A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

terça-feira, 14 de agosto de 2018

LIÇÕES BÍBLICAS / SÊ FIEL ATÉ A MORTE - Lição: 08

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
Data: - 19 – 08 – 2018.     
Título da Lição:              SÊ FIEL ATÉ A MORTE
Lição: 08
Texto Áureo: “BEM-AVENTURADOS os que trilham caminhos retos,” (Sl.119)   
                                        
Leitura Bíblica em Classe:         103 – 165  - HC               ( Sl. 57: 1 a 11).

1 – TEM misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades.
2 – Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa.
3 – Ele dos céus enviará seu auxilio, e me salvará do desprezo daquele que procurava devorar-me (Selá). Deus enviará a sua misericórdia e a sua verdade.
4 – A minha alma está entre leões, e eu estou entre aqueles que estão abrasados, filhos dos homens, cujos dentes são lanças e flechas, e cuja língua é espada afiada.
5 – Sê exaltado ó Deus, sobre os céus; seja a tua gloria sobre toda a terra.
6 – Armaram uma rede aos meus passos, a minha alma ficou abatida; cavaram uma cova diante de mim, mas foram eles que nela caíram. (Selá).
7 – Preparado está o meu coração, ó Deus, preparado está o meu coração; cantarei, e salmodiarei.
8 – Desperte! Gloria minha; desperte! Alaúde e harpa; eu mesmo despertarei ao romper da alva.
9 – Louvar-te-ei, Senhor, entre os povos; cantar-te-ei entre as nações.
10 – Pois a tua misericórdia é grande até aos céus, e a tua verdade até às nuvens.
11 – Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; e seja a tua gloria sobre toda a terra.

Título da Lição: SÊ FIEL ATÉ A MORTE

Definição: Findamos a lição passada com a frase do jovem Jônatas filho de Saul. “Então disse Jônatas: Meu pai tem turbado a terra;” (I Sam. 14: 29ª). Mas, o que mais se podia esperar de um homem sem Deus? Nada de bom, Jônatas disse estas palavras ao ter conhecimento da conjuração de Saul ao povo que estava exausto e faminto depois daquela peleja contra os filisteus, de não comerem absolutamente nada até quando ele quisesse. E o povo desfalecia de fome, de repente não suportando a fome se lançaram ao despojo... Vejamos: “Então o povo se lançou ao despojo, e tomaram ovelhas, e vacas, e bezerros, e os degolaram no chão; e o povo os comeu com sangue. E o anunciaram a Saul, dizendo: Eis que o povo peca contra o Senhor, comendo com sangue. E disse ele: Aleivosamente obrastes: revolvei-me hoje uma grande pedra.” (I Sam. 14: 33). E ali Saul fez uma encenaçãozinha, e edificou um altar ao Senhor em reparação ao pecado do povo, por ter comido sangue. Aliás, o primeiro Altar edificado por ele. Mas vamos avançando nesta história, atentando um pouco mais sobre o jovem Jônatas, ele quase foi morto por seu próprio pai por ter provado daquele mel que o abriu os olhos. Nesta questão houve pela Graça Divina a intervenção do povo na defesa de Jônatas, pois Saul lançou sorte sobre a vida de seu próprio filho: Vejamos: “Disse então Saul a Jônatas: Declara-me o que tens feito. E Jônatas lho declarou, e disse: Tão-somente provei um pouco de mel com a ponta da vara que tinha na mão; eis que devo morrer? Então disse Saul: Assim me faça Deus, e outro tanto, que com certeza morrerás, Jônatas.” (I Sam. 14: 43, 44). Neste momento o povo entra em ação contra Saul, a favor de Jônatas, e foi com grande autoridade que o povo se manifestou dizendo: “Porém o povo disse a Saul: Morrerá Jônatas, que obrou tão grande salvação em Israel? nunca tal suceda; vive o Senhor, que não lhe há de cair no chão um só cabelo de sua cabeça! Pois com Deus fez isso hoje. Assim o povo livrou a Jônatas, para que não morresse.” (I Sam. 14: 45). Com esta reação do povo, Saul saiu caladinho e parou de seguir os filisteus, e os filisteus se foram ao seu lugar. Temos na história, muitos relatos sobre a vida ilibada deste moço chamado Jônatas, as suas qualidades por ser um homem de caráter, além guerreiro, também foram lembradas  nas lamentações de Davi, seu  comportamento, sua maneira de guerrear inspirava os soldados  de Israel, haviam nele técnicas, nas tomadas de decisões estratégicas, e por sua conduta integra, muitas vezes discordava da insensatez e destempero de seu pai Saul. Muito teríamos para falar desse moço exemplar, que passou certamente para o Senhor, dorme no Senhor até o arrebatamento da Igreja. Mas vamos dar um pequeno salto na história, pois a vida, ou seja, todo o reinado de Saul foi guerrear, porém de maneira desastrosa, nunca deixando seus próprios interesses. No capitulo 15 de I Sam.Vamos nos deparar com mais um engodo deste rei eleito pelo povo, isto nunca poderemos esquecer. Vemos que quando o Senhor não está no negócio, não vai dar certo, e já há muito vemos a distancia do Senhor na vida de Saul. Então Samuel por ordem do Senhor, convoca Saul para pelejar contra os amalequitas, podemos imaginar que esta seria mais uma prova que o Senhor queria fazer Saul passar, pois o Senhor nosso Deus é longânimo para conosco, longanimidade é sinônimo de paciência, muitas vezes o Senhor espera de nós coisas melhores, e vai nos dando tempo, mas não se iluda; chega um momento em que Ele diz; basta! Mas voltemos aos amalequitas, outro povo brabo que lá no passado pelejou contra Israel recém saído do Egito, e foi uma peleja terrível, pois chegou ao ponto da intervenção do Senhor na questão que vamos ver agora, voltemos ao passado: “Pelo que disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque: amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão. E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque: mas Moisés, Arão, e Hur subiram ao cume do outeiro. E acontecia que, quando Moisés levantava sua mão, Israel prevalecia: mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia.” ( Êx. 17: 9 a 11). Mais a frente, neste mesmo capitulo vamos ver o que o Senhor prometeu: “Então disse o Senhor a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e relata-o  aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus.” (Êx. 17: 14). Por esta razão a ordem do Senhor a Saul era que fosse uma destruição total, a promessa era riscar a memória dessa gente da face da terra, bem como todos os seus pertences. Não era para ser aproveitado nada daquele povo, enfim, Samuel deu a Saul todas as informações da parte do Senhor Todo Poderoso, foi o mesmo que dizer; vai e faz tudo ao contrário. Vejamos: “Assim diz o Senhor dos Exercitos: eu me recordei do que fez Amaleque a Israelcomo se opôs no caminho quando subia do Egito. Vai pois e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver e não lhe perdoes ; porém matarás desde o homem até a mulher; desde os meninos até aos de mama, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos atè aos jumentos.” (I Sam. 15:2, 3). Aí está, fiquemos atentos, pois o Senhor não é Deus de amorzinho, Ele continua o mesmo, muita gente que anda por aí se iludindo com a questão tempo da Graça, cuidado! É verdade que nosso amado Jesus desde que Ressuscitou e foi recebido nos Céus, recebeu do Pai todo o Poder nos Céus e na terra, e hoje Ele atua em nossas vidas como Intercessor diante do Pai, mas acontece que chega um momento em que Ele, Jesus se cansa de interceder por nós diante do Pai e nos passa para o Pai que continua sendo o Supremos Juiz, então o que Ele, o Pai diz para seu Filho; deixa comigo, esse tal que não quer entrar na correção da Palavra vamos passá-lo para o Juízo final, simples assim. Então cuidados caríssimos irmãos, pois a nossa salvação depende tão somente de obedecermos na íntegra a tudo quanto está Escrito. Mas voltemos ao desobediente Saul: ele destruiu todo o povo ao fio da espada, porém deixou vivo o rei dos amalequitas: “E Saul e o povo perdoaram a Agague, e ao melhor das ovelhas e das vacas, e às da segunda sorte, e aos cordeiros e ao melhor que havia”.  Realmente Saul é transgressor do principio ao fim. Continuaremos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário