os teus justos juízos.
8 – Observarei os teus estatutos: não me desampares totalmente.
9 – Como purificará o mancebo o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.
10 – De todo o meu coração te busquei: não me deixes desviar dos teus mandamentos.
11 – Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
12 – Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos.
13 – Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca.
14 – Folga mais com o caminho dos teus testemunhos, do que com todas as riquezas.
15 – Em teus preceitos meditarei, e olharei para os teus caminhos.
16 – Recrear-me-ei nos teus estatutos: não me esquecerei da tua palavra.

Título da Lição: EZEQUIEL, FILHO DO HOMEM!

Definição: Dando continuidade ao relato do próprio profeta Ezequiel, exilado ali às margens do Rio Quebar, afluente do Rio Eufrates, quando foi chamado pelo Senhor a ir para o cativeiro junto àquele povo obstinado e de dura cerviz. Como vimos na lição passada, uma prévia que o Senhor fez com que Ezequiel tomasse conhecimento através daquela visão terrível dos querubins, o triste estado espiritual e moral daquele povo, o chamado; “povo de Deus”. Mas, sendo o Senhor Jeová extremamente amoroso, enviou para aquele cativeiro onde iriam passar setenta anos, alguns de seus profetas para estar no meio deste povo obstinado, e a dar a eles a oportunidade de ouvirem cada dia a Palavra do Senhor, e quem sabe assim, alguns se salvariam? Este é o Amor Divino incomparável! E assim Ezequiel foi um dos escolhidos para esta missão, só que, de uma maneira muito mais difícil, pois, Ezequiel passou por certas provas sobrenaturais. Ele foi  submetido a uma série delas que, no decorrer da história vamos tomar conhecimento. Após a visão dos querubins que logo de inicio nos mostra o estado moral e espiritual do povo, Ezequiel foi ordenado pelo Senhor a comer literalmente o rolo do livro de pergaminho. Isto significa que o rolo de livro era feito de peles de animais. Podemos então imaginar a dificuldade para digerir este rolo, mas diz o texto que ele comeu: “DEPOIS me disse: Filho do homem, come o que achares; come este rolo, e vai, fala à casa de Israel. Então abri a minha boca, e me deu a comer o rolo. E disse-me: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Então o comi, e era na minha boca doce como o mel.” (Ez. 3: 1, 2). Após este ato, o Senhor lhe mandou que fosse, entrasse na casa de Israel, que na verdade estava em Babilônia, e transmitisse as palavras do Senhor. Sabemos que para nós hoje o comer deste rolo, ou seja, o Livro chamado Bíblia Sagrada que está em nossas mãos, é ser estudante do livro, para fazer segundo a TUDO quanto nele está escrito, mas não é isto que está acontecendo, o povo que hoje se diz crente, ou evangélico não passa de crente, e na própria Bíblia Sagrada está escrito que: crente até o diabo é. Não basta ser crente, é preciso ser estudante, estar afiado na Palavra para combater o bom combate. Assim está escrito: “Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;” (II Tim. 4: 2, 3). É exatamente assim, desta maneira que está acontecendo por toda parte. O Apóstolo Paulo ali advertindo àquele jovem Timóteo, já previa o que nos dias atuais está acontecendo. Os “pastores” não pregam as verdades contidas na Bíblia, aliás, já escreveram outras bíblias ao seu bel prazer, pois do contrário o povo vai embora, é preciso casa cheia, acontece que Jesus disse que; poucos são os que entrarão no Reino dos Céus. Mas voltando a este moço santificado chamado Ezequiel, ele foi, e se submeteu a comer literalmente aquele rolo feito de peles de animais, por amor a Deus. Ezequiel ali sentiu que aquele rolo na sua boca era doce como o mel. A ordem do Senhor era ir, falar, anunciar aos cativos quer ouçam quer deixem de ouvir. Ezequiel relata que neste momento ele ouviu atrás dele uma voz de grande estrondo, e o barulho das asas batendo uma nas outras, daqueles animais da visão que dizia: “E levantou-me o espírito, e ouvi por detrás de mim uma voz de grande estrondo, que dizia: Bendita seja a gloria do Senhor, desde o seu lugar. E ouvi o barulho das asas dos animais, que tocavam umas nas outras, e o barulho das rodas defronte deles, e o sonido dum grande estrondo. Então o espírito me levantou, e me levou; e eu me fui mui triste, no ardor do meu espírito; mas a mão do Senhor era forte sobre mim. E vim aos do cativeiro, a Tel-Abibe, que moravam junto ao rio Quebar, e eu morava onde eles moravam; e fiquei ali sete dias, pasmado no meio deles.” (Ez. 2: 12 a 15). Então, após estes sete dias, Ezequiel, já se sentindo um pouco mais restabelecido daquele arrebatamento de espírito, veio então a palavra do Senhor a ele, mostrando agora qual a sua real chamada no meio daquele cativeiro. Ele foi chamado para ser um atalaia sobre a casa de Israel. Não seria nada fácil, pois ser atalaia é ser destemido, corajoso, e etc.  nunca podemos esquecer que, todo aquele povo que ali estava como cativo na Babilônia estava numa condição de bandidos, altamente distanciados do Senhor, se tornaram vis, corruptos, em fim, numa situação abominável. Mas o Amor de Deus sendo infinito fez com que fossem levados cativos como Ezequiel. Na mesma ocasião, quatro jovens chamados: Daniel, Sadraque, Mesaque e Abdinego, também foram separados para trabalhar ali em Babilônia em prol da salvação da alma do rei Nabucodonozor. Mas voltemos a Ezequiel, vejamos o que é na verdade o oficio do  atalaia: “Filho do homem: eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra, e os avisarás da minha parte. Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; não o avisando tu, não falando para avisar o ímpio acerca do seu caminho ímpio, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua maldade, mas o seu sangue da tua mão o requererei. Mas, se avisares o ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu caminho ímpio, ele morrerá na sua maldade, mas tu livraste a tua alma.” (Ez. 3: 17 a 19). Eis aí um pequeno exemplo do que é ser atalaia, ser atalaia é se submeter a certas provas. Naquele cativeiro o Senhor já usava Ezequiel a pregar sobre o fim que viria sobre os quatro cantos da terra. (Ez. 7: 2). Sem se falar nos meios drásticos que Ezequiel foi submetido: Vejamos: “Também beberás a água por medida, e o que comeres será como bolos de cevada, e o cozerás com o esterco que sai do homem, diante dos olhos deles. E disse o Senhor: assim comerão os filhos de Israel o seu pão imundo, entre as nações, para onde serão lançados.” (Ez. 4: 11, 12). Aí está, que coisa terrível, isto não é ficção, isto foi real, aconteceu. Tudo isto Ezequiel passou naquele cativeiro e muito mais. Ele só poderia estar revestido do Poder de Deus, não é a toa que o Senhor lhe chamou de Filho do homem por  noventa e três vezes. Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário