A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

terça-feira, 25 de setembro de 2018

LIÇÕES BÍBLICAS / DAVI, CONTINUA VENCENDO! - Lição: 13

LIÇÕES BÍBLICAS
 Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
 Data: - 30 – 09 – 2018.     
Titulo da Lição:            DAVI, CONTINUA VENCENDO!
 Lição: 13
Texto Áureo: “TEM misericórdia de mim, ó Deus, porque o homem procura devorar-me; oprime-me, pelejando todo o dia.” ” (Sl. 56: 1).
                                         
Leitura Bíblica em Classe:       178  – 212 - HC               (Sl. 59: 1 a 17).

1 – LIVRA-ME, meu Deus, dos meus inimigos, defende-me daqueles que se levantam contra mim.
2 – Livra-me dos que praticam a iniquidade, e salva-me dos homens sanguinários.
3 – Pois eis que armam ciladas à minha alma; os fortes se ajuntam contra mim, sem transgressão, minha ou pecado meu, ó Senhor.
4 – Eles correm, e se preparam, sem culpa minha; desperta para me ajudares, e olha.
5 – Tu, pois, ó Senhor, Deus dos exércitos, Deus de Israel, desperta para visitares todas as nações: não tenhas misericórdia de nenhum dos pérfidos que praticam a iniquidade. (Selá).
6 – Voltam à tarde; dão ganidos como cães, rodeando a cidade.
7 – Eis que eles dão gritos com suas bocas, espadas estão nos seus lábios; porque (dizem eles), quem ouve?
8 – Mas tu, Senhor, te rirás deles: zombarás de todos os gentios.
9 – Por causa da sua força eu te aguardarei; pois Deus é a minha alta defesa.
10 – Ó Deus da minha misericórdia me prevenirá; Deus me fará ver o meu desejo sobre os meus inimigos.
11 – Não os mates, para que o meu povo se não esqueça: espalha-os pelo teu poder e abate-os, ó Senhor, nosso escudo.
12 – Pelo pecado da sua boca e pelas palavras dos seus lábios fiquem presos na sua soberba; e pelas maldições e pelas mentiras que proferem.
13 – Consome-os na sua indignação, consome-os, de modo que não existam mais; para que saibam que Deus reina em Jacó até aos fins da terra. (Selá).
14 – E tornem a vir à tarde, e dêem ganidos como cães, rodeando a cidade.
15 – Vagueiem buscando o que comer, e passem a noite sem se fartarem.
16 – Eu porém cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia: porquanto tu foste o meu alto refugio, e proteção no dia da minha angustia.
17 – A ti, ó fortaleza minha, cantarei louvores; porque Deus é a minha defesa, é o Deus da minha misericórdia.
Título da Lição: DAVI, CONTINUA VENCENDO!

Definição: Então, na lição passada vimos que a situação entre Davi e Saul em termos de convivência era a pior possível, pois como nos diz o verso 11 do cap. 18 de I Sam, quando Davi por duas vezes foi livre de ser cravado pela lança de Saul na parede. Davi, ali estava em tempo integral naquela peleja contra o espírito mau que  tomou completamente posse do corpo, da alma e do espírito de Saul. É bom bem atentarmos para esta questão, buscando conhecer de que maneira um ser humano, confeccionado pelas Mãos do Criador, à imagem e semelhança de Deus pode chegar a uma situação tão terrível, a qual Saul chegou, completamente fora de si, já sem nenhuma condição de raciocínio, isto acontece simplesmente quando o ser humano não faz uma entrega total de sua vida ao Deus Criador. Vamos recordar o que nos dia o verso 11 do cap. 18 quando Saul completamente possesso, investiu duas vezes atirando com a lança dizendo: “...Encravarei a Davi na parede. Porém Davi se desviou dele por duas vezes.” Muito bem, sabemos que esta voz é de Lúcefer usando a boca de Saul. Agora, antes de prosseguirmos nesta história, vamos meditar um pouquinho na questão possessão maligna: Algumas pessoa muito mal informadas sobre esta questão, lançam toda culpa de seus feitos sobre o diabo e seus demônios, acontece que, a Bíblia Sagrada nos ensina que os procederes de caráter demoníaco não procedem de Satanás nem dos demônios comandados por Satanás, mas sim de nossa própria natureza humana e pecaminosa. Vejamos: “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro: para que não façais o que quereis. Mas se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: Prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.” (Gl. 5: 16 a 21). Aí está a condição do homem natural, totalmente inverso ao espiritual, portanto somos nós quando não convertidos ao Santo Evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, e não estamos diariamente saboreando este Fruto Maravilhoso do Santo Espírito, facilmente nos tornaremos um Saul nesta vida, completamente possessos de demônios. Houve um homem na terra chamado Jó, o qual o Senhor muito se orgulhou, e diz o texto que Satanás foi ao Céu desafiar o Criador acerca de Jó... “E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles. Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor e disse: De rodear a terra e passear por ela. E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero e reto, temente a Deus e desviando-se do mal." (Jó 1: 6 a 8). Aí está a condição em que todos os que professam O Santo Nome do Senhor deveriam estar, desviando-se do mal através da prática, ou seja, do alimentar-se com o Fruto do Espírito. Mas isto na vida da maioria dos que se dizem crentes não está acontecendo. Portanto fica bem claro que Satanás só entra e faz morada como fez no corpo físico, mental e espiritual de Saul quando a Palavra do Senhor não é aplicada no dia a dia. Como vimos no texto, todas as vezes que nos reunimos na Casa do Senhor para Cultuá-lo também há a presença dos espíritos malignos, aliás os demônios estão por toda a parte, são tantos que quase se tornam uni presentes de tantos que são. Sempre na observância de nossos atos, na escuta de nossa fala, pois diz a Bíblia que; a boca fala do que está cheio o coração; “Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundancia no coração, disso fala a boca.” (Mt. 12: 34). Palavras de Jesus! Mas nós devemos comer espiritualmente a Palavra do Senhor e coloca-la em prática, não deixando nenhuma brecha para os demônios. Mas vamos dando continuidade no verso 14 do cap.18 de I Sam. “E Davi se conduzia com prudência em todos os seus caminhos, e o Senhor era com ele.” houve ai uma trégua naquela situação do toque de harpa, o verso 15 diz que o Senhor fez com que Saul visse a prudência de Davi, então passou a ter receio dele. Que maravilha! O Senhor está sempre no controle, não permitindo além do que se possa suportar. Davi passou na prova e ficou livre, não da perseguição de Saul, mas agora de uma outra maneira, acabou o compromisso de tocar harpa para que o demônio se retirasse. Davi agora contava com o amor do povo vejamos: “Vendo então Saul que tão prudentemente se conduzia, tinha receio dele. porém todo o Israel e Judá amava a Davi, porquanto saía e entrava diante deles.” (I Sam. 15, 16). Isto não quer dizer que, Saul tenha desistido de matar a Davi, mas agora ele vai continuar tentando pela astúcia, fingindo estar tudo bem, propondo até casamento de uma de suas filhas com Davi: “Pelo que Saul disse a Davi: Eis que Merabe, minha filha mais velha, te darei por mulher; sê-me somente filho valoroso, e guerreia as guerras do Senhor (porque Saul dizia consigo: Não seja contra ele a minha mão, mas sim a dos filisteus). (I Sam. 18: 17). Acontece que Davi sutilmente disse: “Mas Davi disse a Saul: Quem sou eu, e qual é a minha vida e a família de meu pai em Israel, para vir ser genro do rei?” (I Sam. 18: 18). E assim passados os dias, Merabe foi dada por mulher a outro moço a Adriel. Mas Mical, a outra filha de Saul amava a Davi de verdade, quando Saul soube disto não perdeu tempo em começar a tramar a morte de Davi através desta união, vejamos: “Mas Mical, a outra filha de Saul amava  a Davi: o que, sendo anunciado a Saul, pareceu isto bom aos seus olhos. E Saul disse: Eu lha darei, para que lhe sirva de laço, e para que a mão dos filisteus venha a ser contra ele. pelo que Saul disse a Davi: com a outra serás hoje meu genro.” (I Sam. 18: 20, 21). Podemos fazer uma ressalva aqui na questão; possesso ou não? Não, nestas tramas vemos claramente quem era Saul, cheio do fruto da carne. e com isto ele, como está escrito; Saul ultrapassou os feitos dos malignos. (Jr. 5: 28).  Continuaremos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário