A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

terça-feira, 9 de outubro de 2018

LIÇÕES BÍBLICAS / DAVI EM RAMÁ! - Lição: 2

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
Data: - 14 – 10 – 2018.     
Titulo da Lição:                    DAVI  EM  RAMÁ!
Lição: 2
Texto Áureo:  “Ensina-me Senhor, o teu caminho, e guia-me pela vereda direita,”    ( Sl. 27: 11 ).
                                        
Leitura Bíblica em Classe:       212  – 225 - HC               (Sl. 25: 1 a 20).
1 – A TI, Senhor, levanto a minha alma.
2 – Deus meu, em ti confio, não me deixes confundido, nem que os meus inimigos triunfem sobre mim.
3 – Na verdade, não serão confundidos os que esperam em ti: confundidos serão os que transgridem sem causa.
4 – Faze-me saber os teus caminhos, Senhor, ensina-me as tuas veredas.
5 – Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia.
6 – Lembra-te, Senhor, das tuas misericórdias e das tuas benignidades, porque são desde a eternidade.
7 – Não te lembres dos pecados da minha mocidade, nem das minhas transgressões: mas, segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, por tua bondade, Senhor.
8 – Bom e reto é o Senhor; pelo que ensinará o caminho aos pecadores.
9 – Guiará os mansos retamente: e aos mansos ensinará o seu caminho.
10 – Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade para aqueles que guardam o seu concerto e os seus testemunhos.
11 – Por amor do teu nome Senhor, perdoa a minha iniquidade, pois é grande.
12 – Qual é o homem que teme ao Senhor? ele o ensinará no caminho que deve escolher,
13 – A sua alma pousará no bem, e a sua descendência herdará a terra.
14 – O segredo do Senhor é para os que o temem; ele lhes fará saber o seu concerto.
15 – Os meus olhos estão continuamente no Senhor; pois ele tirará os meus pés da rede.
16 – Olha para mim, e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito.
17 – As ânsias do meu coração se têm multiplicado; tira-me dos meus apertos.
18 – Olha para a minha aflição e para a minha dor, e perdoa todos os meus pecados.
19 – Olha para os meus inimigos, pois se vão multiplicando e me aborrecem com ódio cruel.
20 – Guarda a minha alma, e livra-me; não deixes confundido, porquanto confio em ti.

Título da Lição: DAVI EM RAMÁ

Definição:  Davi em Ramá significa que; Davi fugiu para escapar das garras do insano Saul, dali Samuel sai com Davi direto para o acampamento de profetas, na verdade era uma escola de profetas onde Samuel era o presidente e professor. Imediatamente Saul foi avisado pelos seus comparsas que Davi estava na cidade de Naiote em Ramá: “E, o anunciaram a Saul dizendo: Eis que Davi está em Naiote, em Ramá. Na mesma hora Saul mandou mensageiros para trazerem a Davi, mas quando os tais mensageiros bandidos avistaram o acampamento dos profetas profetizando, onde estava Samuel, diz a Palavra do Senhor que os tais começaram também a profetizar, certamente por permissão do Senhor, vamos aqui tomar muito cuidado para que ninguém fique confundido nesta questão, ou seja, com a Palavra do Senhor: quando nós lemos neste texto que se encontra em I Sam cap. 20, é preciso que haja sabedoria em nós para muito bem entender: àqueles capangas de Saul foi permitido por Deus um espírito para que profetizassem,  não que eles estivessem sendo usados pelo Espírito Santo, o sinal é evidente, pois, está escrito que era um espírito da parte de Deus, a palavra espírito nesta questão está em letra minúscula, portanto este tal espírito era Demônio! a questão ali era justamente para confundir, e impedir que levassem Davi até a Saul. Entendido? Vemos que; esta noticia chegou até a Saul, vejamos o que nos diz o verso 21 do cap. 19: “E, avisado disto Saul, enviou outros mensageiros, e também estes profetizaram: então enviou Saul outros terceiros mensageiros, os quais também profetizaram.” Vejam só; Saul só ia mandando mensageiros atrás de Davi, e eles não voltavam, ficavam por lá todos possessos de Demônios. Então ele, Saul, resolveu ir pessoalmente em busca de Davi. Vejam o que aconteceu: “Então foi ele mesmo a Ramá, e chegou ao poço grande que estava em Seco; e, perguntando, disse: Onde estão Samuel e Davi? E disseram-lhe: Eis que estão em Naiote, em Ramá. Então foi para Naiote, em Ramá: e o mesmo espírito de Deus veio sobre ele, e ia profetizando, até chegar a Naiote, em Ramá.” (I Sam. 19: 23). Vemos no verso seguinte que ele Saul incorporado com o tal espírito da parte de Deus começou a se despir e profetizando diante de Samuel, e assim passou a noite completamente nu, rolando por terra diante dos verdadeiros Profetas do Senhor. Enquanto isto, Davi tomava distância fugindo de Saul, foi a procura de Jônatas, Davi estava muito angustiado, vejamos o que ele diz ao chegar diante de  Jônatas: “ENTÃO fugiu Davi de Naiote em Ramá: e veio, e disse perante Jônatas: Que fiz eu? Qual é o meu crime? E qual é o meu pecado diante de teu pai, que procura tirar-me a vida? E ele lhe disse: Tal não seja: não morrerás; eis que meu pai não faz cousa nenhuma grande, nem pequena, sem primeiro me dar parte; por que  pois meu pai me encobriria este negócio? Não é assim.” (I Sam. 20: 1, 2). Realmente Davi estava muito angustiado com aquela perseguição que não terminava nunca da parte do endemoniado Saul. Mas como está escrito; haverá sempre um escape para os que são leais ao Senhor. Davi foi direcionado por Deus a procurar o amigo Jônatas, que embora fosse filho daquele tirano Saul, era amigo de verdade de Davi e havia uma aliança Divina entre eles, é impressionante os comentários que se ouve da parte dos sodomitas que andam por aí, denegrindo a imagem dos grandes Homens descritos na Bíblia Sagrada. Mas o bom é que haverá, ou melhor, chegará o dia em todos grandes e pequenos chegarão diante do Trono Branco e darão conta de todas as suas ações durante a vida terrena, sem se falar do Juízo Final. Mas voltando a nossa História Bíblica, falemos um pouco deste moço chamado Jônatas: Jônatas também era guerreiro de coragem e determinação, mas havia na vida deste moço algo muito importante; ele tinha humildade através da fé, aliás, só se recebe abnegação através da Fé, do amor ao Criador. Sua amizade por Davi era puramente divina, Davi precisava desta Bênção em sua vida, pois com mais ninguém ele poderia contar naquela situação terrível, naquela prova de ferro e fogo com o mau Saul. O nome Jônatas significa: Dado por Deus, ele sim poderia ser Rei em Israel, pois era valente e hábil nos combates, vimos isto lá no capitulo 14 de I Sam. 1 a 14. Mas o Senhor tinha algo mais importante na vida deste moço; Ser amigo de Davi. Está escrito: “DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angustia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.” (Sl. 46: 1, 2). Haverá sempre um escape para os que temem ao Senhor. Jônatas era também destituído de grandezas, não se preocupava com herança ou coisa que o valha, e manteve-se leal a Davi. Vamos então meditar um pouco no pacto de Jônatas com Davi: “Então disse Jônatas a Davi: Vem e saiamos ao campo. E saíram ambos ao campo. E disse Jônatas a Davi: O Senhor Deus de Israel, sondando eu a meu pai amanhã a estas horas, ou depois de amanhã, e eis que houver cousa favorável para Davi, e eu então não enviar a ti, e não to fazer saber, O Senhor faça assim com Jônatas outro tanto; mas se aprouver a meu pai fazer-te mal, também to farei saber, e te deixarei partir em paz.” (I Sam 20: 12, 13). E assim fez Jônatas esta aliança com Davi. Davi seguiu. Então Saul começou a sentir a ausência de Davi, e era lua nova vejamos: “E disse-lhe Jônatas: Amanhã é lua nova, e não te acharão no teu lugar, pois o teu assento se achará vazio. E ausentando-te tu três dias, desce apressadamente, e vai àquele lugar onde te escondeste no dia do negócio: e fica-te junto à pedra de Ezel. E eu atirarei três flechas para aquela banda, como se atirara ao alvo. E eis que mandarei o moço dizendo: Anda, busca as flechas: se eu expressamente disser ao moço: Olha que as flechas estão para cá de ti; toma-o contigo, e vem; porque há paz para ti, e não há nada, vive o Senhor. porém se disser ao moço assim: Olha que as flechas estão para lá de ti: vai-te embora; porque o Senhor te deixa ir.’ (I Sam. 20: 18 a 22). Que situação! Mas a providência Divina nunca faltou a Davi, assim como nunca faltará ao que faz menção de seguir a Jesus Salvador. diz a Palavra que: “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor os livra de todas.” (Sl. 34: 19). E assim vamos vencendo como Davi vencia cada batalha que se apresentava...    

Nenhum comentário:

Postar um comentário