A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

LIÇÕES BÍBLICAS / A CHAMADA DE EZEQUIEL! - Lição: 3

 LIÇÕES BÍBLICAS
 Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
 Data: - 20 – 01 – 2019.     
Titulo da Lição:            A CHAMADA DE EZEQUIEL!
Lição: 3
Texto Áureo: “Ah! se o meu povo me tivesse ouvido! se Israel andasse nos meus caminhos!” (Sl. 81: 13).
                                        
Leitura Bíblica em Classe:       432  – 266 - HC               (Sl.137.)

1 – JUNTO aos rios de Babilônia nos assentamos e choramos lembrando-nos de Sião.
2 – Nos salgueiros, que há no meio dela, penduramos as nossas harpas.
3 – Porquanto aqueles que nos levaram cativos, nos pediam uma canção; e os que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos um dos cânticos de Sião.
4 – Mas como entoaremos o cântico do Senhor em terra estranha?
5 – Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha destra da sua destreza.
6 – Apegue-se a língua ao paladar, se me não lembrar de ti, se não preferir Jerusalém à minha maior alegria.
7 – Lembra-te Senhor, dos filhos de Edom no dia de Jerusalém, porque diziam: arrasai-a, arrasai-a até aos seus alicerces.
8 – Ah! filha de Babilônia, que vais ser assolada; feliz aquele que te retribuir consoante nos fizeste a nós.
9 – Feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras. 


Título da Lição: A CHAMADA DE EZEQUIEL!

Definição: Neste dia estamos dando inicio a mais um estudo Bíblico sobre um moço que pertencia a uma linhagem tradicional de Sacerdotes, com função de profeta. Ezequiel é o seu nome. Escolhido por Deus para ser profeta exclusivo aos que estavam exilados em Babilônia. Mas qual teria sido a razão deste exílio, ou melhor; deste cativeiro de setenta anos? A resposta vinda da parte deste moço profeta, Sacerdote cheio do Espírito Santo, pronto para a guerra, ele tinha plena certeza que a razão deste cativeiro era a punição pela desobediência aos Sagrados Ensinos Divinos desde o Êxodo, saída da escravidão do Egito. O Livro que antecede a chamada de Ezequiel foi o Livro das lamentações de Jeremias, chorando e relatando o estado deplorável daquele povo que; com tanto amor foi tirado da escravidão do Egito, porém não valorizaram nem por um momento o grande amor, por consequência, foram levados, passo a passo a Babilônia. Da mesma maneira está grande parte dos que se dizem crentes em Jesus, membros de alguma denominação Evangélica, porém na mais completa desobediência às Doutrinas Bíblicas. Mas, vamos saber um pouco mais sobre este moço chamado Ezequiel: Ele foi o primeiro profeta fora de Israel falando unicamente aos que estavam no exílio. Nunca esquecer que ele foi exilado junto com o povo, isto muitas vezes já temos aprendido, pois este é o Sinal Maravilhoso do Senhor, ou seja, a demonstração de seu grande Amor pelo seu povo, o Senhor é um Pai por excelência. Ele é paciente. Então enviou não somente Ezequiel, mas tantos outros profetas para que o povo cativo tivesse todos os dias a oportunidade de ouvir a Palavra do Senhor através deles. Vejamos a chamado de Ezequiel para ser profeta dos cativos de Babilônia: “E ACONTECEU no trigésimo ano, no quarto mês, no dia quinto do mês, que estando eu no meio dos cativos junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu vi visões de Deus.” (Ez. 1: 1). Ali era a Babilônia situada junto ao Rio Quebar, um dos afluentes do Rio Eufrates, foi onde Ezequiel teve a sua primeira visão. São visões de querubins, os querubins só apareciam numa situação tremendamente drástica como esta, em chegar-se ao ponto do Senhor Deus Todo Poderoso, não ter mais como falar ao seu povo, povo que Ele tanto amou, não mediu consequências para tirá-lo do cativeiro do Egito. Mas voltando as visões de Ezequiel junto ao Rio Quebar: Naquelas aparições em meio ao vento tempestuoso trazendo uma nuvem e no meio dela figuras medonhas vejamos: “E do meio dela saia a semelhança de quatro animais; e esta era a sua aparência: tinham a semelhança de um homem. e cada um tinha quatro rostos, como também cada um deles quatro asas. E os seus pés eram pés direitos; e as plantas dos seus pés como a planta  do pé duma bezerra, e luziam como a cor de cobre polido. E tinham mãos de homens debaixo das suas asas, aos quatro lados; e assim todos quatro tinham seus rostos e suas asas. Uniam-se as suas asas uma à outra; não se viravam quando andavam; cada qual andava diante do seu rosto.” (Ez. 1: 5 a 9). Basta para nós esta pequena parte da terrível visão de Ezequiel, para bem entendermos a situação daquele povo exilado na Babilônia. Nela, logo de inicio podemos entender. É nada mais, nada menos a representação do estado espiritual e moral, daquele povo, ou seja, a razão pela qual foram parar no cativeiro de setenta anos. Vamos por parte: A visão começa a relatar de onde saiu a semelhança de quatro animais; nada mais, nada menos de um vento tempestuoso que vinha do norte, isto significa que este vento vinha de cima, dos Céus, era vento e fogo, a ira de Deus se acendendo contra o seu povo. O pecado era grandíssimo na terra, o Senhor não tinha mais o que fazer, muito menos falar àquele povo obstinado e de dura servis. Mas vamos ao discernimento desta visão: A semelhança era de homem ser humano, os pés não eram de ovelhas, mas, sim de bezerra, cada qual andava diante de seu rosto, ou seja, faziam não o que Senhor ordenava, mas segundo à sua própria vontade, olhando para si mesmo não discernindo qual a real vontade do Senhor, ali naqueles querubins estava retratado o estado espiritual e moral daquela gente obstinada, igualzinho ao povo que hoje anda pra baixo, pra cima com a Bíblia nas mãos, porém sempre fechada, fazendo tudo ao contrario do que está escrito Nela. Podemos observar que, todas as vezes que nos deparamos com querubins na Bíblia Sagrada, eles sempre aparecem mostrando o real estado do povo de Deus aqui na terra. Por esta razão o Senhor os mandou para o exílio, para o cativeiro de setenta anos, mas como Deus é Amor, escolheu dentre os seus mais excelentes profetas para estar junto ao povo na esperança de que alguns pudessem se salvar espiritualmente. Ezequiel, um dos mais destemido, jovem corajoso, santificado na Palavra, e ali foi como atalaia, ser atalaia de Deus é ser corajoso, é abrir a boca e falar ao povo a sua transgressão. No meio dos crentes há muitas transgressões em relação aos Escritos Sagrados. Mas vamos aprender mais um pouco deste moço chamado Ezequiel: Aquele povo foi parar neste cativeiro em Babilônia por conta das muitas transgressões ao mandato do Senhor. Após aquelas visões tremendas dos querubins representando ali aquele povo no cap. 2 vem ser demonstrada a vocação de Ezequiel vejamos: “E DISSE-ME: Filho do homem, põem-te de pé, e falarei contigo. Então entrou em mim o espírito, quando falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava. E disse-me: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se rebelaram contra mim; eles e seus pais prevaricaram contra mim; até este mesmo dia. E os filhos são de semblante duro, e obstinados de coração; eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o Senhor Jeová. E eles, quer ouçam quer deixem de ouvir (porque eles são casa rebelde), hão de saber que esteve no meio deles um profeta.” (Ez. 2: 1 a 5). E ali o Senhor foi orientando a Ezequiel e o advertindo que não se espantasse com o semblante daquela gente, e nem temesse as suas palavras, ainda que fossem sarças e espinhos para com ele, pois são casa rebelde disse o Senhor. No verso 7 do cap. 2 de Ezequiel diz o Senhor: “Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes.”  Em seguida o Senhor diz a Ezequiel que comesse do rolo de livro, e fosse  pregar ao povo, quer ouçam, quer deixem de ouvir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário