A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

terça-feira, 2 de outubro de 2018

LIÇÕES BÍBLICAS / SAUL CONSPIRA CONTRA DAVI! - Lição: 1

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
Data: - 07 – 10 – 2018.     
Titulo da Lição:            SAUL CONSPIRA CONTRA DAVI!
Lição: 1
Texto Áureo: “Em Deus faremos proezas,”    (Sl. 108: 1a).
                                        
Leitura Bíblica em Classe:       303  – 225 - HC               (Sl. 17: 1 a 15).

1 – OUVE, Senhor, a justiça, atende ao meu clamor; dá ouvidos à minha oração, que não é feita com lábios enganosos.
2 – Saia a minha sentença de diante do teu rosto; atendam os teus olhos à razão.
3 – Provaste o meu coração; visitaste-me de noite; examinaste-me, e nada achaste; o que pensei, a minha boca não transgredirá.
4 – Quanto ao trato dos homens, pela palavra dos teus lábios me guardarei das veredas do destruidor.
5 – Dirige os meus passos nos teus caminhos, para que as minhas pegadas não vacilem.
6 – Eu te invoquei, ó Deus, pois me queres ouvir; inclina para mim os teus ouvidos, e escutas as minhas palavras.
7 – Faze maravilhosas as tuas beneficências, tu que livras aqueles que em ti confiam dos que se levantam contra a tua destra.
8 – Guarda-me como a menina do olho, esconde-me à sombra das tuas asas,
9 – Dos ímpios que me oprimem, dos meus inimigos mortais que me andam cercando.
10 – Na sua gordura se encerram, com a boca falam soberbamente.
11 – Andam-nos agora espiando os nossos passos; e fixam os seus olhos em nós para nos derribarem por terra.
12 – Parecem-se com o leão que deseja arrebatar a sua presa, e com o leãozinho que se põe em esconderijos.
13 – Levanta-te Senhor, detém-no, derriba-o, livra a minha alma do ímpio, pela tua espada.
14 – Dos homens, com a tua mão, Senhor, dos homens do mundo, cuja porção está nesta vida, e cujo ventre enches do teu tesouro oculto: seus filhos estão fartos, e estes dão os seus sobejos às suas crianças.
15 – Quanto a mim, contemplarei a tua face na justiça; satisfazer-me-ei da tua semelhança quando acordar. 

Título da Lição: SAUL CONSPIRA CONTRA DAVI!

Definição: Dando continuidade a esta história que nos vem contando sobre as tremendas astúcias de Saul contra a vida de Davi, aprendemos na lição anterior que, as astúcias nada tinha a ver com Satanás, pois elas são próprias do ser humano chamado Saul. Vamos rever as palavras ditas por ele na ocasião em que Saul tomou conhecimento do amor de sua filha mais nova chamada Mical por Davi: “...E Saul disse: Eu lha darei, para que sirva de laço, e para que a mão dos filisteus venha a ser contra ele. Pelo que Saul disse a Davi: com a outra serás hoje meu genro.” (I Sam. 18: 21b). Saul além de criminoso era covarde, aliás ele tomou posse de todos os frutos da carne. Após ter permitido o casamento de sua filha Mical com Davi, Saul sorrateiramente deu ordem a seus servos que falassem a Davi o seguinte: “E Saul deu ordem aos seus servos: Falai em segredo a Davi, dizendo: Eis que o rei te está mui afeiçoado, e todos os seus servos te amam; agora, pois, consente em ser genro do rei. E os servos de Saul falaram todas estas palavras aos ouvidos de Davi. Então disse Davi: Parece-vos pouco aos vossos olhos ser genro do rei, sendo eu homem pobre e desprezível?” (I Sam. 18: 22 a 23). Davi respondeu assim aos servos de Saul por realmente ser um moço pobre, e naquele tempo o noivo teria que dar um dote ao pai da noiva para que se realizasse o casamento era lei, e Davi não tinha nenhuma condição financeira, mas a resposta de Saul foi na hora, vejamos: “Então disse Saul: Assim direis a Davi: O rei não tem necessidade de dote, senão de cem prepúcios de filisteus, para se tomar vingança dos inimigos do rei. Porquanto Saul tentava fazer cair a Davi pela mão dos filisteus.” (I Sam. 18: 25).  Este pedido macabro de Saul a Davi decretava sem duvida a morte de Davi, como seria possível realizar este pedido? Entrar em guerra contra os filisteus, matar cem deles e ainda tirar o prepúcio de cada um e levar a Saul? Acontece que Davi imediatamente aceitou sem nenhuma dificuldade, e grande foi a vitória! Vejamos: “E anunciaram os seus servos estas palavras a Davi, e este negocio pareceu bem aos olhos de Davi, de que fosse genro do rei: porém ainda os dias não haviam se cumprido. Então Davi se levantou, e partiu ele com seus homens, e feriram dentre os filisteus duzentos homens, e Davi trouxe os seus prepúcios, e os entregaram todos ao rei para que fosse genro do rei: então Saul lhe deu por mulher a sua filha.” (I Sam. 18: 26, 27). Que maravilha! Saul pediu cem prepúcios, Davi levou duzentos. E nem um arranhão sofreu da parte dos filisteus, Davi durante toda a sua vida foi sempre mais do que vencedor, houve um pecado em sua vida, mas houve também arrependimento, não somos perfeitos ainda, mas havendo o Fruto do Espírito haverá raiz, e havendo raiz broto, assim foi a vida do rei de Israel, na verdade Davi ali nesta ocasião desta prova, já havia sido ungido rei, mas ainda não era o tempo dele tomar posse, o Senhor tem o seu Tempo, bom é saber esperar. Mas voltando aos duzentos prepúcios, Saul não teve saída houve o casamento de Mical com Davi. Nos versos 28 e 29 diz; Saul temeu muito mais a Davi, pois viu que Deus era com ele. Mas embora Saul tenha reconhecido que o Senhor era com Davi, mais o ódio aumentava cada dia na vida de Saul, ao ponto de confessar ao seu próprio filho Jônatas e a todos os seus servos o seu ódio mortal contra Davi. “E FALOU Saul a Jônatas, seu filho, e a todos os seus servos para que matassem a Davi. Porém Jônatas, filho de Saul, estava mui afeiçoado a Davi. E Jônatas o anunciou a Davi, dizendo: Meu pai, Saul, procura matar-te pelo que agora guarda-te pela manhã, e fica-te em oculto, e esconde-te.” (I Sam. 19: 1, 2). Dali Jônatas foi ter uma conversa com seu pai Saul, tentando mostrar a seu pai que Davi nada tinha contra ele e etc. mas tudo em vão, pois o espírito mau novamente se apossa de Saul e volta toda aquele situação de antes, e vem Davi tocar harpa, e aquela cena da lança na parede se repete, o mesmo espírito mau que volta a incorporar; vejamos: “E procurava Saul encravar a Davi na parede, porém ele se desviou de diante de Saul, o qual feriu com a lança a parede: então fugiu Davi, e escapou naquela mesma noite.” (I Sam 19: 10). A perseguição não parou, Saul caçava Davi dia e noite para matá-lo, mandou mensageiros à casa de Davi, neste tempo Davi já estava casado com Mical, Saul astutamente manda mensageiros à casa do casal Davi e Mical para guardá-los, porém Mical esposa de Davi entendeu que a intenção de seu pai era bem outra, então avisou a Davi; vejamos: “Porém Saul mandou mensageiros à casa de Davi, que o guardassem, e o matassem pela manhã: do que Mical, sua mulher, avisou a Davi, dizendo: Se não salvares a tua vida esta noite, amanhã te matarão.” (I Sam. 19: 11). Podemos imaginar que esses tais homens que foram até a casa do casal Davi e Mical, chegaram dizendo que estavam ali para guarda-los de qualquer perigo, acontece que os que louvam a Deus seja com a voz, com harpa, ou outro qualquer instrumento musical, e principalmente tendo uma vida santificada diante do Senhor, crendo nas Promessas das Sagradas Escrituras jamais sofrerá certos danos, pois está escrito: “O justo Florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão  nos átrios do nosso Deus. na velhice ainda darão frutos: serão viçosos e florescentes; para anunciarem que o Senhor é reto: ele é a minha rocha, e nele não há injustiça.” (Sl. 92: 12 a 15). Aí está a condição, e Davi foi esse homem, dedicado, no Salmo 52, verso 8 ele diz com toda convicção: “Mas eu sou como a oliveira verde na casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para sempre, eternamente.” Mas voltando um pouco na história: Naquela noite Mical salva a vida de seu esposo Davi, vejamos: “Então Mical desceu a Davi por uma janela: e ele se foi, e fugiu, e escapou. E Mical tomou uma estátua e a deitou na cama, e pôs-lhe à cabeceira uma pele de cabra, e a cobriu com uma coberta.” (I Sam. 19: 12). Ali quando os mensageiros de Saul chegaram Mical disse para eles que Davi estava doente, Saul muito se indignou mandando que o trouxessem na cama para que por ele fosse morto. Acontece que Davi escapou e foi direto ao encontro de Samuel em Ramá, para participar a Samuel tudo quanto Saul lhe fizera, e foram ele e Samuel, e ficaram em Naiote. Saul foi avisado que Davi estava em Naiote... Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário